Pautas à Mesa compartilha boas práticas de acolhimento de pessoas idosas em Instituição de Longa Permanência

Ação reuniu 106 representantes de parceiros da rede Sesc Mesa Brasil Santa Catarina


05/07/2024 - Atualizado em 05/07/2024 - 566 visualizações

Junho Violeta é tema do Pauta à Mesa 

O projeto Pautas à Mesa do Sesc Mesa Brasil Santa Catarina promoveu mais um encontro, e reuniu 106 representantes de organizações sociais e parceiros de todas as regiões do estado para celebrar o Junho Violeta, mês da conscientização da violência contra a pessoa idosa, e compartilhar as boas práticas adotadas pela Seove, Instituição de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI), cadastrada na rede de Bancos de Alimentos do Sesc há mais de 20 anos, e que foi considerada modelo de atendimento humanizado em Florianópolis. O objetivo desta ação foi reconhecer, valorizar e incentivar o desenvolvimento das organizações sociais da rede Sesc Mesa Brasil, que atuam com pessoas idosas em diversas cidades do estado, e disseminar o fazer dos diferentes serviços que compõem uma ILPI à luz do Estatuto da Pessoa Idosa.

O encontro contou com a assessoria de Andreia Carla Tonin, assistente social que integra o Conselho do Idoso de Florianópolis, a Frente Nacional de Fortalecimento das ILPIs na região sul do estado, e é coordenadora do Lar da Seove. A assessora abordou aspectos importantes da política pública e das legislações relacionadas às ILPIs, e compartilhou boas práticas adotadas pela Seove para o acolhimento das pessoas idosas. Ela apresentou os processos de gestão da casa, o plano de cuidado centrado na pessoa idosa, a importância das relações sociofamiliares e comunitárias, do voluntariado e da sustentabilidade, enfatizando a gestão humanizada que inclui o acolhimento das famílias.

Os encontros semestrais promovidos pela casa com a rede sociofamiliar, o acesso a ligações de voz e vídeo, a flexibilização dos horários de visita com privacidade e dos horários de determinadas rotinas, a participação das idosas nas decisões da casa, a realização de oficinas terapêuticas, a liberdade religiosa, as atividades extra muro com a comunidade, o contato com a natureza e a atuação em equipe multiprofissional integrada, prezando pela boa comunicação entre os profissionais da casa e com as famílias, são práticas que se destacam na Seove, e que contribuíram para que a instituição fosse considerada modelo de atendimento humanizado em Florianópolis.

A Seove é parceira da rede Sesc Mesa Brasil SC desde 2003, somando esforços em rede para a segurança alimentar e nutricional do público atendido há mais de 20 anos.

ILPIs

As Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas integram os serviços da proteção social da alta complexidade, de caráter residencial (não hospitalar), no acolhimento de pessoas acima de 60 anos, com ou sem o suporte familiar. Têm como objetivo garantir a proteção integral (moradia, alimentação, higienização, saúde, trabalho) de indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade e que necessitam afastamento provisório ou permanente do núcleo familiar e/ou comunitário, em condições de liberdade, igualdade e cidadania.

Junho Violeta

Junho Violeta é uma campanha lançada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o objetivo de alertar a sociedade brasileira sobre a conscientização de todas as formas de violência contra a pessoa idosa. O Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 15 de junho de 2011.

O lar da Seove

Organização Social sem fins lucrativos, que atua com projetos sociais em Florianópolis desde 1972. O principal projeto social da Seove é o Lar de Idosas, que acolhe 27 pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social em Florianópolis. A ILPI funciona com um quadro de profissionais do Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, possui Termo de Colaboração com a Prefeitura de Florianópolis, realiza eventos, participa de editais e conta com o apoio de associados para a manutenção da casa. Para saber mais sobre a Seove, acesse https://seove.org.br/.

O Sesc Mesa Brasil

O Sesc Mesa Brasil constitui uma rede nacional de Bancos de Alimentos e Colheita Urbana, com a missão de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a doação de alimentos, e a realização de ações educativas, para a promoção da solidariedade social em todo o país.

 Em Santa Catarina, o programa é desenvolvido desde 2003, atualmente com sede nas regiões da Grande Florianópolis, Joinville, Chapecó, Blumenau, Lages e Forquilinha, atendendo mais de 70 municípios e cerca de 500 organizações sociais no estado, e já distribuiu mais de 40 milhões de toneladas de alimentos para centros de educação infantil, contraturnos escolares, serviços de fortalecimento de vínculos, centros de recuperação de dependentes químicos, casas lar, associações e instituições de longa permanência para idosos, entre outras.  

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Boas práticas no acolhimento de pessoas idosas em ILPIs 3.jpeg

Boas práticas no acolhimento de pessoas idosas em ILPIs 3.jpeg

Boas práticas no acolhimento de pessoas idosas em ILPIs 3.jpeg

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .