O circuito nacional Palco Giratório Sesc apresenta o espetáculo “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”, da Cia Caixa do Elefante (RS), com duração de uma hora e vagas limitadas, em Balneário Camboriú (06/10), Blumenau (08/10), Brusque (11/10) e Rio do Sul (12/10). A peça utiliza objetos para proporcionar aos pequenos um universo de histórias e imaginação. No “esconder e revelar” tudo se transforma em histórias e brincadeiras de acordo com a imaginação de cada bebê.
Com direção de Mario de Ballentti, a peça contém diferentes tipos de linguagens. As atrizes Ana Luiza Bergmann e Bruna Espinosa interagem e fazem do público parte importante da apresentação. Um teatro feito para bebês, crianças pequenas (de zero a três anos) e quem mais gostar da liberdade de expressão.
Os adultos também se encantam e deixam os pequenos livres para criarem o próprio universo de acordo com o que entendem. Construída através da pesquisa sobre bebês do pedagogo Paulo Fochi, a proposta permite a experiência de manipular os materiais. Nada é estimulado, apenas permitido. Após o espetáculo haverá um bate-papo com os artistas aberto ao público em geral. A programação detalhada com locais e horários pode ser consultada em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/palco-giratorio-cuco
Em Blumenau (08/10) e Rio do Sul (13/10), haverá um “Pensamento Giratório com a Cia Caixa do Elefante”, mediado por artistas e educadores locais, sobre “O direito das crianças pequenas à cultura”. A roda de conversa é direcionada para pais, artistas, educadores e outros profissionais interessados na produção artística e pedagógica para bebês.
Palco Giratório 2018:
O Palco Giratório 2018, maior circuito de artes cênicas do Brasil, traz a todas as regiões do Estado espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. São esperadas 10 mil pessoas em 92 dias de programação. De abril a novembro, Santa Catarina recebe 80 apresentações, 7 Pensamentos Giratórios e 2 intercâmbios com artistas locais, além de 68 horas de oficina. O projeto envolve mais de 130 artistas de todas as regiões do país, que apresentarão a pluralidade das artes cênicas brasileiras em 10 circuitos pelo interior de Santa Catarina. Em agosto, todos se encontram no Festival Palco Giratório, em Florianópolis, que esse ano comemora seus 15 anos no Estado. O público pode aguardar muitas emoções, magias e encantamentos.
Sinopse de “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”:
As fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Essa é a atmosfera criada pelo espetáculo, como um jogo entre o esconder e o revelar, em meio a experiências lúdicas e estéticas dos bebês. A brincadeira ficcional de criar e dar sentidos assume formas diversas, como um ninho e uma cama acolchoada, num espaço que acolhe fantasias, surpresas e tudo o que é percebido e colecionado a cada momento pela sensibilidade das crianças pequenas. Livre. Duração: 60 minutos.
Confira o teaser da peça “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro”: https://www.youtube.com/watch?v=P8tsLQ1T5Cc&feature=youtu.be
Ficha Técnica do Espetáculo:
Roteiro e Direção: Mário de Ballentti
Pesquisa e Concepção Pedagógica: Paulo Fochi
Elenco: Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari Espinosa
Cenografia, Figurinos e Objetos Cênicos: Margarida Rache
Composição de Trilha Sonora, Arranjos, Execução e Programação de Instrumentos: Marcelo Delacroix e Beto Chedid
Vocais: Simone Rasslan
Piano: Fernando Spillari
Violão e Bandolim: Veco Marques
Violoncelo: Rodrigo Alquati
Gravado nos Estúdios da Central de Trilhas
Gravações Adicionais nos Estúdios Marquise 51 e Tec Áudio
Operação de Luz e Som: Marcos Nicolaiewsky
Criação de Luz: Fabrício Simões
Criação Gráfica: Clo Barcelos
Desenhos: Mário de Ballentti
Produção do grupo e Prospecção: Ana Luiza Bergmann
Sinopse do Pensamento Giratório da Cia Caixa do Elefante “O direito das crianças pequenas à cultura”:
Em Blumenau (08/10) e Rio do Sul (12/10), o grupo participa de uma mesa de conversa, mediada por artistas e educadores locais, sobre o processo de montagem do “Cuco - A linguagem dos bebês no teatro”, criado a partir da observação das primeiras experiências sensórias que esta faixa etária estabelece ao chegar ao mundo: o jogo entre aparecer e desaparecer. A criação do espetáculo estabelece um encontro entre teatro e pedagogia, problematizando os conceitos de infância e buscando a elaboração de uma linguagem que dialogue com o universo das crianças pequenas. A conversa é direcionada para pais, artistas, educadores e outros profissionais interessados na produção artística e pedagógica para bebês.
Espetáculo 'Cuco – a linguagem dos bebês no teatro' pensado para crianças até 3 anos chega a quatro cidades pelo Palco Giratório
02/10/2018 - Atualizado em 02/10/2018 - 713 visualizações
0 Comentários