O projeto Diálogos Audiovisuais, iniciativa do Sesc Brasil que tem como objetivo investigar, propor ações formativas e debater associações possíveis entre filmes que fizeram parte de edições da Mostra Sesc de Cinema segue até o dia 8 de novembro. O projeto destaca obras audiovisuais que tenham vocações artísticas distintas do próprio cinema, criadas para diferentes plataformas que não somente a sala escura, tais como videoarte, videodança, poesia visual, videoclipe, registros etnográficos, debates, registros educativos, performances e games.
A edição #07 do projeto conta a ação formativa realizada pelo Sesc-SC com o tema “Mulheres e Cinema: a importância do poder de decisão na criação das narrativas audiovisuais” e acontece no dia 14 de outubro, às 19h, com participação das cineastas Cíntia Domit Bittar e Maria Augusta Vilalba Nunes (Novelo Filmes/SC). A programação será transmitida ao vivo através do YouTube do Sesc-SC. Todos os filmes e obras audiovisuais que foram selecionadas para o projeto estão disponíveis no YouTube do Sesc Brasil.
A ação formativa será dividida em três blocos de quarenta minutos cada. No primeiro bloco, Maria Augusta fará um resgate histórico das mulheres pioneiras do audiovisual no Brasil e no mundo, refletindo sobre as dificuldades e a invisibilidade das mesmas, mas também o legado de suas conquistas. No segundo, Cíntia contextualizará o tema na conjuntura contemporânea sociocultural, explanando sobre os avanços e os desafios no audiovisual brasileiro independente e considerando a importância de as mulheres ocuparem postos de tomada de decisão na criação das narrativas. Ao final, o terceiro bloco será um espaço de diálogo com o público, através de perguntas e respostas.
Mini Bio:
Maria Augusta Vilalba Nunes
Maria Augusta V. Nunes é roteirista, diretora e sócia da produtora Novelo Filmes (Florianópolis). Escreveu e dirigiu o curta-metragem "Apenas o Que Você Precisa Saber Sobre Mim" (2018), que teve sua estreia no 30º Cinélatino Rencontres de Toulouse (onde recebeu o prêmio CCAS SHORT FILM AWARD - PRIX DES ÉLECTRICIENS GAZIERS) e no Brasil, no 41° Guarnicê Festival de Cinema (onde recebeu prêmio de Melhor Roteiro). O filme também esteve selecionado para os festivais de Oberhausen, Gramado, Kinoforum, Curta Cinema, Mix Brasil, entre outros. Maria Augusta é formada em cinema e vídeo pela Unisul (2007) e possui doutorado em Literatura pela UFSC.
Cíntia Domit Bittar
Cíntia Domit Bittar é sócia-fundadora da Novelo Filmes (Florianópolis, 2010), onde atua como diretora, produtora, montadora e roteirista de obras com forte presença em festivais desde 2011. A mais recente é “Baile”, finalista do GP do Cinema Brasileiro 2020 e qualificado ao Oscar (2021) pelo prêmio de Melhor Curta no 60º FICCI (Cartagena IFF), destacando ainda: Melhor Direção - 29º Curta Cinema (Rio ISFF), Top 10 do público - 30º Kinoforum (São Paulo ISFF); seleções oficiais no 66º Oberhausen ISFF, 44º Hong Kong IFF; 38º Uruguay IFF, 21º Festival do Rio. Como ativista, pauta o feminismo no cinema e políticas para o audiovisual brasileiro. Compõe a diretoria da API - Associação das Produtoras do Audiovisual Brasileiro, vice-presidente do Santacine - Sindicato da Indústria Audiovisual de SC, titular do Audiovisual no Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis. Graduada em Cinema (Unisul, 2007).
Diálogos Audiovisuais – Mulheres e Cinema: a importância do poder de decisão na criação das narrativas audiovisuais
07/10/2021 - Atualizado em 08/10/2021 - 532 visualizações
0 Comentários