
Arte como voz, denúncia, acolhimento e força
A Rede Sesc de Galerias inaugura no dia 24 de abril (quinta-feira), às 19h, no Sesc Jaraguá do Sul, a exposição "Retratos Relatos – Subvertendo a Dor", de Panmela Castro, com curadoria de Maybel Sulamita. Com o objetivo de sensibilizar o público e contribuir para o debate sobre a violência contra as mulheres por meio da arte, a mostra apresenta pinturas acompanhadas das histórias de superação de dez mulheres de diferentes regiões do Brasil.
O projeto "Retratos Relatos” começou ainda em 2019, a partir de mensagens e depoimentos que a artista recebia de dezenas de mulheres de todo o Brasil. Eram relatos sobre situações de violência diversas, mas principalmente histórias de superação.
"Eu uso a arte para falar da dor das mulheres e criar um processo curativo, onde essa dor é transformada em potência. É através dessa potência que a gente pode repensar o nosso mundo e lutar pelos nossos direitos", salienta a artista. "Nenhuma mulher merece passar por violência doméstica — e é exatamente isso que eu quero transmitir com o meu trabalho".
Panmela Castro, artista visual
Sobre a exposição
Na exposição, desenvolvida a partir de uma residência da artista no Sesc Santa Rita, localizado no centro histórico de Paraty, estão disponíveis histórias como a de Marta Leiro, mãe, moradora do Calafate, região da periferia de Salvador (BA), que conta que viveu um relacionamento abusivo longo. Hoje, livre da violência e da dependência emocional, Marta conta sua história como uma forma de informar e acolher outras mulheres que passam pelos mesmos problemas e dificuldades.
Além das pinturas e dos depoimentos, a exposição conta também com a Sala dos Espelhos, onde o público pode se expressar livremente através da escrita na superfície espelhada, com mensagens de empatia; a sala de cinema, pensada não só como uma sala de exibição, mas também como um espaço dedicado à escrita de depoimentos; e a exibição de vídeo com imagens do processo de criação das obras, produzidas durante a residência no Sesc Paraty.
A mostra fica em cartaz até o dia 11 de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, com classificação etária de 14 anos.
Sobre a artista
Panmela Castro (Rio de Janeiro/RJ, 1981) é artista visual, considerada uma das mais proeminentes da arte contemporânea brasileira. Seu trabalho aborda as relações estabelecidas em sua vivência com a arte urbana e o graffiti, e mantém como tema principal a questão das mulheres. A artista utiliza a arte como um instrumento de transformação social e cultural. Formada em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Mestre em processos artísticos contemporâneos pelo Instituto de Artes da UERJ, Panmela Castro é reconhecida nacional e internacionalmente e seus trabalhos fazem parte de diversas coleções e acervos ao redor do mundo.
ATENÇÃO:
Se você estiver passando por essas situações, busque ajuda por meio da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários