Sesc-SC promove ações durante a Semana de Combate e Prevenção a Quedas em Pessoas Idosas

Atividades de conscientização acontecem em diversas Unidades


20/06/2024 - Atualizado em 20/06/2024 - 640 visualizações

Ações de conscientização marcam a  Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas

O Sesc Santa Catarina participa da VIII Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, campanha promovida pelo Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC) e pela Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG-SC). As ações acontecerão entre os dias 24 e 28 de junho em Unidades Sesc de todo o estado para alertar sobre riscos e conscientizar sobre problemas causados por queda em pessoas 60+.

A programação conta com palestras, rodas de conversas e atividades que envolverão o Trabalho Social com Grupos, voltadas ao público 60+, familiares, profissionais e comunidade em geral. As ações vão mostrar a importância das atividades físicas, cuidados com o ambiente e ativação cognitiva para a prevenção de quedas.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) designou 24 de junho como o "Dia Mundial de Prevenção de Quedas”, uma data também incorporada ao calendário da saúde do Ministério da Saúde. Esta iniciativa destaca a importância da implementação de políticas públicas e do envolvimento da sociedade civil na promoção da longevidade com qualidade de vida. Por isso, a Semana de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas é realizada no Sesc na última semana deste mês, por meio de uma abordagem multidimensional, que requer ação coordenada e integrada entre diferentes setores”, afirma Cristiani Jacobus Vieira, Analista de Programação Social do Sesc Santa Catarina.

A iniciativa é um movimento estadual de sensibilização à temática e busca que cada entidade, organização, serviço ou profissional realize ações de prevenção de quedas em suas comunidades e fomente a criação de redes de colaboração no Estado de Santa Catarina.

Dados sobre o risco de quedas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as quedas e suas consequências são hoje um grande problema de saúde pública. Este fenômeno assume uma relevância crucial devido aso efeitos biopsicossociais na vida das pessoas idosas. Além das possíveis fraturas e dos riscos de mortalidade associados, o medo de cair, a restrição de atividades, o declínio da saúde e o aumento do risco de institucionalização não apenas impõem prejuízos físicos e psicológicos, mas também elevam os custos relacionados aos cuidados de saúde e hospitalizações.

Em 2022, as quedas foram a 19ª causa de incapacidade e a 18ª de mortalidade em pessoas idosas e, estima-se que, em 2050 serão a 15ª e 12ª, respectivamente.

Segundo dados do Relatório Global da OMS sobre prevenção de quedas na velhice, entre 28% e 35% das pessoas com mais de 65 anos sofrem quedas a cada ano, aumentando para uma proporção de 32% a 42% entre aqueles com mais de 70 anos. E mais 172 milhões de pessoas sofrem de deficiências resultantes de uma queda todos os anos. 

De acordo com as entidades promotoras da Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Pessoas Idosas, 65,6% dos casos de quedas acontecem por conta de escorregão, tropeço, perda de força ou sustentação. Esses acidentes podem ser evitados com atenção à saúde da pessoa com envelhecimento saudável.

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .