Literatura: 5 novos episódios do podcast Página Sonora estão no ar


03/09/2021 - Atualizado em 10/09/2021 - 642 visualizações

O Sesc Santa Catarina lança cinco novos episódios do podcast Página Sonora, projeto literário da Rede de Bibliotecas da Instituição. A edição de setembro destaca textos de autores contemporâneos, nascidos ou radicados em Santa Catarina: Ana Araújo, André Soltau, Artêmio Filho, Bruna Sofia Morsh e Cris Vazquez.

Através de leituras de fragmentos dos trabalhos, cuidadosamente selecionados, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse na leitura integral dos livros. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.

Desde que o projeto iniciou, no final de 2020, já são 85 episódios veiculados nas plataformas Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube Quem conhece pouco ou praticamente nada da literatura catarinense vai se surpreender ao ouvir uma repleta gama de estilos e assuntos abordado. O projeto reforça a história literária que está sendo escrita e há muito tempo no Estado, com suas características próprias em forma e temas, linguagem e posicionamentos artísticos.

“A ideia é dar voz aos textos, a partir de um engajamento com a atual vocalidade e oralidade literárias, que vem ascendendo em todo país com os slams, saraus e toda prática literária das ruas, bares, bibliotecas e espaços culturais. E se houve um recuo desses encontros e experiências em função da pandemia e as consequentes normas de isolamento social, que a literatura continue pelas redes digitais, outro meio possível e potente de se exercitar a vocalidade, a escuta e instigar à fruição e ao prazer do texto”, reforça a equipe responsável pelo projeto.

Acompanhe os episódios e conheça outros autores e outras autoras que compõem a nossa cena literária.

Bruna Sofia Morsch

O episódio 81 apresenta o trecho do romance “Van Ella Citron”, de Bruna Sofia Morsch, lançado em 2017 pela editora Micronotas. No livro, a personagem vive uma dupla metamorfose em sua vida, de universitária à garota de programa.

Bruna Sofia Morsch é escritora, psicóloga clínica, psicanalista em formação continuada e especialista em clínica psicanalítica, de Freud a Lacan. Já ministrou palestras nas regiões Sul do Brasil e São Paulo, incluindo a Whirpool Joinville e grande São Paulo. Seu romance “Van Ella Citron” foi eleito um dos dez melhores livros de 2017 pela revista São Paulo Review.

Artêmio Filho

Três poemas do livro “Entre solstícios e equinócios”, de Artêmio Filho, são lidos no episódio 82. Uma livro sobre amor, dúvida, dor e saudade. Sobre paixão, sobre ciúmes, sobre controle e incontrole. 

Entre solstícios e equinócios marca a passagem do tempo das estações e dos sentimentos, que são mutáveis e que perduram no peito do autor. Períodos de luto pela perda, de desprendimento do que é orgânico, que se enterra e espera para reflorescer.

Artêmio Filho é escritor, artista e gestor cultural. É bacharel em Administração pela Universidade do Contestado, e especialista em Gestão Cultural, pela Faculdade Senan São Paulo. Seus projetos “Gato-átomo: literatura e infância no meio-oeste” e “Pindorama: causos do folclore brasileiro” venceram o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Em 2015 lançou pela Editora Caseira seu livro de poemas “Entre Solstícios e Equinócios”, e colaborou na publicação “Convite para caminhadas”, do artista Gustavo Reginato, lançado em 2019 também pela Editora Caseira.

Ana Araújo

Crédito da foto: Henrique Almeida

No programa 83, é possível ouvir dois poemas do livro “Nódoa sobre tela”, primeiro livro solo de Ana Araújo, lançado 2021 pela Editora Ututau. 

A obra reúne poesias escritas ao longo dos últimos dez anos, na potência do encontro com outros artistas, em especial a coletiva Abrasabarca e poetas que participam dos saraus Quinta Maldita. “Nos poemas do livro, busco encontrar palavras que expressem a percepção dos sentidos que tocam o corpo e escapam à linguagem”, salienta a autora.

Ana Araújo, poeta, participa da coletiva Abrasabarca (Florianópolis/SC), que publicou os livros “Abrasabarca” (2018, editora Medusa) e “Revoluta” (2019, editora Caiaponte). Contadora de histórias, participou da Barca dos Livros Biblioteca de 2016 a 2019. Em 2020, publicou os contos “Presença”, na Revista Gulliver, e “Premonição”, na Revista Subversa. Atua também como dramaturga e tradutora. É bacharel e mestre em Letras pela UFMG, e licenciada pela UFSC. Atua como professora de português na rede pública municipal de Florianópolis.

Cris Vazquez

Crédito da foto: Jane Lima

O romance “O abismo entre nós”, de Cris Vazquez, pauta o episódio 84. Lançado em 2017 pela Editora Moinhos, o romance apresenta a história de dois escritores. 

Horácio, experiente, porém desiludido, é abordado num museu por uma fã e escritora iniciante, Florence. Na história. ela o convence a trocarem contos e, aos poucos, a relação intelectual vai se tornando afetiva, principalmente para ela, que sempre propõe o jogo de sedução.

Cris Vazquez é advogada pública em Florianópolis, Mestra em Literatura pela UFSC (2004) e em Escrita Criativa pela PUC/RS (2021). Tem contos publicados em coletâneas diversas e nas antologias “Onisciente Contemporâneo” (2016), “Translações singulares” (2017), “Não culpe o narrador” (2018) e “Tudo Soma Zero” (2019). Em 2017, publicou seu primeiro romance, “O abismo entre nós”, pela Editora Moinhos. Atualmente, finaliza seu segundo livro individual e escreve na revista digital Ventanas. Site: crisvazquez.com.br.

André Soltau

Crédito da foto: Sérgio Vignes

No episódio 85, são lidos três poemas do livro “Poemínimos”, de André Soltau, lançado em 2017 pela editora Traços e Capturas.

A obra brinca com o vazio e versos curtos que sempre pedem além, mas o abismo está logo depois da primeira linha. Em versos pequeninos que dialogam com a imagem de animais microscópicos, o autor convida quem o lê para que se lance na sequência do verso.

André Soultau é historiador, com Mestrado em Educação pela UFSC. A atuou como professor de ensino fundamental na cidade de Blumenau entre os anos de 1991 a 2003. No ensino superior foi professor nas áreas de História, Música, Comunicação, Licenciaturas entre os anos 2002 e 2018. Atuou também como assessor da ONU/ MEC entre os anos de 2010 e 2013, mediando trabalhos em diferentes regiões do país, em encontros com educadores de países de língua portuguesa.

Em 2009, lançou seu livro de crônicas “Para ler com urgência” (Editora Casa Aberta/Itajaí), Prêmio ADJORI-SC de Jornalismo, na categoria melhor coluna. Em 2002 lançou seu primeiro livro com fotos e poemas, “Na Companhia das Fábulas” (Editora Cultura em Movimento). Seu livro de contos “Criancices” (Editora Traços e Capturas/Itajaí) publicado no ano de 2015, foi Prêmio Cocali da Fundação Catarinense de Cultura. Em 2017 publicou o livro “Poemínimos” (Editora Traços e Capturas). Seu último trabalho ousou dialogar com público infantil: “O Caso do Ovo de Forma". Atualmente é cronista no Jornal Diarinho (Itajaí/SC) e desenvolve o projeto “Palavra d’água” com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí. O projeto irá resultar em uma coletânea de contos baseados nas histórias reais narradas pelos antigos moradores da cidade.


Saiba Mais:



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .