Podcast de literatura catarinense estreia o primeiro episódio de 2024

Conheça mais sobre o livro “Mar de cortes”, de Jaqueline Silveira, apresentado nesta temporada do Página Sonora


12/01/2024 - Atualizado em 15/01/2024 - 3191 visualizações

Conheça mais sobre o livro “Mar de cortes”, de Jaqueline Silveira, apresentado nesta temporada 

Está no ar a temporada 2024 do Página Sonora! A primeira indicação deste ano é o livro de contos “Mar de cortes”, escrito por Jaqueline Silveira e publicado pela editora Cais, em agosto de 2023. O podcast é um convite aos ouvintes para conhecer mais um livro da literatura catarinense. 

Neste episódio, é possível ouvir a leitura do conto “As mulheres do Araçá” e informações sobre o livro e a autora. Acesse o podcast abaixo e confira o episódio de lançamento dessa temporada. 

"Em Mar de cortes, as personagens convivem com a abertura e o corte dos seus desejos e sentimentos mais íntimos; são puxadas constantemente por uma ressaca violenta que as impede de ultrapassar a arrebentação. Elas são costureiras, manicures, recepcionistas, vendedoras, artistas, donas de casa; mães, mulheres, velhas e meninas, à espera de uma vida mais amorosa e inspiradora. À espera de uma corrente que carregue as dores do corpo feminino no mundo. Essa espera não é silenciosa, nem passiva, é narrada e deságua na minha vivência desse corte do distanciamento do mar no Meio Oeste de Santa Catarina."

Por Jaqueline Silveira 

Crédito de Carlos Eduardo Carvalho

Para quem tiver interesse em conhecer a obra completa, o livro está disponível para empréstimo na Rede de Bibliotecas do Sesc, assim como vários outros títulos que compõe a literatura catarinense, que podem ser consultados no catálogo on-line: 

Confira o depoimento de Amanda Nascimento Pereira, que fez a leitura do trecho para o podcast: 

“Mar de Cortes”, de Jaqueline Silveira, é um convite a memória. Com sua prosa poética, a autora passei por histórias que retomam o imaginário, recordações da infância, além de sugerir uma reinterpretação dessas lembranças. No conto “As mulheres do Araçá”, a leitura se molda com o ritmo que o texto sugere, que pode ser modulado de acordo com a interpretação do leitor, dando um tom mais inocente ou questionador das imagens criadas pelo texto.  Além disso, o livro traz cenas que podem ser remontadas à infância de quem lê, mesmo com adaptações do “quando” e “onde”, vivências compartilhadas em um imaginário coletivo."

Amanda Nascimento Pereira


Sobre a autora

Jaqueline Silveira nasceu em Imbituba-SC em 1987 e vive em Joaçaba-SC. É escritora, contadora de histórias e produtora cultural. Mestra em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Licenciada em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e especialista em Gestão Cultural pela Faculdade do Senac São Paulo. É autora do livro de contos “Mar de Cortes”, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura (2022), na categoria Letras, livro e Leitura. É coautora do livro “Promessas” selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de estímulo à cultura (2020), e também selecionado para a exposição de fotolivros do Festival Zum 2022, do Instituto Moreira Salles. Atualmente realiza apresentações de narração de histórias, bate-papos literários e assessora oficinas em torno da arte da palavra. Seu mais recente livro “Mar de Cortes” foi lançado em agosto de 2023, com edição da Cais editora. 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .