Rede Sesc de Bibliotecas divulga novos episódios do podcast Página Sonora


02/09/2022 - Atualizado em 05/09/2022 - 645 visualizações

Os episódios de setembro do podcast Página Sonora, da Rede de Bibliotecas estão disponíveis no Spotify, Google podcast, Anchor e YouTube, evidenciando trabalhos de autores nascidos ou radicados em Santa Catarina.

"As fantasias eletivas", de Carlos Henrique Schroeder (Editora Record / 2014); "Desde o meio de uma língua" de Daniela Avelar e Patrícia Galelli (Editora Editora / 2021); "Nós", de Salim Miguel (Editora UFSC / 2015); "Desmemória", de Thalita Coelho (Editora Jandaíra / 2020); "No tempo das tangerinas"; de Urda Alice Klueger (Editora Hemisfério Sul / 2020).

O objetivo é despertar o interesse na leitura integral dos livros, que estão disponíveis para empréstimo nas 28 Bibliotecas da Instituição no Estado. A narração é realizada por colaboradores de Cultura do Sesc-SC e convidados de outras áreas, com trilhas sonoras criadas por instrutores e alunos dos cursos de música da Instituição.

Com os programas inéditos lançados na primeira sexta-feira de cada mês, a Instituição já soma 134 episódios, em 27 edições. Tem poesia, crônica, conto, trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.

Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente e também pode ser utilizado como fonte de informação e fruição por outras bibliotecas, centros culturais, escolas e universidades, para pesquisa e ponte para expandir o alcance da literatura no nosso estado e fora dele.

Episódio 130 - Ouça um trecho do livro "As fantasias eletivas" de Carlos Henrique Schroeder

Narração de Lucas do Nascimento ( Sesc Laguna). Confira o depoimento do colaborador:

"A escrita de Carlos Henrique Schroeder através do livro 'As Fantasias Eletivas' nos mostra a construção da tessitura que é a vida das personagens em contraste com os próprios fatos da nossa vida: a realidade, o cotidiano, o desejo, a negação, a empatia e a finitude. 

Além disso, enfatiza o poder de discriminação de si para sair de um preconceito, onde o medo do desconhecido se desfaz, para nos incentivar a dar um passo em frente, onde ali se encontra o outro. 

Nesse sentido, a história de Renê e Copi nos proporcionam uma troca significativa de narrativas e imagens, onde aprofundam a transmissão daquilo que se quer se representar e vão do imaginário até o fundo do nosso inconsciente buscando memórias, sentimentos e reflexões. 

Em minha indicação, caro leitor, asseguro que 'As Fantasias Eletivas' irão lhe transbordar para depois lhe preencher".

Sobre o autor:

Carlos Henrique Schroeder nasceu em Trombudo Central. É autor da coletânea de contos As certezas e as palavras, vencedor do Prêmio Clarice Lispector, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2010; e, também pela Editora Record, dos romances As Fantasias Eletivas e História da chuva, contemplados pela bolsa Petrobras Cultural. Tem contos publicados em alemão, espanhol, inglês e islandês. Atualmente reside em Jaraguá do Sul. 

Episódio 131 - Ouça um trecho do livro "Desde o meio de uma língua" de Daniela Avelar e Patrícia Galelli

Narração de Marcos Araujo de Oliveita (Sesc Ler Tijucas). Confira o depoimento do colaborador:

"Desde o meio de uma Língua não cabe em páginas e capítulos, é sobre tempo, temperatura e lugar. Daniela Avelar e Patrícia Galelli nos acolhem e nos convidam para um café da manhã onde uma garrafa não basta. Nos apresentam uma relação de cumplicidade e afeto onde queremos habitar. Cada língua um lugar..."

Sobre as autoras:

Patrícia Galelli nasceu em Concórdia e vive em Florianópolis. É escritora e artista. Mestre em Artes Visuais, pela Udesc. É autora, entre outros, dos livros: “Carne falsa”, “Cabeça de José”, “Gato-átomo” e “Oficina de pai”. Atua na Editora Nave, com Dennis Radünz.

Daniela Avelar nasceu em 1988 em São Paulo, onde também vive e trabalha atualmente. É artista e escritora. É doutora, pela UDESC, e mestra, pela UNICAMP, ambas as formações em Artes Visuais. Participou de residências artísticas na Finlândia, na Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e em Paris. 

Episódio 132 - Ouça um trecho do livro "Nós" de Salim Miguel

Narração de Iury Fanfa (Sesc Blumenau). Confira o depoimento do colaborador:

"Trata-se de uma novela policial curta e densa, que foi escrita em 2015 e publicada postumamente em 2017 pela Editora UFSC. O título apresenta um duplo sentido: pode se referir a 1º pessoa do plural, como também a um nó que está atado e precisa ser desatado. 

Fazendo referências intertextuais, o autor dialoga com diversas obras consagradas do gênero literário policial e investigativo, como Sherlock Holmes e Auguste Dupin. 

Durante a leitura me senti fazendo parte da trama, entrelaçando as ideias do autor e dos personagens com a minha enquanto leitor. 

Talvez aí se explique um pouco do título da obra: ele quer nos incluir nessa investigação, para que Eu, Tu, Ela, Um Outro, Ele, Ninguém (como são apresentados os personagens) desvendemos os mistérios do seu texto. 

É preciso uma leitura atenta, visto que sua estrutura fragmentada foge um pouco do padrão da categoria de novela detetivesca. No mais, é uma história que prende o leitor do início ao fim e proporciona encontros com personagens misteriosos. 

Boa experiência literária!"

Sobre o autor:

Salim Miguel nasceu no Líbano, em 1924, chegando ao Brasil aos três anos de idade onde passou a infância e adolescência em Biguaçu/SC. Escritor, jornalista, crítico literário e roteirista de cinema. Foi diretor da Editora da UFSC e da Fundação Franklin Cascaes. Teve 25 livros publicados, entre contos, crônicas, romances e recebeu vários prêmios, dentre eles o livro Nur na escuridão, escolhido melhor romance do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte e pela Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Em 2002 foi vencedor do Troféu Juca Pato, correspondente ao concurso Intelectual do Ano, promovido pela União Brasileira de Escritores.

Episódio 133 - Ouça um trecho do livro "Desmemória" de Thalita Coelho


Narração de  Blenda da Trindade (Sesc Itajaí). Confira o depoimento da colaboradora:

"Desmemória é daqueles livros que te seguram. O primeiro capítulo chega ao fim e a tensão instaurada prende: o que aconteceu com Ana e o que é Vic? 

 Através das memórias (da protagonista e de suas vítimas), somos mergulhadas em saudade, paixão, prazer e também culpa. Thalita Coelho nos apresenta essa fantasia em que tudo que não é do fantástico, é a mais apaixonante realidade. 

Este livro é um presente para toda mulher que ama outra mulher.

AVISO: Daqui não se leva nada, mas se recorda tudo."

Sobre a autora: 

Thalita Coelho é uma escritora lésbica catarinense, que atualmente reside em São José dos Campos. Nascida dia 11 de janeiro de 1991, Thalita escreve desde a infância, tendo publicado prosa e poesia em meios eletrônicos já aos 12 anos de idade e alguns poemas em livros físicos. Desmemória é seu segundo livro solo publicado. Thalita Coelho, além de escritora, é professora de português e doutoranda em Teoria Literária, na linha de pesquisa de Crítica Feminista, pela UFSC.

Episódio 134 - Ouça um trecho do livro "No tempo das tangerinas" de Urda Alice Klueger

Narração de Cristiane de Oliveira Silva (Sesc Lages). Confira o depoimento da colaboradora:

"O livro “No tempo das tangerinas” nos remete há um tempo de Guerra, de conflitos e derrotas. Mas, por outro lado, nos traz o patriotismo e as vivências de uma família alemã, refugiada no Brasil. As tangerinas me lembram o cheiro da minha infância e me devolve a sensação de que a vida precisa continuar, apesar das perdas ao longo da caminhada".

 “...O crepúsculo estava tão lindo que Guilherme Sonne sentiu vontade de parar o cavalo e ficar quieto, sentindo como a beleza da Natureza entrava na alma com mais intensidade...” (P.07)

Sobre a autora:

Urda Alice Klueger nasceu em Blumenau. É especialista em história e Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Membro da Academia Catarinense de Letras e da Associação de Escritores e Jornalista do Brasil. Publicou 25 livros e cerca de 700 cronicas. 

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .