Como parte das atividades relativas ao curso de violão do Sesc Concórdia, os alunos são incentivados a compor uma música para ser apresentada na Mostra Anual do Curso. Eles sugerem o tema, trazem ideias de ritmos, melodias e frases ou textos para a letra da canção. Em seguida o instrutor elabora os arranjos baseados nas ideias, grava os instrumentos e os leva a um estúdio de gravação profissional para cantarem e fazerem percussões corporais. Todo esse processo é filmado para que, ao final do ano, os alunos recebam de lembrança uma mídia contendo um clipe com a participação deles.
Este ano, o tema escolhido foi o “bullying”, problema que tem afetado em muito as relações entre crianças e adolescentes, em especial nas escolas e redes sociais. Para dar mais carga emotiva à canção composta, o instrutor fez uso de um recurso conhecido como “Teoria dos Afetos”, que consiste basicamente em associar acordes, melodias, ritmos, timbres e tonalidades a sentimentos e emoções. O recurso foi desenvolvido no período barroco na elaboração de óperas e arias, entre outras peças musicais, mas é muito utilizado ainda hoje na composição de trilhas sonoras para cinema, TV e internet, bem como em comerciais e até na musicoterapia.
"Apesar de não terem ainda bagagem e maturidade musical para produzir peças utilizando tal técnica, a apresentação destes mecanismos a eles é de grande valia para que possam aprender a perceber as diferentes formas com que o som e a música estão inseridos e muito presentes no seu cotidiano, seja ouvindo uma canção, assistindo a um filme ou animação e contribuindo com suas relações com o mundo no qual vivem, ajudando-os expressarem suas emoções", explica Alexandre Santos de Lima, instrutor de música do Sesc Concórdia.
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Contribuição: Alexandre Santos de Lima, instrutor de música do Sesc Concórdia.
Alunos do curso de violão do Sesc Concórdia compõem música sobre 'bullying'
19/09/2018 - Atualizado em 20/09/2018 - 581 visualizações
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