Atividades acontecem de 14 a 18 de maio, em celebração ao Dia Internacional dos Museus

Semana Nacional de Museu é realizada no Museu de Florianópolis Sesc 

O Museu de Florianópolis Sesc participa da 23ª Semana Nacional de Museus, que será realizada de 14 a 18 de maio. Com o tema “O futuro dos museus: sustentabilidade e bem-estar”, a iniciativa promove atividades que ressaltam a importância dessas instituições na valorização da cultura e na construção de comunidades mais conscientes e engajadas.

A programação no Museu contará com oficinas, mesa de debates, apresentações artísticas, sessão de curtas-metragens e outras ações abertas ao público.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus ocorre em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A proposta é mobilizar instituições em todo o país para fomentar reflexões, ampliar o acesso à cultura e fortalecer a relação dos museus com a sociedade.

Todas as atrações no Museu de Florianópolis são gratuitas. Para participar, basta comparecer à recepção e retirar a pulseira de identificação.

Sobre a Semana Nacional de Museus

Realizada anualmente pelo Ibram, a Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural em homenagem ao Dia Internacional dos Museus. A iniciativa incentiva a participação de museus de todo o Brasil em uma programação especial, que reforça o papel dessas instituições como espaços de diálogo, memória, educação e transformação social.

O Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, foi instituído pelo International Council of Museums (ICOM) para destacar a relevância dos museus no desenvolvimento cultural das comunidades. A data é uma oportunidade para aproximar os museus do público e valorizar seu papel na preservação da história e na difusão do conhecimento.

Programação do Museu de Florianópolis 
14/05 (qua)
10h | Oficina “Construindo Zines para o futuro” por Pati Peccin
14h | Oficina “Construindo Zines para o futuro” por Pati Peccin 

15/05 (qui)
16h | Mesa de debate: Patrimônios imateriais para o futuro com a participação de Projeto Tekoa Pirá (Turismo de base comunitária/pesca tradicional), Daniel Choma (Câmara Clara), Rede de Engenhos SC. Mediação: Artur Hugo (Rancho Cultural).

16/05 (sex)
16h | Sessão de curtas: especial Patrimônios Imateriais de Florianópolis - Garapuvu: tronco de fazer canoa (2024); Relíquias de um Terno de Reis (2013); Histórias de vida no berço do berbigão (2024); Mbyarekombaraete (2020).

17/05 (sab)
10h | Caminhada fotográfica de velhos futuros por Rancho Cultural
 11h | Apresentação Banda da Lapa
14h | Apresentação de Terno de Reis da Costa de Cima

18/05 (dom)
 10h | Percurso História do Presente: memórias e cotidiano negro em Florianópolis por Julia Rossler 
  11h | Apresentação “Contos e Encantos da Ilha de Santa Catarina” por Felícia Fleck
  14 | Sessão de curtas: especial Patrimônios Imateriais de Florianópolis: Garapuvu: tronco de fazer canoa (2024); Relíquias de um Terno de Reis (2013); Histórias de vida no berço do berbigão (2024); Legado Indígena: Erva-Mate e Chimarrão (2024)

Sobre o Museu

O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.

Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.

Compre seu ingresso do Museu aqui

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .