O Sesc em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Joaçaba iniciou um projeto intitulado “Haiti e Brasil, aproximando as fronteiras através da Cidadania”, com o objetivo de atender um grupo de imigrantes haitianos. De acordo com o técnico de Desenvolvimento Comunitário do Sesc em Joaçaba, com Rodrigo Rosanelli, no início do processo imigratório destas pessoas vieram apenas os homens, que mesmo com todas as dificuldades da língua, conseguiram encontrar emprego. Passando o tempo, eles acabaram trazendo suas famílias, e as mulheres também encontraram algumas dificuldades, como problemas em encontrar emprego devido ao idioma.
Os temas abordados nos encontros vão desde orientações na área de saúde e higiene, direito e deveres, cuidado com as crianças, oficinas de artesanato até aulas de Idiomas/Português. Todas as etapas do Projeto foram construídas em parceria entre Sesc, CRAS e o grupo de haitianos e ao final será realizada uma avaliação para posterior continuidade do projeto com outros grupos.
A ação integra o Projeto Sesc Cidadania do Sesc, que visa promover a participação social, por meio da integração e de espaços que permeiem a socialização e o exercício da cidadania, direcionado a comunidade de localidades periféricas e em situação de vulnerabilidade social. Este projeto atua em ações que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, elencados pela ONU, que se referem a um conjunto de metas para redução da pobreza, promoção social e proteção ao meio ambiente a serem alcançadas até o ano de 2030 (Agenda 2030), e deverão orientar os países na obtenção de resultados específicos. Essa Agenda foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esses objetivos mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
No Projeto Sesc Cidadania, por meio destes Objetivos é desenvolvido um planejamento de um projeto social para execução e apoio ao desenvolvimento sustentável de comunidades, com propósitos definidos e que possam contribuir para mudanças sociais mais efetivas. Com relação a estas situações identificadas, o projeto “Haiti e Brasil, aproximando as fronteiras através da Cidadania”, esta relacionando ao ODS n°10, que possui 06 metas direcionadas para a Redução das Desigualdades.
Para contribuir ao alcance destas metas, são realizados encontros semanalmente na Unidade do Sesc em Joaçaba, com o apoio das seguintes instituições: Curso de Medicina da UNOESC Joaçaba; Liga das Escolas de Samba de Joaçaba; Ordem Dos Advogados do Brasil Regional de Joaçaba; Secretária Municipal de Saúde do município de Joaçaba; Secretária Municipal De Educação do município de Joaçaba.
Colaboração: Rodrigo Rosanelli / Técnico de Desenvolvimento Comunitário da Unidade de Joaçaba
.
0 Comentários