Até o dia 19 de maio, o público tem a chance de conferir as exposições da Rede Sesc de Galerias em três cidades catarinenses: Concórdia, Itajaí e Jaraguá do Sul. Os artistas têm a chance de levar seus trabalhos a outras regiões do estado, permitindo a ampliação do alcance e novos olhares sobre sentimentos e ideias despertados pelas obras. A entrada é gratuita e há possibilidade de agendamento de visitas mediadas para grupos.
Anatomia da Ausência, da artista, Roseli Sartori, fala do vazio presente em cada detalhe cotidiano. Pensar a ausência e lançar um olhar de acolhimento para lugares, objetos e paisagens cheios de significado e sentimentos é uma chance para se permitir seguir em frente. Cuidar da memória e de como guardamos as lembranças, "retirando a poeira" e preenchendo os vazios com afeto, pode ser uma saída possível. Sartori trata com muita sensibilidade esses vazios. A exposição vai até o dia 18 de maio no Sesc Concórdia.
A arte minimalista de Natália Aia na exposição "Alar-se" requer o apoio da Lupa para ver a riqueza de detalhes de pássaros como o tucano, feito em papel. As peças tem a grandeza de provocar o olhar para a observação da beleza dos detalhes, da observação cuidadosa e sem pressa para contemplação da beleza delicada dos trabalhos. Até o dia 19 de maio, os pássaros em miniatura pousam na galeria de arte do Sesc em Jaraguá do Sul.
Em Silêncio é Biblioteca, Manon Alves vai ainda mais fundo no processo de despertar no público sentimentos a partir da arte visual. Com peças em papel machê, Manon toca em um tema delicado: o grito silencioso da violência na infância. São esculturas expressivas, cheias de detalhes que traduzem a linguagem não verbal do impacto que deixa marcas invisíveis. A exposição pode ser visitada no Sesc de Itajaí, das 9h Às 19h, de segunda a sexta-feira, até o dia 19 de maio, Confira!
Anatomia da Ausência - Concórdia
A Exposição tem um acervo com onze trabalhos em técnica mista (fotografias e cianotipias sobre papel, colagens e livros de artista com diversos materiais) produzidos entre 2020 e 2022.
As peças abordam as lacunas de sentido de um passado documentado por imagens e de um presente onde, mesmo os espaços domésticos e seus objetos cotidianos, enfatizam vazios afetivos.
São elementos de ambientes físicos que persistem como vestígios de uma experiência vencida, finita, cujo significado persiste precariamente como memória...
Confira AgendaLocal: Unidade Sesc Concórdia Endereço: Rua Romano Anselmo, 620 - Centro
Quando: Até 18/05 - De segunda a sexta, das 8h às 19h30
Para agendamentos de grupos e para atendimento em outros horários, entrar em contato com (49) 99149-6614 ou (49) 3442-0303
Sobre a artista:
Roseli Sartori é artista visual graduada em psicologia com estudos em fotografia, cerâmica e história da arte pela Casa da Cultura de Joinville. Sua pesquisa parte da fotografia e aprofunda-se na utilização de arquivos de imagens e na confecção de livros de artista. Integrante da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, participa regularmente de exposições coletivas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul desde 2019.
Em 2021, foi uma das oito artistas selecionadas pelo Salão de Artes Visuais de Vinhedo e teve dois dos seus trabalhos adquiridos pelo concurso. Em 2022, via Lei Aldir Blanc, formou e organizou a exposição coletiva com trabalhos das duas turmas participantes do projeto Oficina Livro de Artista. Em 2023 teve projetos de exposição individual aprovados em editais em Blumenau -MAB Museu de Arte de Blumenau) e Florianópolis - ALESC Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.
Sobre o curador:
Gleber Pieniz (Cruz Alta/RS, 1973) é jornalista e professor, graduado em Comunicação Social (UFSM, 1998) e mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2005). Trabalhou nas editorias de cultura dos jornais A Razão e A Notícia (1996-2001) e na assessoria de imprensa da Fundação Cultural de Joinville (2001-2002). Atuou como coordenador da Revi - Revista Eletrônica (2009-2010) e como professor de Estética, Arte e Semiótica nos cursos de Design (Univille, 2004-2008), Comunicação Social (Ielusc, 2004-2010) e Jogos Digitais e Pedagogia (Anima/Sociesc, 2015-2020). Fez a curadoria de mais de 50 exposições desde 2012 e, como crítico de arte, produziu textos para catálogos e exposições de mais de 60 artistas em Santa Catarina.
Integrou o Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (2010-2014) e o conselho consultivo da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (2015-2019). Fez montagens de exposições para a Fundação Cultural de Navegantes (2019-2021) e a avaliação de projetos culturais em Itajaí (2017) e Blumenau (2021). Em 2021, recebeu o Prêmio Aldir Blanc de Trajetória Cultural. Coordena o programa Laboratório de Arte, onde presta assessoria e orientação para artistas visuais desde 2015.
Alar-se - Jaraguá do Sul
Alar-se, da artista Natália Aia, é o convite para uma via sublime. O observador das 30 mini-esculturas de aves de papel é convidado a descobrir, por meio da lupa, o exterior que é via para o interior.
A Lupa revela a ativação dos trabalhos artísticos, conceito assumido por Hélio Oiticica e Lygia Clark, vislumbrando a arte como sensações de vida.
A casa que compõe os trabalhos referência a morada interior. Além de Gaston Bachelard, que explora como casas são espaços íntimos capazes de compor sonhos e devaneios como um importante instrumento de descoberta da alma humana.
A via proposta pelas miniaturas são, segundo Manoel de Barros, "a esperança de descobrir, no ínfimo, a exuberância".
Local: Galeria de Arte do Sesc Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, 633 - Jaraguá do Sul
Quando: Até 19 de maio De segunda a sexta, das 09h às 19h
Email: jaraguadosul@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3275-7800 Informações
Agendamentos escolares pelo WhatsApp: (47) 3275-7806
Sobre a artista:
Natalia Aia (@anataliaaia) cultiva miniaturas de papel acompanhadas por lupas, que floresceram no jardim do interior.
Sua pesquisa poética é permeada por ecologia,(Gaston Bachelard, Manoel de Barros) e pela contemplação da Presença sublime presente na micro natureza transcendente.
Bióloga pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Artista Visual pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), foi contemplada pelo SESC-PR com a exposição individual ‘rioárvorerio’ (2022), pelo ProAc com a exposição coletiva ‘Sem palavras para tanta imagem’ (2021) e pelo FMC-SJC com a exposição individual ‘alar-se’ (2020).
Integrou o 18º Salão Ubatuba de Artes Visuais (2022) e o 8º Salão Fundarte de Arte de Montenegro (2022).
Expôs trabalhos na Galeria Poente (2023 e 2021) Galeria de Artes Ivone Weis (2019), Salão de Artes Visuais de Vinhedo (2017) e no Museu Vicente de Azevedo (2017). Segue esperançando florestas em jardins.
Silêncio é Biblioteca - Itajaí
Destemida, Manon Alves escolheu modelar personagens que indicam o grito silencioso da violência contra crianças e adolescentes.
O modo de olhar, a superfície áspera lixada do papel que se sobressai entre as cores, as palavras não ditas, a tensão que permanece na atmosfera, tudo isso produz a poesia concreta feita de papel.
Em papel machê, Manon inventa beleza para denunciar escuridão.
Sobre a artista
Graduada em Artes Cênicas e estudante de psicologia, Manon Alves é artista da cena desde a adolescência.
Apreciadora das artes visuais, experimentou diversas linguagens ao longo dos seus 42 anos de vida.
Em 2018, descobriu no Papel Machê possibilidades sensíveis de expressar seu olhar sobre o mundo.
A exposição Silêncio é Biblioteca circulou por cidades do Oeste Catarinense e recebeu o Prêmio Alfonso Vogel, como reconhecimento pela obra realizada na região.
Sobre a curadora:
Janaína Corá nasceu e vive em Chapecó, atua como professora de arte e artista visual.
Dedica seus estudos em metodologias para o ensino da arte na escola básica e pesquisas em Artes Visuais na contemporaneidade.
Participa de exposições individuais e coletivas.
Local: Galeria de Arte do Sesc Itajaí Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 259 - Centro - Itajaí
Quando: Até: 19 de Maio De Segunda a sexta, das 09h às 19h
Email: itajai@sesc-sc.com.br
Telefone: (47) 3249-3850 Informações
Para visita de grupos, favor agendar através do email: itajai@sesc-sc.com.br ou telefone 47 3249-3869
0 Comentários