
Contação de histórias
Vai começar Baú de Histórias 2025, projeto do Sesc que, há 23 anos, promove a circulação de espetáculos de contação de histórias em Santa Catarina. Com uma trajetória consolidada, a iniciativa estimula a leitura e contribui para o desenvolvimento educacional e cultural das crianças, além de reconhecer e valorizar os contadores de histórias como profissionais essenciais na formação cultural das novas gerações.
Seis espetáculos foram selecionados para circular o estado nesta edição, com base em critérios como qualidade artística, relevância literária, potencial de inovação, valorização da diversidade cultural, atendimento ao público preferencial e alinhamento com os objetivos do projeto. São eles:
Projeto chegará a mais de 27 mil crianças
A programação será realizada por 37 unidades do Sesc-SC e pelos três hotéis da Instituição no estado: Hotel Sesc Cacupé (Florianópolis), Hotel Sesc Blumenau e Pousada Rural Sesc Lages. As unidades promovem duas apresentações de cada grupo, com sessões voltadas às escolas e outras abertas ao público em geral. Os hotéis recebem uma apresentação por etapa, destinada a hóspedes e visitantes.
A circulação estadual acontece em três etapas simultâneas, programadas para os meses de maio, julho e setembro. As primeiras contações acontecem a partir da próxima segunda-feira, 5 de maio.
No total serão 231 apresentações gratuitas. A expectativa é de atender aproximadamente 27.643 crianças em todas as regiões de Santa Catarina.
Saiba mais sobre os espetáculos
A Grande Invenção
Em um grão de terra preta viviam o pequeno João, uma bactéria, a Dona Dorotéia, uma centopéia, e a MinhÓca. Para desvendar o sumiço das cascas de frutas e verduras, que alimentavam todos que lá viviam, os três irão viver uma incrível aventura! Nesse percurso descobrem que o elo entre os mundos precisa ser reestabelecido, mas, para isso, terão que criar juntos A Grande Invenção.
A Princesa Margarida: Um musical brincante
A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa.
A Caixa de Histórias
“A Caixa de Histórias” é a reunião de três histórias contadas de maneiras diferentes. Em “Cabritos, Cabritões” três cabritos precisam atravessar uma ponte para comer um capim verdinho e delicioso. Para isso eles precisam enganar uma Ogra perigosa. Em “Clic e Cloc” duas aves que andavam sempre juntas, sem desgrudar, certo dia, por um acaso, separam-se, vivendo aventuras únicas que lhes ensinam o valor da amizade, estando perto ou longe uma da outra. Em “Entre Nuvens” uma menina que adorava ficar olhando o céu conta com a ajuda de um menino para trazer cor e alegria para a cidade que não tinha tempo de sonhar.
O Velho que faz florescer árvores e o Fiel Shiro
A terra, em algumas culturas, representa os nossos ancestrais, as pessoas que estiveram antes de nós, até que nós existíssemos. Plantamos, regamos, cuidamos… O velho que faz florescer árvores e o fiel Shiro nos convidam ao encontro com o velho Japão e suas lendas. Conta a história de uma pequena aldeia onde um cachorro e seu dono nos mostram por meio da relação, sentimentos adormecidos que habitam em cada um de nós.
Felpo Filva
Rabisco e Rascunho são dois personagens dessa peça, que contam a história de Felpo Filva, um coelho poeta solitário que tem uma orelha mais curta que a outra. Certo dia Felpo recebe uma carta de uma fã que acha suas poesias pessimistas, a partir daí muitas transformações vão acontecer na vida de Felpo.
A Roupa nova do Rei
O espetáculo narra à cômica história de um Rei vaidoso e sua corte, que envolvidos pela vaidade exacerbada, deixam-se enganar por falsos tecelões que prometem ao Rei um tecido nunca antes visto. A peça além de divertir, propõe reflexões sobre ética e sociedade.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários