Filmes catarinenses serão exibidos de 21 a 24 de novembro
De 21 a 24 de novembro, o Sesc-SC sedia o Panorama Estadual da VI Mostra Sesc de Cinema. As exibições acontecerão em Chapecó, Lages e Joinville, com entradas gratuitas.
O público vai poder assistir a oito produções que abordam temas como: família, gênero, povo indígena, entre outros. São curtas de produtoras catarinenses que foram avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados.
Confira abaixo as sinopses do Panorama
Panorama Brasil e Infantojuvenil
Os filmes selecionados na VI Mostra Sesc de Cinema para o Panorama Nacional estão disponíveis para o público assistir on-line. São 34 produções (10 longas-metragens, um média e 23 curtas) compõem o Panorama Nacional, sendo 10 obras referentes ao Panorama Infanto-Juvenil.
Nessa edição, foram registradas 1.575 inscrições e selecionados 343 filmes nas etapas estaduais, regional e nacional, sendo 206 de cineastas homens e 137 cineastas mulheres. Desses, 65 foram licenciados pelo período de um ano.
O Panorama Nacional traz a produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal, além de dez filmes em uma mostra especial voltada à infância e à juventude.
O representando de Santa Catarina é o filme “No reflexo do meu nome”, de Vini Poffo e Sillas H, de Joinville.
Confira os filmes que serão exibidos
Sinopse: Francisco é um jovem que ama dançar, mas a vida lhe impôs outras obrigações. Entre cuidar da sua mãe e ser responsável pela vidraçaria da família, ele precisa lidar com as memórias do passado e os dilemas de seguir seu sonho como dançarino. Quando os laços familiares são rompidos, parte rumo a uma trajetória pessoal e artística, redescobrindo na dança o caminho para enfrentar seus traumas e encontrar seu eu.
Duração: 17 min.
Classificação: 10 anos
Ano: 2022
Roteiro: Vini Poffo e Sillas H
Produção: Scheila Alexsandra Direção: Vini Poffo e Sillas H
Sinopse: Raça, Classe e Gênero é a linha que costura a vida de três mulheres negras. Assim, mergulhamos e emergimos em diferentes tempos-espaços, lançando ideia de vida que requer ser contada no irredutível do seu singular cotidiano. Narrativa histórica. Narrativa tão digna de materializar quanto a memória de nossas avós.
Duração: 22 min.
Classificação: Livre
Ano: 2023
Roteiro: Cleo Rosa Produção: Sergio Anansi
Direção: Cleo Rosa
Sinopse: Uma arqueóloga, um poeta, um pastor e kujá, uma professora e um rapper remontam a história do seu povo, os Laklãnõ/Xokleng, habitantes do sul do Brasil: o tempo do mato, a quase extinção, a retomada da língua e o protagonismo político contra o Marco Temporal.
Duração: 25 min.
Classificação: 10 anos
Ano: 2022
Roteiro: Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá
Produção: Gabi Bresola, Carol Marins, Barbara Pettres. Coprodução Calendula Filmes
Direção: Barbara Pettres, Flávia Person, Walderes Coctá Priprá
Sinopse: O documentário A Paixão de Rio Apa trata do impacto da obra Teatral A Paixão segundo todos os homens do artista Wilson Galvão do Rio Apa no imaginário dos artistas e espectadores que participaram desta obra realizada nos anos 70 e 80 nas Dunas da Lagoa da Conceição. O documentário busca apresentar Rio Apa e seu relevante trabalho para o grande público, através de entrevistas realizadas com os artistas e espectadores que participaram da encenação. O filme apresenta também o encontro entre os artistas envolvidos no ano de 2021. O Filme foi vencedor do Prêmio Catarinense de Cinema 2019 com incentivo da Fundação Catarinense de Cultura.
Duração: 19 min.
Classificação: Livre
Ano: 2022
Roteiro: Jérémie Bonheure
Produção: Loli Menezes
Direção: Sarah Pusch Nogueira
Sinopse: Em um condomínio de uma cidade no sul do Brasil, enquanto a fotógrafa Ivana e seu filho Gil tentam começar uma vida nova em um dos apartamentos, o sumiço de uma bicicleta incomoda os moradores.
Duração: 16 min.
Classificação: Livre
Ano: 2023
Roteiro: Beatriz Silva e Junior Köche
Produção: Junior Köche Direção: Beatriz Silva
Sinopse: O retorno à antiga casa da família dá início a uma jornada na qual três gerações de mulheres, em épocas diferentes, dividem o mesmo espaço-tempo. Na circularidade de pequenas ações cotidianas, imagens se entrelaçam para construir uma delicada teia de memórias e afetos, onde o sentir de cada uma dessas mulheres reverbera na outra através dos tempos.
Duração: 20 min.
Classificação: 12 anos
Ano: 2023
Roteiro: Ricardo Sékula Produção: Denize Candido
Direção: Daniela Farina e Ricardo Sékula
Sinopse: A Casa da Cultura Dide Brandão é uma das referências culturais da cidade de Itajaí, abrigando diversas linguagens artísticas e fomentando a cena local. Mas muitas pessoas não sabem que a Casa é, também, um local cheio de histórias sobrenaturais. Resgatamos alguns relatos paranormais de pessoas que frequentam o espaço nesses últimos 40 anos.
Duração: 21 min.
Classificação:10 anos
Ano: 2022
Roteiro: Sabrina Francez
Direção: Sabrina Francez e Leonam Nagel
Sinopse: Romeu e Julieta é uma adaptação contemporânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) de Shakespeare, com estética híbrida e poética. Durante o carnaval de Verona, acompanhamos a história de amor dos jovens Romeu e Julieta e os conflitos gerados pela mídia sensacionalista em meio a uma realidade de ódio e exploração da violência.
Duração: 13 min.
Classificação:16 anos
Ano: 2022
Roteiro: Adriana Somacal e Eduardo Ayres
Produção: Eduardo Ayres e Daniela Lopes
Direção: Adriana Somacal
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários