Literatura catarinense
Nesta semana, a Rede Sesc de Bibliotecas lança o episódio 186 do podcast Página Sonora, com um trecho do livro "Catarina a mamelouca: uma rapsódia prosaica", de Ana Lice Brancher, lançado em 2022 pela editora Estúdio sem Prelo. A obra, que une ficção e história de Santa Catarina, conta a trajetória de Catarina, personagem que percorre 300 anos e vive em diferentes momentos históricos e com diferentes personalidades do estado.
A autora Ana Lice Brancher nasceu em Capinzal e foi registrada em Ouro (razão de sempre questionar identidades), cidades unidas pelo Rio do Peixe. É historiadora, atividade pela qual organizou alguns livros sobre Santa Catarina e lecionou por três décadas na UFSC. Fez mestrado em Literatura (UFSC), doutorado em História (UFRGS), pós doutorado em Paris IV (França) e na Universidade e Buenos Aires (Argentina). Atualmente mora em Florianópolis.
Esta edição é narrada por Polyanna Orlonski Fuck (Sesc Canoinhas), com a trilha sonora “Alegretto", de Nicolas Munzfeld (Sesc Itajaí), Giulia Franke (Sesc Itajaí) e Peter Allan Ramos (Sesc Balneário Camboriú). A indicaçãoé de Marilaine Hahn (Sesc Departamento Regional) e o roteiro e edição: Renata Vieira Bento (Sesc Departamento Regional)
O Página Sonora é um projeto que promove a valorização e o mapeamento da literatura catarinense, destacando escritores nascidos ou radicados no estado. Explore outros livros e autores ouvindo os programas anteriores, que estão disponíveis no Spotify e YouTube, ou visitando nossas bibliotecas.
Sobre o Página Sonora
O objetivo do Página Sonora é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.
Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade. Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários