Antes dos alunos do Sesc visitarem pela primeira visita à exposição “Mãos para ver”, de Márcia Cardeal, na Galeria de Artes da Fundação Cultura, a professora da Educação Infantil foi logo avisando aos pequenos: “Quero que vocês saibam que numa galeria de artes não podemos colocar as mãos nas obras”.
E então a mágica começou!
A mediadora da exposição vendou os olhos dos pequenos e eles puderam entrar na galeria e colocar as mãozinhas em todas as obras. “A gente vai poder colocar as mãos na arte?” – perguntava o Arthur de apenas 04 anos de idade. “É muito difícil ver com as mãos!” – reclamava o pequeno Rodrigo, que de vez em quando dava uma “espiadinha” através da venda. Os pequenos visitantes vendaram seus olhos e tocaram na obra.
Nessas visitas, o público passa pela experiência de vendar os olhos e “ver com as mãos”. A abertura da exposição aconteceu no dia 09 de agosto e até o momento já levou à galeria mais de mil visitantes. Na abertura foi realizado bate papo com a artista. Na ocasião pessoas cegas também estiveram presentes: “É uma forma de inclusão! O cego também pode ver! E a gente passa a ver de uma outra forma”, conta a professora Angelita.
A mostra é um desafio para fazer com que pessoas
cegas também possam apreciar as imagens. Para isso, traz ilustrações visuais e em
relevo táteis, acompanhadas do texto em tinta e em Braille, que proporcionam
uma outra experiência sensorial. A intenção é provocar reflexões e
questionamentos acerca da acessibilidade e inclusão e a importância do ensino
de desenho para quem tem deficiência visual. Para apreciar a mostra, o público
poderá colocar vendas nos olhos e explorar os quadros com as mãos.
A exposição faz parte do Circuito Sesc de Artes Visuais e a visitação acontece até 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30, com entrada gratuita. O Sesc oferece visitas mediadas para grupos escolares e interessados no assunto podem agendar pelo fone (47) 3521.2798. A Galeria de Artes da Fundação Cultural de Rio do Sul fica na Rua Ruy Barbosa, 204 - Bairro Budag.
Por: Sidineia Luiz Köpp, técnica de Cultura do Sesc em Rio do Sul
Exposição "Mãos para Ver" em Rio do Sul: Mais de mil visitantes já passaram pela Galeria de Artes
24/08/2017 - Atualizado em 01/09/2017 - 877 visualizações
0 Comentários