
Arte da Palavra
O Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país, conta com a participação de quatro artistas indicados pelo Sesc Santa Catarina na edição 2025. André Timm, Geni Núñez, Luan Renato e Pretto Lauffer foram selecionados para percorrer diversas unidades do Sesc, levando suas experiências e produções literárias a públicos de diferentes regiões do Brasil. A seleção dos participantes é feita por uma curadoria coletiva composta por especialistas do Sesc de todo o Brasil.
O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um Circuito de Autores, apresentações que privilegiam a Oralidade, e oficinas de Criação Literária, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas.
Conheça dos selecionados:
André Timm
O escritor André Timm participará do Circuito Autores do Arte da Palavra, pelos estados de Mato Grosso, Pará e Pernambuco, levando sua experiência literária, reflexões sobre a escrita contemporânea e leituras de suas obras.
Natural de Porto Alegre (RS) e radicado em Santa Catarina desde 2004, André Timm é uma das vozes marcantes da literatura brasileira atual. Autor de obras que exploram os limites da linguagem e da existência, publicou Insônia (2011), Modos Inacabados de Morrer (2017) – romance finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e também editado na Itália – e Morte Sul Peste Oeste (2020), que recebeu o Prêmio Minuano de Literatura 2021. Em 2018, foi vencedor do Prêmio Off Flip, da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty. Em 2024, lançou Objeto Cintilante: História Sulfúrea, mais uma obra que reafirma sua escrita provocadora e sensível.
Geni Núñez
A escritora, psicóloga e ativista indígena Geni Núñez também integra o Circuito Autores e circulará pelos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Tocantins, compartilhando reflexões potentes sobre afeto, ancestralidade e mundos possíveis.
Integrante do povo guarani, Geni Núñez desenvolve uma trajetória intelectual e política marcada pelo ativismo indígena, pelos estudos decoloniais e pela escrita como forma de resistência. Atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). É autora de obras que propõem outras formas de imaginar o viver: "Jaxy Jatere, o Saci guarani" (2023, Harper Kids), uma releitura indígena de mitos da infância brasileira; "Descolonizando Afetos: experimentações sobre outras formas de amar" (2023, Planeta), que aborda afetos e relações sob a ótica decolonial; e "Felizes por enquanto: escritos sobre outros mundos possíveis" (2024, Planeta), seu mais recente lançamento.
Luan Renato
O multiartista e poeta de terreiro Luan Renato é um dos nomes que integram o Circuito Oralidades do projeto Arte da Palavra Em 2025, ele circulará pelos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, levando sua arte que transita entre teatro, poesia falada e performance.
Mestrando em Artes Cênicas pelo CEART/UDESC, Luan é um dos fundadores do Poeira Grupo de Teatro, coletivo de Teatro Negro com sede em Florianópolis (SC), onde desenvolve pesquisas cênicas centradas em narrativas negras do Sul do Brasil. É criador do monólogo POEIRA (2019) e codiretor-intérprete da peça Percursos: o último voo de um menino (2022), trabalhos que se propõem como documentos-cênicos da memória individual e ancestral.
Atuante na cena da slam poetry, Luan Renato foi campeão catarinense de poesia falada e representou Santa Catarina no Slam BR em 2022. Seu trabalho articula oralidade, corpo e território como formas de resistência e reinvenção, destacando-se na construção de poéticas negras e periféricas.
Preto Lauffer
O escritor e produtor cultural Preto Lauffer integra o Circuito Criação Literária do projeto Arte da Palavra. Ele levará sua experiência e visão potente sobre a escrita e a vida para os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, onde conduzirá oficinas voltadas à criação literária, à escuta ativa e à transformação social por meio da palavra.
"Filho da Favela, racismo e preconceito", assim se descreveu aos sete anos em uma das suas primeiras composições, encontrando na escrita uma forma de resistência e construção de identidade. Com uma trajetória que cruza a pedagogia social, o ativismo cultural e a poesia urbana, atua em projetos socioculturais desde 2008. Seu envolvimento com a cultura Hip Hop começou ainda em 1999, sendo reconhecido hoje como "traficante de poesias" — expressão que sintetiza sua proposta de circular afetos, ideias e insurgências através da palavra. Pai, educador e escritor, atualmente trabalha no lançamento do seu segundo livro, intitulado de "Ansiolítico Poético".
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários