Em Florianópolis, a escritora Paloma Vidal (SP) ministra a oficina “Não escrever: oficina de textos inacabados”, das 19h às 22h, no Teatro Sesc Prainha. A proposta é trabalhar com a escrita a partir das ideias de preparação e inacabamento, através da leitura e da produção de textos inacabados, como listas, esboços e projetos, para pensar sobre o que se escreve enquanto não se escreve. As inscrições podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes do Sesc, na Travessa Syriaco Atherino, 100, centro.
Clique aqui para mais informações
No Sesc em Balneário Camboriú, o escritor, músico e terapeuta, Carlos Correia (PA) comanda a oficina “Criação Poética Sensorial Inclusiva”, das 18h30 às 22h. O objetivo é estimular os sentidos para a criação de poemas, seja a visão, o olfato, paladar ou o tato. Desafiar o corpo a ir além do que estamos acostumados, seja por uma pessoa com deficiência ou não. A iniciativa tem como premissa básica a criação de jogos perceptivos-cognitivos estruturados para estimular os sentidos dos participantes, provocando a aptidão para criar poemas. As inscrições podem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes da Unidade, na Avenida Central, 360.
Clique aqui para mais informações
“Que História Conta sua história?” é o tema da oficina ministrada pela escritora Flávia Péret (MG) na Casa Sesc em Laguna, das 19h às 22h. Ela vai incentivar os participantes a escreverem narrativas pessoais sobre suas histórias de vida. A proposta é estimular as pessoas (de todas as faixas etárias, exceto crianças) a escrever, apropriando-se da linguagem de forma ativa, poética e lúdica. Para isso, será criado um espaço destinado à escrita no qual os participantes serão estimulados a escrever textos narrativos e ficcionais – nos mais diversos gêneros - a partir das próprias memórias e das suas respectivas histórias de vida. As inscrições podem ser realizadas na Casa de Cultura, na Rua Santo Antônio, 10, centro.
Clique aqui para mais informações
Sobre os escritores:
Paloma Vidal
Paloma Vidal é escritora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou, entre outros, o romance “Mar azul” (2012); as peças “Três peças” (2014); o livro de contos “Dupla exposição” (2016), com imagens de Elisa Pessoa, e “Ensaio de voo” (2017), pela editora artesanal Quelônio. Suas publicações mais recentes são Wyoming e Menini (2018), com textos do blog "Lugares onde eu não estou” (www.escritosgeograficos.blogspot.com). É editora da revista Grumo (www.salagrumo.com) e da coleção Entrecríticas (editora Rocco), de ensaios de crítica contemporânea. Dirige o ciclo de palestras performáticas "Em obras” (https://cicloemobras.wordpress.com), já realizado em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.
Carlos Correia
Carlos Correia Santos é escritor, músico e terapeuta. Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia e Graduando em Pedagogia. Pós-graduado em Educação Especial com Ênfase na Inclusão; em Psicopedagogia Clínica; em Educação Musical e Ensino de Artes; em Musicoterapia; e em Autismo. Tem se destacado na área de arte-inclusão com pesquisas e espetáculos ligados ao tema. É criador do Cena Especial - Teatro Inclusivo, projeto de extensão realizado na Fibra com o qual criou o primeiro grupo de teatro inclusivo da região Norte. Venceu o Prêmio Funarte de Dramaturgia por três anos consecutivos (2003, 2004 e 2005); o Prêmio Funarte Petrobras de Fomento ao Teatro (2005); o Prêmio Funarte Petrobras de Circulação Nacional (2006); e duas vezes o Edital Seleção Brasil em Cena do Centro Cultural Banco do Brasil (2007 e 2011). Incluídos no Catálogo da Dramaturgia Brasileira, de Maria Helena Kühner, seus textos já foram apresentados em várias cidades como Belém, Recife, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, além de terem sido traduzidos para o espanhol e o francês.É autor dos romances "Velas na Tapera" e "Senhora de Todos os Passos"; do livro de poemas "Poeticário"; e dos textos para teatro "Nu Nery", "Ópera Profano", "Batista" e "Não Conte com o Número Um no Reino de Numesmópolis", este vencedor do III Concurso Literatura para Todos (2009), promovido pelo Ministério da Educação.
Flávia Perét
Escritora e professora, Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG. Desde 2009, participa e desenvolve projetos, oficinas e processos formativos no campo da escrita e seu diálogo com outras linguagens. Já publicou os livros: Imprensa Gay no Brasil (2011), 10 Poemas de Amor e de Susto (2013), Outra Noite (2014), Novelinha (2016) e Uma Mulher (2017). Vive e trabalha em Belo Horizonte.
0 Comentários