Exposições Temporárias do Museu de Florianópolis já receberam mais de 77 mil pessoas

Interatividade e tecnologia mostram a história e cultura da cidade


14/12/2023 - Atualizado em 18/12/2023 - 1390 visualizações

Exposições temporárias trazem interatividade e cultura da cidade

O Museu de Florianópolis é um local onde se encontra tecnologia, cultura e história da cidade. A estrutura conta com salas que mostram diversos aspectos do passado, presente e do futuro com muita interatividade. Entre essas salas, a de Exposição Temporária chegou à marca de 72 mil pessoas que passaram por ela nos últimos dois anos.   

Os temas das projeções interativas mudam a cada 6 meses com assuntos da cidade. Já passaram pela sala exposições como “Boi de Mamão”, Leão da Ilha x Furacão do Estreito”, “Invasão espanhola 1777” e “Na natureza que aqui habita”.   

Ao longo dessas exposições, os visitantes puderam conhecer mais de histórias locais e ainda interagir por meio uma sala tecnológica. A gerente do Museu, Selma Junkes, destaca a importância da sala. “As pessoas podem conhecer mais a história e a cultura da nossa cidade, além de vivenciar uma experiência interativa. Para ano que vem, o nosso planejamento é lançar um “museu para crianças” e uma exposição sobre cartografia”, destacou. 

Parceria com Cafundó Estúdio Criativo 

Todas as exposições temporárias têm a concepção expográfica da Cafundó Estúdio Criativo. “A nossa parceria com a Cafundó sempre busca uma experiência nova para os visitantes sem perder a essência de um museu da cidade”, explicou a museóloga do Sesc-SC, Cristina Maria Dalla Nora.   

O diretor de inovação e comercial da Cafundó Estúdio Criativo, Leonardo Minozzo Bassotto, fala sobre o trabalho desenvolvido. “Todas as exposições foram desenvolvidas a várias mãos da Cafundó e do Sesc. Então ter essa liberdade de construir junto com a equipe é fundamental para que o resultado saia da melhor maneira”, disse. 

Ele ainda destacou que "é muito legal ter um espaço aqui no Museu, um local onde contamos a história, mas também refletimos sobre o futuro de uma maneira interativa e tecnológica”, falou. 

Boi de Mamão

A primeira exposição temporária trouxe a dança folclórica de Florianópolis. Os visitantes puderam colorir os principais personagens do Boi de Mamão e dar vida a eles em apresentação visual disponível na exposição. 

Leão da Ilha x Furacão do Estreito - 100 anos de Memórias 

A exposição comemorou um século de rivalidade entre os principais times de futebol de Florianópolis. Nela foi possível “ajudar” o time de coração a fazer gol virtual e conquistar mais pontos que o rival. Além da interatividade, a sala contou com acervos dos times Avaí e Figueirense. 

Invasão Espanhola de 1777 

Foi contada a história em que a Ilha de Santa Catarina esteve sob o domínio espanhol. O público pôde ressignificar essa história defendendo o território em uma batalha virtual com direito a "bolas de canhão". 

A natureza que aqui habita 

A exposição temporária propõe uma imersão em três ambientes naturais presentes em Florianópolis: Mata Atlântica, Manguezal e Oceano Atlântico. Nela o visitante tem a sensação de estar nesses ambientes e também poderá interagir com os animais que aparecem ao longo da projeção.  O espaço é um lugar de contemplação e de desaceleração do cotidiano.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .