O Sesc recebe, pelo sétimo ano consecutivo, o Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Nesta edição, o projeto cultural “Baú de Histórias” é um dos vencedores na categoria desenvolvimento cultural. A iniciativa promove a arte da contação de histórias no Estado de Santa Catarina, incentivando o hábito da leitura em crianças e jovens. Propõe a circulação estadual de espetáculos de narração de histórias, dirigido ao público jovem e infantil. É uma ação em prol do incentivo à leitura, da valorização do contador de histórias como profissional reconhecido e da difusão da literatura.
O projeto iniciou no ano de 2002 e já circulou os principais narradores de histórias catarinense e brasileiros, como Paulo Freire, Celso Sisto, Sérgio Bello, Margarida Baird, Cristina Magdaleno, Tapetes Contadores de Histórias, Luiz Canoa, Toni Edson, Matakiterani dentre muitos outros. Em 17 anos de circulação, as apresentações dos espetáculos somam uma plateia de 420 mil pessoas.
A cerimônia de entrega do principal prêmio da área de cidadania empresarial acontecerá no dia 18 de julho, na Fiesc, em Florianópolis. A ADVB/SC apresentará os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã 2019 que certifica iniciativas de empresas e instituições catarinenses em três áreas: Preservação Ambiental, Desenvolvimento Cultural e Participação Comunitária, e teve um acréscimo de 65% nas inscrições dos cases este ano.
Há 21 anos, o prêmio tem o objetivo de reconhecer as empresas catarinenses que praticam a responsabilidade social e são comprometidas com o bem-estar da sociedade. A avaliação dos cases foram realizadas por professores da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
Sobre Baú de Histórias
Em 2019 estão programados quatro circuitos, em 30 cidades, totalizando 240 apresentações e com estimativa de público de 24.800. Recebem a programação: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Caçador, Canoinhas, Capinzal, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Mafra, Palhoça, Pouso Redondo, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão, Urubici, Vidal Ramos e Xanxerê.
Para os artistas, a circulação trata-se de um intensivo de apresentações, que demanda preparo, mas que também contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos projetos. O contato diário com o público e com diferentes realidades propõe que o artista esteja em constante transformação. As apresentações são gratuitas e após cada realização o artista se coloca à disposição para debate com o público.
Ao longo dos dezessete anos em que o projeto Baú de Histórias é realizado, são observados momentos de troca, histórias compartilhadas, dicas de leitura, estímulo ao ouvir e contar, vivências artísticas, ações de formação e valorização da narrativa oral, resgate de histórias que pertencem a cultura popular, acesso a produção artística e fruição.
“Baú de Histórias” do Sesc conquista Prêmio Empresa Cidadã 2019 ADVB/SC
21/06/2019 - Atualizado em 24/06/2019 - 497 visualizações
0 Comentários