Futebol no Museu de Florianópolis: Confira a programação alusiva à exposição “Leão da Ilha X Furacão do Estreito”


13/10/2022 - Atualizado em 24/10/2022 - 680 visualizações

Neste ano de Copa do Mundo, o Museu de Florianópolis realiza a exposição temporária “Leão da Ilha X Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias”. De forma interativa, a mostra temporária apresenta o universo do futebol e da disputa entre dois times da Capital catarinense, o Avaí Futebol Clube, que completa 100 anos em 2023, e o Figueirense Futebol Clube, que celebrou o centenário em 2021.

A mostra é voltada a todos os públicos e idades e fica em cartaz até em 28 de fevereiro de 2023, contando um pouco da história dos times e também dos confrontos entre os mesmos. O espaço expositivo está ambientado com o tema do futebol, com acervos sobre o Avaí e Figueirense, e uma projeção interativa com chute a gol em que o visitante pode escolher por qual time irá jogar.

Ao longo desses seis meses serão realizadas atividades com a temática da exposição, como rodas de conversa, palestras, oficina e encontro de colecionadores. Confira as próximas programações alusivas à mostra:

Próximas programações alusivas à mostra:

>> 14/10 (sex), 18h - Palestra “Futebóis: diversidade, acessibilidade e inclusão no esporte mais popular do país”, com Marcelo Continelli (Museu do Futebol/SP). Classificação: Livre.

Sinopse: Quando pensamos em futebol, é inevitável associarmos o esporte aos grandes clubes, aos jogadores famosos e seus principais estádios e patrocinadores. No entanto, fora do futebol mainstream, existe uma pluralidade significativa de práticas e representações do esporte bretão que merecem conquistar cada vez mais espaço. A palestra abordará as diversas modalidades e práticas existentes, tais como o futebol feminino, futebol indígena, futebol LGBT, futebol para pessoas com deficiência, entre outros. São essas iniciativas que fazem com que futebol seja verdadeiramente reconhecido como o esporte mais popular do país.


>> 15/10 (sab), 10h às 15h - Oficina “O futebol como potência interdisciplinar na sala de aula”, com Marcelo Continelli (Núcleo Educativo do Museu do Futebol). Classificação: Livre. Vagas: 20.

Ementa:  Como o esporte mais conhecido do país, o futebol possui a potencialidade de ser e se tornar referência nas mais diversas áreas curriculares. Pode ser utilizado como forma de instigar o conhecimento, sendo utilizado como pano de fundo para abordar temáticas importantes, tais como racismo, preconceitos, feminismo, memória, costumes, identidade e tantos outros. Nesta oficina, os participantes irão conhecer as múltiplas áreas com as quais podem utilizar o futebol como conteúdo interdisciplinar, propondo projetos e ações que incentivem a participação dos alunos de maneira crítica e responsável.

Conteúdo programático: Os espaços da Educação formal e educação não formal; Desafios da sala e da escola na construção de um projeto interdisciplinar; As origens do futebol no Brasil; O processo de apropriação popular do futebol; O que é o futebol hoje?; Temáticas interdisciplinares para abordar em sala de aula; Processo colaborativo de desenvolvimento do produto da oficina.

Inscrições através do e-mail museu@sesc-sc.com.br até o dia 13/10/22, às 12h. Divulgação dos selecionados no dia 14/10/22 no site do Museu.

>> 21/10 (sex), 18h - Debate “Dos primeiros chutes ao Juniores: as categorias de base dos times do Avaí e do Figueirense”
Com Fabiano Pierri (Coordenador Geral da Base do Avaí) e Lucas Klein (Coordenador da base do Figueirense). Mediação: Edsoul Amaral (apresentador da NSC TV). Classificação: Livre

Museu de Florianópolis

O Museu de Florianópolis é um espaço cultural inovador, tecnológico e interativo, inaugurado em novembro de 2021, em uma parceria entre o Sesc-SC e a Prefeitura Municipal. Ele está localizado no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Praça XV de Novembro, e consolidou-se como um importante atrativo cultural, educativo e turístico para a Capital catarinense, que dinamiza o centro histórico, ao lado de outras instituições vizinhas.

No local é possível encontrar a exposição de longa duração composta por seis módulos que se propõem a representar Florianópolis em suas variadas dimensões, participar das ações educativas e visitar o Café da Museu, com um cardápio que remete à cultura local.

Horário de visitação:
Março a novembro*: de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h (última entrada às 18h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.
Dezembro a fevereiro*: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h (última entrada às 19h30), finais de semana e feriados das 10h às 16h.
*Fechado às terças-feiras para expediente interno.
*Permanência permitida até 20 minutos após o horário de fechamento

Valor do Ingresso:

R$ 10,00 normal / R$ 5,00 meia entrada.

+ www.sesc-sc.com.br/museudeflorianopolis

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .