Os participantes do projeto Idoso Empreendedor do Sesc em Blumenau tiveram um encontro diferenciado em setembro, em um parceria da área de Assistência com o Turismo Social Sesc. Com a mediação da instrutora Etienne Alessandra Hafemann, eles montaram apresentações no programa PowerPoint discorrendo sobre assuntos relacionados a viagens, entre eles: destinos que recomendam ao grupo e aqueles que não recomendam, o que é importante contemplar em um roteiro de viagem para pessoas acima de 60 anos, qual local escolheriam para morar se fosse possível, o roteiro de viagem dos seus sonhos, etc. Os slides foram ilustrados pelos idosos com fotos e animações.
A técnica de trabalho com grupos Talita Cristiane Sutter e a técnica de turismo Flávia Gebien estiveram presentes prestigiando as apresentações e participando de uma roda de conversa sobre os itens descritos por eles e os roteiros que o Sesc oferece. A senhora Noemia Aparecida Venturi destacou que prefere os roteiros dos finais de semana, pois durante a semana cuida do neto. “Recomendo uma viagem para o hotel Sesc Caldas Novas, as águas termais são o ponto forte”, indicou o senhor Wilson José Fendrich. Já a senhora Sônia Maria Zimmermann ressaltou a importância dos roteiros para pessoas com mais de 60 anos conterem: hotéis com acessibilidade, alimentação de boa qualidade, café da tarde, um bom guia, um bom ônibus e locais de compras seguros.
Colaboração: Etienne Alessandra Hafemann (instrutora do projeto Idoso Empreendedor)
A ação, focada nos idosos, impulsiona à inclusão social, tendo como mediador o uso da informática. Na prática, o projeto tem demonstrado que não há limite de idade para vivenciar novas experiências, trocar conhecimentos, renovar habilidades, atualizar-se com as tecnologias e participar ativamente da sociedade. A metodologia do projeto não se caracteriza como um curso, mas sim como um processo em grupo, onde os participantes socializam experiências. Através da informática, são realizadas atividades com temas escolhidos pelos grupos, como Direitos dos Idosos, Empreendedorismo Social, entre outros, que estimulam o aprendizado da tecnologia e oportuniza a todos um processo de inclusão digital.
0 Comentários