18ª Mostra EmCenaCatarina chega a Joinville, Jaraguá do Sul, Itajaí e Laguna, de 21 a 26/08


14/08/2018 - Atualizado em 17/08/2018 - 441 visualizações

A segunda etapa da 18ª Mostra EmCenaCatarina – maior projeto estadual de circulação de espetáculos de artes cênicas – acontece em Joinville (21 a 23/08), Jaraguá do Sul (22 a 24/08), Itajaí (23 a 25/08) e Laguna (24 a 26/08). Em cada município são três dias de consecutivos de programação, com apresentações gratuitas seguidas por roda de conversa, em que os artistas compartilham um pouco da sua pesquisa e dialogam sobre as temáticas abordadas em cena, com a mediação de um convidado em cada local.

A abertura será com espetáculo "O Segredo de Giselle", com a Palhaça Barrica (atriz Michelle Silveira), escolhido especialmente para a região. Nos outros dias se apresentarão os espetáculos que estão em turnê por todo o Estado: "Das Águas", da Cia Carona de Teatro (de Blumenau) e "Para Contar Estrelas", do Grupo Cirandela (de Criciúma).

CLIQUE AQUI para conferir a programação detalhada.

"O Segredo de Giselle" articula atuação, ballet, palhaçaria e manipulação de bonecos e traz à tona a importância dos sonhos, a relação com o corpo e aceitação, os padrões estabelecidos pela sociedade, ideais de perfeição e principalmente a capacidade de se reinventar partir das dificuldades. Na trama, depois de ter sobrevivido a uma infância onde seus sonhos eram desestimulados pela rigidez dos padrões e das expectativas alheias, Barrica assume na sua vida adulta, uma postura que a coloca sempre em segundo plano. Mas é chegado o dia em que a última gota d´agua enche o copo da sua acomodação, humilhação e submissão em relação a vida e aos outros. Nesse momento, ela assume as rédeas da sua vida, toma suas próprias decisões e se arrisca a receber novos julgamentos sobre a sua performance, porém agora, muito mais segura de si. (Classificação Livre).

No segundo dia de programação sobe ao palco o espetáculo dramático “Das Águas”, da Cia Carona, resultado da pesquisa promovida pelo grupo, tomando como ponto de partida uma hipotética situação onde “a chuva não para”. Qualquer semelhança com a realidade local, de tantas enchentes ao longo da história de Blumenau e região, é pura interdependência, já que todos os integrantes têm histórias a respeito desses dias de lama. Mas, não se resume a uma história local, é água que corre mundo afora. O espaço cênico onde “Das Águas” se desenrola é uma arena total, dispondo o espectador muito próximo deste afogamento. (Classificação partir de 12 anos)

O encerramento da mostra é com a peça “Para Contar Estrelas”, do Grupo Cirandela. Na trama, os "Guardadores de Tempo", são dois seres atemporais e imaginários, que viajam pelo universo em busca de capturar todos os tipos de tempo. Em cada lugar que aportam, o procedimento padrão ditado pelo seu patrão, o relógio, é realizado e assim um novo tempo é capturado. (Classificação Livre).

Espetáculos selecionados 2018:

Há 18 anos na estrada, a Mostra EmCenaCatarina fomenta e valoriza a cultura local. A cada ano, são escolhidos para compor o circuito trabalhos de grupos e/ou artistas catarinenses, podendo ser espetáculos ou performances de teatro, circo ou dança.

Em 2018, os espetáculos "Das Águas", da Cia Carona de Teatro, de Blumenau e "Para Contar Estrelas", do Grupo Cirandela, de Criciúma foram os selecionados pelo Sesc para percorrer o Estado. Nesta edição, o Sesc aprofundou o olhar sobre os diferentes públicos e produções artísticas do Estado, com uma novidade: a seleção de outros seis espetáculos para a abertura da mostra em cada uma das etapas. Desta forma, amplia a participação de artistas catarinenses no projeto e valoriza as diferentes potencialidades de cada localidade. Por região, circulam os trabalhos: “Poses para (não) esquecer”, de Heloísa Marina (de Florianópolis); “Visagem”, da Cia ContaCausos (de Chapecó); “O Segredo de Giselle”, com a Palhaça Barrica (de Chapecó); "Clov´s O Internacionável", da Cia. Teatro Lá Nos Fundos (de Criciúma); “#Mergulho – Experiência teatral para crianças”, da Eranos Círculo de Artes (de Itajaí); e “Provisoriamente não cantaremos o amor...”, com a Traço Cia de Teatro (de Florianópolis).

A curadoria foi formada por: Prof. Dr. Nini Beltrame (Udesc), Melize Deblandina Zanoni (Técnica de Cultura e Educação Complementar do Sesc Balneário Camboriú), Elizandra Prestes (Gerente do Sesc Ler Tijucas), Emanuele Weber Mattiello (Analista de Programação Social do Sesc-SC). Foram recebidas 133 propostas, provenientes de 21 municípios catarinenses e selecionados oito trabalhos. Todas as propostas foram recebidas através da Plataforma IdCult.Sesc conforme regulamento público.

O Segredo de Giselle

Das Águas

Para Contar Estrelas



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .