Nesta semana foi dada a largada para o 15º Festival Palco Giratório, que até 31 de agosto movimenta a capital catarinense com programação intensa. Durante o evento, as 20 companhias selecionadas para a circulação nacional do Palco Giratório e grupos convidados apresentam o que há de melhor nas linguagens de teatro, circo e dança, em espetáculos para adultos, crianças, adolescentes e também para bebês. São 28 apresentações artísticas, oficinas, reflexões, debates e painéis, em diversos espaços da cidade.
Na sexta-feira (03/08), às 20h, no Teatro Sesc Prainha, o público poderá assistir ao espetáculo “Arame Farpado”, do Coletivo Arame Farpado. A dramaturgia da peça foi criada a partir de memórias de universitários oriundos da periferia e aborda dificuldades como: permanecer no espaço universitário; estabelecer diálogo entre a cultura periférica e a academia; desconstruir o conhecimento. O ambiente acadêmico circundado por uma cerca que o demarca como um espaço para a classe dominante. 4 atores, com suas memórias e anseios, tentam furar essa cerca, trazendo para o centro da cena acadêmica o que hoje é periferia. (Classificação 14 anos)
No sábado e domingo, a magia do circo vai contagiar os espectadores. A Turma do Biribinha apresenta o espetáculo “Magia”, no dia 04/08 (sábado), às 20h, na Casa do Palhaço. A peça aborda a saga de um palhaço contratado para o desafio de produzir e dirigir um filme sem elenco e sem dinheiro (Classificação 12 anos). No dia 05/08 (domingo), o espetáculo “A Salto Alto – Entre Gentilezas e Extermínios”, do Circo no Ato, do Rio de Janeiro (foto ao lado), será apresentado às 20h, no Ceart/Udesc. O espetáculo de circo adulto profana a fábula romântica da Cinderela tendo como principal crítica o consumismo desenfreado da nossa sociedade. A peça traz a história de sete pessoas que, ao terem acesso a uma outra maneira de viver, se despem de suas experiências para vestir essa realidade. (Classificação Livre)
Mais circo na programação
Neste ano, o Palco Giratório destaca o circo como espaço de resistência, responsável por despertar tantas emoções na plateia, capaz de transportar os espectadores a mundos imaginários e, ao mesmo tempo, levar a reflexões de temas atuais. Por isso, espetáculos de diferentes regiões do Brasil valorizam a arte da palhaçaria, a tradição do circo-teatro de lona, e também trazem novidades.
A programação circense do Festival Palco Giratório traz ainda outros três espetáculos: “Clake”, do Circo Amarillo, de São Paulo, será apresentado na Praça Tancredo Neves (ao lado do Sesc Prainha), no dia 10/08 (sexta), às 15h. Dirigido por Domingos Montagner (in memoriam), o espetáculo de rua cômico apresenta sequências de gags clássicas, combinadas com a linguagem contemporânea. A obra é inspirada nos autômatos e nas sonoridades possíveis a partir de diferentes instrumentos e buzinas, e valoriza a arte do palhaço e a comicidade popular através da renovação da tradição das duplas cômicas. (Classificação Livre). A Traço Cia. de Teatro, de Florianópolis, que apresenta o espetáculo: “Provisoriamente não cantaremos o amor”, no dia 19/08 (domingo), às 20h, no Teatro Sesc Prainha (Classificação 14 anos). O freak show “Animo Festas”, do grupo paulista La Cascata Cia. Cômica, apresenta um humor ácido no dia 25/08 (sábado), às 20h, no Teatro Sesc Prainha. Na montagem, o universo do palhaço é personificado na sombria figura de Klaus, que narra suas memórias no submundo de festas infantis. Klaus sobrevive de performances em festas infantis e narra suas memórias no submundo desses eventos ao som de rock, música francesa e trilhas infantis dos anos 1990. (Classificação 18 anos)
Locais e ingressos:
A programação acontece no Teatro do Sesc Prainha, Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC), Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), Casa do Palhaço, Udesc, Ufsc e em espaços públicos. Os ingressos para os espetáculos custam R$ 10,00 (meia-entrada e trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes) e R$ 20,00 (inteira) e podem ser adquiridos antecipadamente no Sesc Prainha a partir de 25 de julho; para as peças que ocorrem no TAC e CIC, também estarão à venda nestes locais. A programação contempla ainda atrações gratuitas.
CLIQUE AQUI para acessar a agenda completa!
0 Comentários