Arte da Palavra Sesc promove debates com autores em 16 cidades catarinenses

Quatro escritores brasileiros circulam o estado: Débora Ferraz (PB), Jéssica Balbino (MG), Marcelo Moutinho (RJ) e Odailta Alves (PE).


09/05/2023 - Atualizado em 09/05/2023 - 872 visualizações

Pluralidade e intercâmbio de escritores movimenta a arte literária

“Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”  um das mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país, chega a Santa Catarina com o Circuito de Autores.  Essa primeira programação do ano no estado, acontece entre os dias 15 de maio e 1º de junho, em 16 Unidades Sesc-SC, com debates entre duas duplas de escritores.

A mineira Jéssica Balbino e a pernambucana Odalita Alves participam do debate debate "Literatura e corpo: vozes insurgentes" em São Miguel do Oeste (15/05), Chapecó (16/05), Concórdia (17/05), Joaçaba (18/05), Tubarão (29/05), Araranguá (30/05), Palhoça (31/05) e Florianópolis – Prainha (01/06).

Já a dupla composta pelo carioca Marcelo Moutinho e a paraibana Debora Ferraz circula por Lages (15/05), Rio do Sul (16/05), Blumenau (17/05), Itajaí (18/05), Balneário Camboriú (29/05), Jaraguá do Sul (30/05), Joinville (31/05) e Canoinhas (01/06), com o debate  "A prosa do cotidiano".

Além das mesas de debates nas Unidades do Sesc, em cada cidade os autores visitam escolas, para apresentar aos alunos suas obras e discutir aspectos inerentes à fruição literária, fomentando o gosto pela leitura e escrita.

O Circuito de Autores é voltado para promover autores de diversas categorias da literatura brasileira. "Há hoje, no Brasil, uma diversidade de vozes literárias em constante e viva produção. Boa parte desses artistas é pouco conhecida fora das localidades onde atuam, o que demanda uma necessidade de intercâmbio desses autores para fazer circular suas obras e ideias, possibilitando que diferentes vertentes literárias sejam conhecidas em diversas regiões", reforçam os realizadores.

A maior marca do projeto é a pluralidade e intercâmbio de artistas que estimula e movimenta a arte literária em cada cidade que recebe o projeto. 

Conheça os escritores participantes do Circuito de Autores do Arte da Palavra - Rede Sesc de Leituras, em Santa Catarina: 

Débora Ferraz (PB)​

Doutora em Escrita Criativa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com mestrado em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição (2010). Como jornalista foi repórter em veículos impressos e audiovisuais, e colabora frequentemente com jornais e revistas brasileiros (Suplemento Pernambuco, Vacatussa). Já publicou contos em jornais, revistas e antologias. Seu romance de estreia "Enquanto Deus não está olhando", foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2014 (Romance) e do Prêmio São Paulo de Literatura de 2015.  

Jéssica Balbino (MG)​

É jornalista, escritora, psicanalista em formação, mestre em comunicação pela Unicamp, premiada pelo Governo do Estado de Minas Gerais com o projeto "Margens" e pelo Minc com o livro-reportagem “Hip-Hop A Cultura Marginal.” É autora também dos livros “gasolina e fósforo: meu corpo em chamas” e “Traficando Conhecimento”. Colunista do Estado de Minas e do blog Puta Peita, escreve sobre corpos e literatura. É criadora e editora do "Margens", projeto que difunde conteúdo sobre mulheres periféricas na escrita. 

Marcelo Moutinho (RJ)​

É autor dos livros “A palavra ausente" (Malê, 2022), “Rua de dentro” (Record, 2020) e “Na dobra do dia” (Rocco, 2015), entre outros. Com "A lua na caixa d’água” (Malê, 2021), conquistou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Crônica. Também recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional de melhor livro de contos de 2017, com "Ferrugem", editado pela Record. Publicou ainda títulos infantis e organizou antologias, como “Contos de Axé – 18 histórias inspiradas nos arquétipos dos orixás” (Malê, 2021). Trabalha com as narrativas curtas (contos e crônicas)

Odailta Alves (PE)​

É formada em Letras, doutoranda em linguística pela UFPE. É mulher negra, lésbica, nascida na favela de Santo Amaro (Recife). É atriz, escritora (7 livros publicados), palestrante e formadora com ênfase em práticas antirracistas e antilgbtfóbicas. Também coordena o Coletivo de Escritoras Negras de PE e o Projeto Mala Preta. Sua obra apresenta caráter denunciativo mas também se manifesta através da poesia erótica.

+  Arte da Palavra Sesc

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:

- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .