A biblioteca do Sesc em Brusque recebeu o escritor brusquense Valdir Appel, ex-goleiro que já defendeu diversos times brasileiros. Diante dos alunos de Iniciação Esportiva do Sesc e estudantes da região, ele narrou sua trajetória no futebol, e também fez questão de destacar a importância dos estudos para os atletas mirins que estavam presentes.
“Essa ideia de falar com as crianças foi uma excelente oportunidade que nasceu no Sesc em Brusque. É fascinante perceber as reações delas. Aviso a elas que o projeto de futuro vai passar pelo estudo. As crianças e famílias que apóiam os jovens atletas devem estar preparados para o sucesso ou fracasso dentro das quatro linhas. Por isso estudar sempre é fundamental”, reforçou.
Valdir Appel foi revelado pelo Paysandú, de Brusque, e entre 1966 a 1973 atuou no Vasco da Gama. Em 1969, atuava como goleiro reserva do Andrada, aquele que deixou Pelé marcar seu histórico milésimo gol no Maracanã.
Aos 72 anos, hoje é escritor e já registrou em três livros crônicas sobre sua carreira e o mundo da bola: Na Boca do Gol (2006), O Goleiro Acorrentado (2010) e Onde Ele Pisa Nascem Histórias (2014).
Foi um momento importante para esses jovens atletas. Valdir mostrou como é ser um jogador profissional e isso é bacana, porque muitos querem ser jogadores. E por enfatizar a parte educacional e social se torna mais especial ainda, pois vem de encontro ao nosso objetivo com os alunos”, afirma o Gustavo Luiz de Souza Vinotti, instrutor de Iniciação Esportiva no Sesc em Brusque.
Ao final da conversa, foi realizado um jogo de perguntas e respostas sobre a Copa do Mundo. Os participantes ganharam de brinde uma camisa e o último livro do escritor.
“Foi legal. Falou curiosidades sobre futebol. Ganhei um livro do Valdir e vou ler! Gostei bastante do quiz", conta o estudante Luiz Filipe Becker Pedroso, 13 anos, 8º ano da Escola Paquetá.
“Aprendi bastante. Não conhecia muitos dos times que ele jogou. E que tem que estudar bastante pra ser jogador de futebol”, (Matheus Horst Bocardi, 10 anos, 5º do Sesc Escola e participante da Escola de Iniciação Esportiva do Sesc em Brusque)
Atualmente, Valdir é presidente do Clube Esportivo Paysandú e também trabalha no livro do centenário do clube que será completado em dezembro de 2018. Sobre a Copa do Mundo, que se aproxima, Valdir acredita que as equipes estão equilibradas: “A Copa será decidida pelos talentos individuais. Nesse quesito os brasileiros fazem a diferença. O Brasil tem elementos para levar a taça.”
(Colaboração: Paulo Eduardo Castellain)
Encontro com o Escritor, em clima de Copa do Mundo
08/06/2018 - Atualizado em 15/06/2018 - 523 visualizações
0 Comentários