Arte da Palavra Sesc apresenta espetáculos poéticos gratuitos em 16 cidades catarinenses


21/09/2022 - Atualizado em 22/09/2022 - 742 visualizações

O Arte da Palavra Sesc – Rede Sesc de Leituras, um dos mais importantes projetos de valorização da literatura brasileira no país volta a Santa Catarina para mais uma etapa. De setembro a novembro, quatro artistas participam do Circuito Oralidades, com apresentações em 16 cidades.

Dkg Dekilograma, Bruna Barreto (Loba Barreto), Pâmela Amaro, e Versa circulam, cada um, por quatro municípios. As cidades que recebem o projeto são: Balneário Camboriú (27/09), Palhoça (28/09), Tubarão (29/09), Araranguá (30/09), São Miguel do Oeste (04/10), Chapecó (05/10), Concórdia (06/10), Joaçaba (07/10), Lages (18/10), Rio do Sul (19/10), Blumenau (20/10), Florianópolis (21/10), Canoinhas (08/11), Joinville (09/11), Jaraguá do Sul (10/11) e Itajaí (11/11).

Serão 32 apresentações gratuitas em escolas de Ensino Médio e Unidades do Sesc em cada município. Os espetáculos selecionados trazem a riqueza e multiplicidade de vozes e culturas, por meio de performances poéticas e contação de histórias. 

O projeto Arte da Palavra tem como objetivos: evidenciar a produção literária nacional, valorizar as diversas formas de produção e a fruição literária e aproximar os leitores dos artistas.

As ações são divididas em três circuitos: Autores, Criação Literária e Oralidades. Neste ano, em Santa Catarina, já foram realizados 32 debates com autores, 16 oficinas de Criação Literária on-line e agora chega a vez destas 32 apresentações do Circuito Oralidades.

O Circuito de Oralidades contempla a narração de histórias e a veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações.

De 27 a 30/09 em Balneário Camboriú, Palhoça, Tubarão e Araranguá

Crédito: Verônica Gazola 

O circuito inicia com apresentações do espetáculo "A teoria do ponto final", de Dkg Dekilograma, em Balneário Camboriú (27/09), Palhoça (28/09), Tubarão (29/09) e Araranguá (30/09).

DKG traz na sua narrativa a resistência, com performances poéticas e cênicas deixando sua marca identitária por onde passa. Com sua voz potente versa sobre a realidade dos subúrbios e as lutas do povo negro.

>>> Clique aqui para mais informações.

Sobre o artista: Daniel Dkg Dekilograma (RS) é um multiartista natural do Rio Grande do Sul. Ele é MC, poeta slamer, beatmaker, produtor musical e artivista formado pela crew Cia Pesada do Improviso. É criador do selo musical Escritório e Rimoterapia e campeão de 120 batalhas de rima em sua trajetória. Já conquistou mais de 15 Slam's e lançou dois álbuns e dois Ep's, seis zines e um e-book. Está presente nos livros “Slam Negritude” e “Nós Versos de Liberdade e Melanina” (Poetas Vivos). Atualmente trabalha com o projeto “A teoria do ponto final”.

De 04 a 07/10 em São Miguel do Oeste, Chapecó, Concórdia e Joaçaba

Crédito: Bolivar Alencastro

Na sequência, o espetáculo "O som do silêncio" com Bruna Barreto (Loba Barreto), circula por São Miguel do Oeste (04/10), Chapecó (05/10), Concórdia (06/10) e Joaçaba (07/10).

A performance poética fala sobre as dores, anseios e dúvidas de ser o que se é. Especialmente mulher preta numa sociedade que te prende e cala. É sobre sentir-se passarinho na gaiola vendo a vida passar. 

>>> Clique aqui para mais informações.

Sobre a artista: Bruna Barreto (SC), também conhecida pelo nome artístico Loba Barreto, é escritora, cantora, compositora, poeta, animadora, xilogravurista e artista visual. Suas diversas habilidades artísticas buscam representar manifestações culturais afro-brasileiras e de afirmação da mulher negra e lésbica no campo artístico. Teve seu primeiro livro “Nossa poesia”, publicado pela editora Insular, em 2019.

De 18 a 21/10 em Lages, Rio do Sul, Blumenau e Florianópolis

Crédito: Luis Ferreirah

A performance poética "Cantos da menina avessa", com Pâmela Amaro, terá apresentações gratuitas em Lages (18/10), Rio do Sul (19/10), Blumenau (20/10) e Florianópolis (21/10).

O espetáculo mescla estórias, poesias e cantos da cultura afro-brasileira e indígena. Traz à reflexão temas ligados à Educação das relações étnico-raciais, através da literatura e da musicalidade, ao som do cavaquinho e do tambor. 

>>> Clique aqui para mais informações.

Sobre a artista: Atriz, cantora, compositora, música e arte-educadora, Pâmela Amaro (RS) tem uma intensa produção artística, além de ser cofundadora e organizadora do Sarau Sopapo Poético. Publicou poesias na antologia “Pretessência” (2016). Atuou em performances, espetáculos teatrais e musicais e em grupos como Caixa Preta e Usina do Trabalho do Ator. No cinema também gravou o filme “Fábula de Porongos”, de Manuela Furtado. Integra o grupo musical Três Marias. 

De 08 a 11/11 em Canoinhas, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí 

Crédito: Dário Aguiar

O encerramento do circuito será com o espetáculo "O que me trouxe até aqui", com Versa, em Canoinhas (08/11), Joinville (09/11), Jaraguá do Sul (10/11) e Itajaí (11/11). A palavra tem um grande poder de transformação.

Em uma apresentação de suas letras e poesias autorais, MC Versa conta um pouco da sua história, como o hip hop resgatou sua existência, criando novas possibilidades e expandindo sua visão.

>>> Clique aqui para mais informações.

Sobre a artista: MC, compositora, arte educadora, produtora cultural, estrategista musical e mestre na arte do freestyle, Versa (SC) é ex-integrante dos coletivos Trama Feminina e Dissemina Produções. Começou a rimar na consagrada Batalha das Minas, nas ruas de Florianópolis. Suas letras retratam seu cotidiano e suas vivências, demonstrando toda a força e perspicácia necessária para sobreviver como mulher artista na sociedade. Com seu trabalho já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras se destacando como uma das artistas catarinenses que despontam na cena nacional.

+ Arte da Palavra Sesc


O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, projeto voltado para ações formativas e de fruição literária, tem o propósito de incentivar a leitura e a produção literária, e ocorre em todos os estados brasileiros. O projeto abrange diversos públicos e faixas etárias distintas, para valorizar obras e escritores brasileiros, as novas formas de produção literária e os discursos periféricos emergentes.

O projeto é composto por três tipos de circuitos:


- Autores: voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias;
- Oralidade: apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas;
- Criação Literária: oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, mas também criar leitores com maior bagagem literária.

Dkg Dekilograma. Foto de Verônica Gazola

Bruna Barreto (Loba Barreto. Foto de Bolivar Alencastro

Pâmela Amaro. Foto de Luis Ferreirah

Versa. Foto de Dário Aguiar

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .