Museu de Florianópolis Sesc inaugura a exposição "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis"

Abertura acontece no dia 28/11, às 10h, no Museu


18/11/2024 - Atualizado em 18/11/2024 - 275 visualizações

Museu de Florianópolis abre nova exposição temporária 

O Museu de Florianópolis inaugura, na próxima quinta-feira (28/11), a nova exposição temporária "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis". A atração vai explorar a história da cartografia, desde o Neolítico, há cerca de 9 mil anos, até os dias atuais. O público poderá conhecer uma seleção de objetos históricos utilizados na elaboração de mapas desde o século XIX, além de contar com um espaço interativo, com jogos e atividades práticas de criação de mapas. Esta exposição é resultado da parceria entre o Museu de Florianópolis Sesc e a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana (SMPIU).

A diretora regional do Sesc Santa Catarina, Simone Karla da Rocha Batista, ressaltou mais uma programação cultural no Museu. “Esta é a quinta exposição temporária desde a inauguração do Museu, em 2021. Já investimos mais de R$750 mil em tecnologia e no desenvolvimento de atrações para o público, sem perder a essência do Sesc, que é tornar a cultura local acessível e conhecida”, afirmou.

A nova exposição traz à tona a história dos mapas e a evolução de Florianópolis ao longo dos anos. A museóloga do Museu de Florianópolis Sesc, Cristina Maria Dalla Nora, destacou a colaboração com a prefeitura na realização da exposição. “Teremos objetos importantes para a construção de mapas, além de um histórico de alterações cartográficas que refletem o desenvolvimento da cidade. A parceria com a Secretaria Municipal foi fundamental para a realização desta exposição, com o compartilhamento de informações”, explicou.

Ela também ressalta que haverá um acervo colaborativo para esta exposição. "Fizemos uma parceria com o Museu de Topografia e Geodésia Professor Enio Miguel de Souza do IFSC para termos objetivos históricos, deixando a exposição temporária mais completa para os visitantes".

Além da inauguração da exposição "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis", no dia 28/11, será realizada uma oficina de “Cartografia Afetiva”, com sessões às 10h e 14h. A atividade, voltada para crianças, vai promover uma reflexão sobre o conceito de lugar, suas memórias e sentimentos em relação à cidade de Florianópolis. Os participantes serão incentivados a criar um mapa afetivo, expressando como percebem e vivenciam os locais onde vivem, explorando suas experiências cotidianas e desejos para a cidade.

A programação da nova exposição e da oficina fazem parte das celebrações de três anos do Museu de Florianópolis Sesc. Acesse o site e confira mais informações.

O que é: Inauguração da exposição temporária "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis"
Quando: 28/11, às 10h
Onde: Museu de Florianópolis Sesc

Parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana

Nos três anos de existência, o Museu de Florianópolis Sesc tem realizado diversas parcerias em eventos, oficinas e exposições temporárias. Para a exposição “Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis”, o Museu contou com a colaboração da SMPIU.

“O desenvolvimento de nossas exposições passa pela curadoria de informações e objetos, e em seguida, apresentamos as ideias aos nossos parceiros”, explicou a museóloga Cristina Dalla Nora. Ela destacou ainda que, por se tratar de um Museu da Cidade, as exposições trazem temas que refletem o cotidiano de Florianópolis.

Na exposição "Jornada cartográfica", o público será convidado a conhecer o processo de elaboração de mapas e as mudanças pela qual a cidade passou ao longo dos anos. O historiador da SMPIU e parceiro no desenvolvimento da exposição, Angelo Antônio Aguiar, comentou a importância da exposição. “Além de mostrar a história dos mapas, iniciativas como essa nos ajudam a entender como o território da cidade se transformou ao longo do tempo. É também uma oportunidade para refletirmos sobre o futuro de Florianópolis por meio da cartografia”, afirmou.

Brenda Da Silva Rodrigues, que também contribuiu para o desenvolvimento da exposição, destacou a relevância da temática. “Compreender a mudança de percepção do espaço ao longo do tempo e das diferentes culturas é um caminho para entender e criar raízes no lugar onde vivemos e visitamos. O Museu de Florianópolis é um projeto riquíssimo de construção da identidade florianopolitana, e esse tema é o norte no nosso mapa”, concluiu.

A exposição "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis” segue até o dia 08/09/2025 no Museu de  segunda a sexta das 09h às 19h, domingos e feriados, das 10h às 16h, e fechado às terças. 

Sobre o Museu

O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.

Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.

Compre seu ingresso do Museu aqui

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .