Oficinas de Dramaturgia da Dança e Damaturgia da Encenação
Em 2023, o projeto Sesc Dramaturgias completa 25 anos de existência, consolidando-se como uma ação formativa continuada em artes cênicas com foco na experimentação e na pesquisa, promovendo também intercâmbio artístico entre coletivos, estudantes e profissionais altamente qualificados. Nesta edição, o projeto prevê a realização de oficinas presenciais nos módulos Circo, Atuação, Dança e Encenação, nas cidades de Blumenau, Rio do Sul, Caçador, Concórdia, Joinville e Florianópolis.
A primeira e a segunda etapa do projeto aconteceram em maio e julho. O projeto finaliza em agosto com as oficinas de Teatro para as Infâncias e Dramaturgia da Dança, segue a programação:
Sesc Joinville
Oficina: Dramaturgia da Dança com Paloma Bianchi (Florianópolis/SC)
A oficina irá abordar a produção e a organização de sentidos entre os diferentes elementos e fazeres que compõem uma obra artística: temáticas, linguagens estéticas, composição coreográfica, matérias, mídias, corpos, bem como os espaços de apresentação e seus contextos, a maneira de colocar a obra em relação com o público e as dimensões sociais, políticas e éticas inerentes a qualquer criação em dança.
Data e horário: 05 de agosto, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, e 06 de agosto, das 9h às12h
Gratuito
Sesc Caçador
Oficina: Teatro para as infâncias com Diego de Medeiros (Florianópolis/SC)
A oficina propõe lançar olhares sobre as práticas teatrais desenvolvidas com e para crianças, analisando e refletindo acerca dos modos de criação e produção de trabalhos artístico-pedagógicos que busquem alargar as possibilidades cênicas de modo a se relacionarem com as infâncias contemporâneas.
Data e horário: De 21 a 24 de agosto, das 19h às 21h30
Gratuito
Saiba mais sobre os artistas que vão ministrar as oficinas
Paloma Bianchi: Artista da dança, performer, pesquisadora, produtora e curadora, é graduada em Comunicação das Artes do Corpo, pela PUC-SP, com especialização em Performance. Doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina, e mestre em Práticas Cênicas e Cultura Visual pela Universidade de Castilla- La Mancha na Espanha, e em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Participou da pós-graduação em Psicoterapia Corporal Biodinâmica (IBPB-SP) e da formação em Anatomia Emocional no Laboratório do Processo Formativo. É formada no método Reeducação do Movimento e Cadeias Musculares pela escola Ivaldo Bertazzo. Estudou e lecionou por mais de dez anos danças clássicas indianas, nos estilos Bharathanatyam, Mohiniyattam e Kuchipudi, na filial brasileira da Natyalaya School of Classical Dances.
Atua como intérprete-criadora, diretora, dramaturgista e interlocutora de processos de criação. Participa do Coletivo Mapas e Hipertextos, do Projeto Corpo, Tempo e Movimento e do grupo ocupação mágica. Paloma também atua como artista convidada em trabalhos da Cia Atitude (SC); do projeto ensaio para algo que não sabemos (SC); Marcelo Evelin (PI); Raffaella Menchetti (IT), dentre outros. Desde 2018 produz trabalhos solo na intersecção entre dança, performance e artes visuais.
Diego de Medeiros: Doutor e Mestre em Teatro (2015 e 2011). Licenciado em Artes Cênicas (2007). Docente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes), com foco de atuação e pesquisa na área de Pedagogia das Artes Cênicas, especificamente com os temas: teatro com e para crianças, teatro na escola, Drama, teatro na Educação Infantil, formação de professoras, estudos sociais da infância. Autor dos livros: “Teatro na Formação de Professores da Educação Infantil” (Appris, 2015) e “Que Drama é Esse?!?: práticas teatrais na educação infantil” (Hucitec, no prelo). Líder do Grupo de Estudos sobre Teatro e Infâncias (getis/CNPq), com o qual criou e dirigiu o espetáculo infantil “Atenção para a Chamada!” (2017 e 2018) e coordenador do Programa de Extensão “NAICE: Núcleo de Arte e Infância no Ceart”. Coordenador e criador da Trupe da Alegria – grupo teatral formado por profissionais da Educação Infantil de Florianópolis (SC), atuante desde 2010, com o qual criou e dirigiu os espetáculos: “Uma Creche Divertida e Colorida” (2010), “Brasil de Todas as Cores” (2011 e 2012), “Navegando à Terras Distantes” (2013 e 2014), “Circo Normalóides” (2015 e 2016) e “A Fantástica Exposição de Zeca” (2017, 2018 e 2019). Ator, dançarino e diretor de teatro.
0 Comentários