Espetáculo infantojuvenil “A Menina e o Pássaro” chega à Rede de Teatros Sesc com entrada gratuita

A história inspirada na obra de Rubem Alves sobre uma criança descobrindo a saudade ganha apresentações gratuitas encenadas pelo Coletivo Emaranhado, de Vitória (ES).


26/08/2024 - Atualizado em 27/08/2024 - 612 visualizações

Dança, teatro e música

A Rede de Teatros Sesc traz para Santa Catarina o espetáculo infantojuvenil “A Menina e o Pássaro”, do Coletivo Emaranhado, de Vitória (ES), para apresentações gratuitas, entre os dias 3 e 10 de setembro. A peça é inspirada na obra "A Menina e o Pássaro Encantado" de Rubem Alves, e combina elementos da literatura, dança, teatro e música para criar uma experiência única. 

Através de uma viagem até o mundo de "Tão Belo", o espetáculo se propõe a tratar de temas como saudade, amor e o cuidado com o meio ambiente. Na história infantil, Menina sofre com a ausência do Pássaro e resolve prendê-lo para que não fique mais longe dela. Na gaiola, o amigo perde o encanto e ela entende que, em qualquer relacionamento, é a liberdade do outro que o faz mais bonito.

As apresentações acontecem nos teatros do Sesc Prainha – Florianópolis (03/09), Itajaí (04/09), Joinville (05/09), Jaraguá do Sul (06/09), Lages (08/09), Concórdia (09/09) e Chapecó (10/09). Como ingresso social, o público é convidado a doar itens de higiene pessoal na entrada. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Através de movimentos teatrais e brincadeiras coreografadas, o espetáculo busca despertar o imaginário infantil.

Sinopse: O espetáculo acontece em Tão Belo, mundo imaginário de uma Menina que tinha como seu melhor amigo o Pássaro. Entre as idas e vindas deste Pássaro todas as sensações captadas em Tão Belo vão ganhando cor, vida e sentido.
Duração: 45 min.
Classificação: Livre

+ Poesia

Era uma vez um lugar chamado Tão Belo
Uma ilha que tem chocolates
de embrulhos amarelos
Onde nas ruas se ouvem tambores
E se vê cultura de todas as cores.
Era uma vez (outra vez)
Uma menina
Duas
Ou três
Dançando uma história linda de amor, inevitavelmente bela
Insuportavelmente bela
Em um lugar onde o pôr do sol é rosa
ao invés de amarelo.
Ei, psiu!
Agora vamos nos aquietar, pois o espetáculo já vai começar!
Mas antes, não se esqueça, este lugar só se torna mágico para quem tem coragem de sonhar.

Sobre o grupo

Fundado em 2013, o Coletivo Emaranhado coleciona uma trajetória de muitas conquistas, como o Prêmio Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2018. Capixaba, o grupo é formado por artistas que se interessam pela dança como eixo central de suas pesquisas visando, sobretudo, suas possíveis relações transversais com outras linguagens. As obras refletem sobre o que indica ou acentua os signos da arte negra pelo gesto, e o que seria o descortinar do corpo a partir da dança negro-brasileira, além de como seriam os ensinamentos introdutórios sobre o corpo a partir de sua utilização na dança negra.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .