O Festival Literário de Taió (FLIT) aconteceu entre 23 a 26 de maio e, além de estimular a comercialização de livros, contou com uma extensa programação cultural, envolvendo cinema, oficinas culturais, lançamentos de livros, palestras, espetáculos musicais e de teatro, tudo com acesso gratuito. Realizado através de uma parceria do Sesc, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e Senac.
Uma programação extensa de formação, exibição de filmes e apresentações compôs o festival, que teve o Sesc na curadoria e produção artística. “O Sesc foi convidado pelo Senac para realizar toda a programação artística e recreativa. O compromisso do Sesc é auxiliar qualquer iniciativa cultural. Toda programação artística foi toda pensada na excelência cultural dos trabalhos, na importância de integrar todos os públicos, e na formação, por isso as oficinas e palestras”, conta a técnica de cultura do Sesc em Rio do Sul, Sidineia Kopp.
O Secretário de Educação do município, João Tadeu Corrêa, explica que o momento abraçou outras atividades culturais que enriqueceram a programação da FLIT. “Houve a venda e exposição de livros, onde autores participaram também de sessão de autógrafos. Com a parceria do Sesc adicionamos à feira atividades de cinema, teatro, contação de histórias, música e oficina”, diz. O secretário ressalta que o objetivo foi levar mais cultura à população de Taió. “Nosso objetivo é fazer com que a região valorize a cultura do livro, que consiga interagir com os autores e que participe também de todas as atividades”, fala.
O Espaço Brincar contou com atividades recreativas para as famílias, orientada pela equipe do Sesc. Com um acervo especialmente pensado na interação pais e filhos, buscou a imaginação com fio condutor dessas relações. As oficinas realizadas, todas com inscrições foram: “Encontro com a Poesia”, com Rose Stocker, “Fotografia Digital”, com Xico Stocker, “Ilustrações Literárias”, com Rafaela Grott, “Youtubers Mirins”, com Diego Oliveira, “Escrita para Blog”, ministrada por Susana Lima, “Livro escrito! E agora”, ministrada por Carmen Marangoni, o grupo Matakiterani e a oficina de “Contação de Histórias” e Carmen Marangoni com a oficina de “Cartas”.
Durante toda a programação teve a Sala de Contos que levou o acervo literário da Biblioteca do Sesc, Mostra Literária dos “Hai-Kais” do escritor Millôr Fernandes e exibição de filmes da Mostra Sesc de Cinema. Na programação de espetáculos aconteceu: Companhia Teatral Reminiscências, de Joaçaba, com o espetáculo “A Roupa Nova do Rei” e “Flor e Ser”. Adriano Claro o apresentou o espetáculo “Acordes (ES) Cantados”. Nana Toledo com os espetáculos “Cirandinha” e “A Fada Sonhadora e Outros Contos” Ainda teve Matakiterani e o espetáculo “Contos e Causos da Serra”.
O escritor Márcio Vassallo (Rio de Janeiro/RJ) realizou quatro sessões de “Conversa Literária” sobre a “Vida de Escritor” e teve também palestra “Literatura infantil, poesia e formação de leitores: como quebrar estereótipos no cotidiano e na sala de aula?”.
Também teve a presença do escritor, jornalista e pai, Marcos Piangers, que
apresentou a palestra “O Papai é Pop” para mais de mil ouvintes. Ao todo, mais
de seis mil pessoas passaram pelo Festival Literário nesses quatro dias que
mexeu com a cidade, transbordou arte e cultura.
Créditos das Fotos: Ana Lottin.
0 Comentários