Museu de Florianópolis Sesc promove a Primavera dos Museus de 25 a 29 de setembro

Visitação com videoguia em Libras e audiodescrição é destaque da programação


18/09/2024 - Atualizado em 18/09/2024 - 487 visualizações

Primavera dos Museus de 25 a 29 de setembro no Museu de Florianópolis

A 18ª edição da Primavera dos Museus inicia na quarta-feira, 25 de setembro, no Museu de Florianópolis Sesc. Com o tema "Museus, acessibilidade e inclusão", a programação promoverá reflexões sobre o acesso universal ao acervo museológico. Entre as atividades previstas estão a exibição de curtas, palestras, exposições, visitas mediadas e o show cultural "A Corda em Si".

Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada atividade na recepção do Museu.

Durante a Primavera, o Museu lançará o projeto "Museu mais acessível: videoguia em Libras e audiodescrição para visitas mediadas". Através dessa iniciativa, será possível acessar conteúdos das salas do Museu por meio de vídeos em Libras e com audiodescrição, ampliando o acesso ao público com deficiência auditiva e visual.

A gerente do Museu de Florianópolis Sesc, Selma Junkes, reforçou a importância da iniciativa: "Nosso compromisso é garantir que os visitantes, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas, possam ter acesso ao conteúdo exposto. As ações visam envolver a comunidade e expandir o diálogo sobre museus acessíveis para todos."

A responsável pelas ações educativas do Museu, Anna Julia Borges Serafim, detalhou o funcionamento do novo projeto: "Disponibilizaremos tablets na recepção com os conteúdos de cada sala em Libras e audiodescrição, proporcionando uma visita mediada mais acessível e universal."

Além do lançamento do "Museu mais acessível", a programação inclui a exibição de curtas-metragens infantis sobre inclusão, apresentados de forma lúdica e com acessibilidade em Libras e audiodescrição.


Entre os destaques da programação está a palestra "Quantos passos para chegar? Acessibilidade e inclusão nas universidades", ministrada por Daína Lima, e a exposição dos recursos de acessibilidade do Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar

O tema deste ano destaca o papel dos museus na promoção do acesso universal, independentemente das condições físicas, sensoriais ou cognitivas de seu público..

Para encerrar a programação, no dia 29 de setembro, o Museu de Florianópolis Sesc oferecerá visitação gratuita e o show "A Corda em Si". O duo, formado por Mateus Costa (contrabaixista e arranjador) e Fernanda Rosa (cantora), ambos compositores e artistas com deficiência visual, apresenta músicas com contrabaixo acústico e voz. Os ingressos são limitados e poderão ser retirados uma hora antes da apresentação, no domingo.

Primavera dos Museus

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e chega à sua 18ª edição. Esta será a terceira participação do Museu de Florianópolis Sesc. As atividades ocorrem em todo o país entre 23 e 29 de setembro e estão abertas à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .