2ª etapa do Palco Giratório 2022: apresentações on-line e seminário gratuito em SC


09/06/2022 - Atualizado em 09/06/2022 - 615 visualizações

A 24ª edição do Palco Giratório, projeto nacional do Sesc reconhecido como uma das principais políticas para a difusão das artes cênicas no país, segue a todo o vapor. Neste ano, são apresentadas obras cênicas criadas no período da pandemia por meio de novas tecnologias.

O objetivo é entender o suporte digital como espaço de convívio, investir em inovadoras propostas virtuais de artistas brasileiros com transmissões diferenciadas e exibições em diversas plataformas on-line. Desta forma, as redes sociais, mídias e plataformas digitais são vistos como territórios férteis para o estabelecimento de intercâmbios com públicos cada vez mais diversificados, ampliando assim os canais de acesso à programação nacional. 

O projeto acontece em quatro etapas, entre maio e novembro. Em cada uma, três trabalhos serão apresentados, de um total de 12 selecionados. Dentre eles, dois de Santa Catarina: "Homens Pink", da La Vaca Companhia de Artes Cênicas e "Os Pequenos Mundos", da Eranos Círculo de Arte.

A programação completa pode ser consultada em: www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Entre os meses de junho e julho, ocorre a segunda etapa com os seguintes espetáculos: 

Web espetáculo em 360º "Abian", de Mayara Ferrão (BA)

O espetáculo "Abian", de Mayara Ferrão (BA) será exibido de 14 a 16/6, às 20h, pelo youtube.com/SescBrasil. Trata-se de um web espetáculo em 360º, produzido pelo estúdio criativo e selo musical GANA.

O projeto discute o elo entre o sagrado, o profano e a ancestralidade viva através de uma epopeia decolonial, buscando traduzir imageticamente e sonoramente a conexão que existe entre o Òrun (o mundo espiritual) e o Àiyé (o mundo físico).

Performance documental solo "Homens Pink", da La Vaca Companhia de Artes Cênicas (SC)

A programação do espetáculo "Homens Pink", da La Vaca Companhia de Artes Cênicas (SC), conta com uma roda de conversa sobre o espetáculo, no dia 27/6, às 16h; e apresentações de 28 a 30/6 e 5 a 7/7, às 20h, pelo youtube.com/SescBrasil.

Performance documental solo de Renato Turnes que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes. 

O espetáculo "Estudos de aproximação", com o Coletivo Instrumento de Ver (DF)

A programação do espetáculo "Estudos de aproximação", do Coletivo Instrumento de Ver (DF), conta com uma roda de conversa sobre o espetáculo, no dia 18/7, às 16h; e apresentações pela Plataforma Zoom nos dias 19 a 21/7 e 26 a 28/7, às 20h. 

O espetáculo traz à luz questões para a reflexão sobre o distanciamento imposto pela pandemia, as aproximações que se fazem necessárias, os desafios e adaptações aos meios tecnológicos e digitais, bem como a bolha social criada para sobreviver ao flagelo atual. O coletivo circense Instrumento de Ver se lança em novos experimentos virtuais acompanhado de vidros, fios e as tecnologias, como mandinga, para trazer o público para mais perto.

E tem mais...

Além das exibições de espetáculos, haverá ‘ativações cênicas’, conversas digitais com os artistas antes da estreia dos trabalhos na programação, ‘intercâmbios’ on-line entre os artistas nacionais e locais, oficinas de crítica com o QUARTA PAREDE (PE), que percorrerá todas as etapas, e participará dos ‘Pensamentos Giratórios’, rodas de conversa que fecham cada etapa, onde os artistas desta edição debatem sobre os trabalhos e o cenário das artes cênicas.


Seminário Palco Giratório SC com inscrições abertas

De 20 a 23 de junho (segunda a quinta-feira), o Sesc Santa Catarina realiza o Seminário Palco Giratório. A programação é gratuita e contempla debates temáticos com a participação de grupos selecionados pela curadoria do projeto. O evento será realizado em parceria com a Udesc, através do Centro de Artes, Design e Moda - Ceart e contará com a mediação de professores do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGAC.

Os "Pensamentos Giratórios" on-line trazem como temas "Museu dos Meninos", com Mauricio Lima (RJ) e convidados e convidadas negros e negras de diferentes Estados brasileiros, que desenvolvem ações voltadas para a luta antirracista; "(Des)memória e as novas formas de fazer teatro", com Lucas Costa, Yara de Novaes, Italo Travenzoli e Barulhista (MG), sobre como foi fazer teatro em tempos pandêmicos e em outros tempos e como essa nova forma de fazer vai ficar e qual a sensação para todos deste novo teatro; Teatralidades Digitais com Liana Gesteira (Quarta Parede - PE) que debaterá abordará os aspectos temáticos, dramatúrgicos e estéticos dos espetáculos "Museu dos Meninos - Arqueologias do Futuro" e "Sem Título Para Uma Radiocoreografia", de Mauricio Lima (RJ); "(Des)memória", de Yara de Novaes (MG) e "Homens Pink", de Renato Turnes (SC).

De forma presencial, no Teatro Sesc Prainha, em Florianópolis, no dia 22 de junho, às 14h, a mesa "O teatro digital como documento", com a Cia La Vaca (SC), debaterá a performance digital como um documento de resistência para memórias ameaçadas de desaparecimento. Como case, destaca a versão digital do espetáculo "Homens Pink" selecionado para esta edição do Palco Giratório. Trata-se de um documento performativo que registra o teatro resistindo ao colapso pandêmico, mas que também conecta as memórias dos senhores gays com a recente pandemia, nas analogias com a memória de uma pandemia anterior: a do HIV/AIDS.

Confira a programação completa abaixo e clique aqui para fazer a sua inscrição!

20 de junho - 14h às 16h
Pensamento Giratório: "Museu dos Meninos", com Mauricio Lima (RJ)
Mediação: Prof. Dra. Adriana Patrícia dos Santos
Conversa entre o artista criador do Museu dos Meninos, Maurício Lima, e convidados e convidadas negros e negras de diferentes Estados brasileiros que desenvolvam ações voltadas para a luta antirracista, debatendo questões relacionadas à negritude com base nas obras Arqueologias do Futuro e Sem título para uma radiocoreografia. Também participam da conversa os colaboradores Nely Coelho, Fabiano Dadado de Freitas e Juracy de Oliveira.
On-line (via Teams)

21 de junho - 14h às 16h
Pensamento Giratório: "(Des)memória e as novas formas de fazer teatro", com Lucas Costa, Yara de Novaes, Italo Travenzoli e Barulhista (MG)
Mediação: Profa. Dra. Daiane Dordete
Vamos debater as novas formas de fazer teatro, então, será uma roda de conversa com o assistente de direção Lucas Costa, com a diretora Yara de Novaes, com o programador Italo Travenzoli e o produtor da trilha Barulhista. Nesta roda de conversa cada um irá falar da sua visão de como foi fazer teatro em tempos pandêmicos e em outros tempos e como essa nova forma de fazer vai ficar e qual a sensação para todos deste novo teatro.
On-line (via Teams)

22 de junho - 14h às 16h
Pensamento Giratório: "O teatro digital como documento", com a Cia La Vaca (SC)
Mediação: Prof. Dr. Vicente Concílio
A versão digital de Homens Pink é um documento performativo que registra o teatro resistindo ao colapso pandêmico, mas que também conecta as memórias dos senhores gays com a recente pandemia, nas analogias com a memória de uma pandemia anterior: a do HIV/AIDS. Esse pensamento giratório debate a performance digital como um documento de resistência para memórias ameaçadas de desaparecimento.
Presencial (Teatro do Sesc Prainha)

23 de junho - 14h às 16h
Pensamento Giratório: "Teatralidades Digitais com Liana Gesteira" (Quarta Parede - PE)
Mediação: Prof. Dra. Fátima Costa de Lima
Debate temático no formato on-line sobre os espetáculos: Museu dos Meninos - Arqueologias do Futuro e Sem Título Para Uma Radiocoreografia, de Mauricio Lima (RJ); (Des)memória, de Yara de Novaes (MG) e Homens Pink, de Renato Turnes (SC). O debate abordará aspectos temáticos, dramatúrgicos e estéticos dos espetáculos e contará com a mediação de Liana Gesteira (Quarta Parede - PE).
On-line (via Teams)


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .