Parcerias e oficinas marcam o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável na rede Sesc Mesa Brasil

Debates sobre o tema foram realizadas em cinco cidades


28/06/2024 - Atualizado em 01/07/2024 - 670 visualizações

Dia Mundial da Gastronomia Sustentável no Mesa Brasil 

O Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, celebrado em 18 de junho, é uma data importante para promover práticas alimentares que respeitam o meio ambiente, preservam a biodiversidade e são socialmente justas. Para celebrar a data e disseminar a cultura da sustentabilidade gastronômica, o Sesc Mesa Brasil desenvolveu oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, valorizando os sabores e os saberes da cultura e da sociobiodiversidade local.

As oficinas foram desenvolvidas em Joinville, Chapecó, Blumenau, Lages e Forquilinha, em parceria com organizações sociais, doadores, universidades e Instituto Federal, e contaram com a participação de 76 pessoas. Confira as delícias sustentáveis que fizeram sucesso:

Joinville
Palestra sobre sustentabilidade e aproveitamento integral dos alimentos, na Comunidade Terapêutica Amigos da Paz

Chapecó
Oficina realizada com organizações sociais no laboratório de dietética da Uno Chapecó, com produção de bolo de abóbora cabotiá com casca, bolinho assado de legumes com chia e linhaça e panqueca de mandioca crua com ora pro nobis.

Blumenau
Oficina realizada na cozinha da Cooper Pratic Itoupava Norte (parceiro doador da rede Cooper de supermercados), com produção de sopa e risoto de cascas e talos. Palestra sobre alimentação e sustentabilidade realizada no parceiro doador Unibox.

Lages
Oficina de receitas com frutas nativas da Serra (hambúrguer com ketchup de Araçá, pizza com chutney de goiaba serrana, suco de araçá e butiá), em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina.

Forquilinha
Oficina de bolo de laranja com a casca e torta salgada com talos e legumes, na LBV de Criciúma, com a participação da Nossa Casa.

Ações educativas e o Mesa Brasil

O Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do PNUMA (Food Waste Index Report), que apresenta a estimativa global mais precisa sobre o desperdício de alimentos no varejo e no nível do consumidor, informou que em 2022 60% do desperdício de alimentos aconteceram no âmbito doméstico, com os serviços de alimentação responsáveis por 28% e o varejo por 12%.

O levantamento ainda traz que a perda e o desperdício de alimentos geraram de 8% a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) – quase cinco vezes mais do que o setor de aviação – e uma perda significativa de biodiversidade ao ocupar o equivalente a quase um terço das terras agrícolas do mundo. O custo da perda e do desperdício de alimentos na economia global é estimado em cerca de US$ 1 trilhão. 

Diante desse cenário, a rede Sesc Mesa Brasil realiza ações educativas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social sustentável. Incentivar o aproveitamento integral dos alimentos pode ampliar o acesso das pessoas a dietas mais saudáveis, sustentáveis e adequadas à cultura alimentar. 

Para saber mais acesse:
Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do PNUMA (Food Waste Index Report)
https://www.unep.org/resources/publication/food-waste-index-report-2024
Campanha da ONU Brasil para o Dia Internacional do Resíduo Zero
https://brasil.un.org/pt-br/264256-res%C3%ADduozero-7-formas-de-transformar-o-lixo-em-recurso-valioso

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

Oficina aproveitamento integral Chapecó 1.jpeg

Oficina aproveitamento integral Chapecó no Laboratório Dietético da Unochapecó 2.jpeg

Oficina aproveitamento integral Chapecó no Laboratório Dietético da Unochapecó.jpeg

Oficina aproveitamento integral Chapecó.jpeg

Oficina aproveitamento integral Chapecó_Bolinho Assado de Legumes com Chia e Linhaça.jpeg

Oficina aproveitamento integral Chapecó_Panqueca de Mandioca Crua com Ora pro nobis.jpeg

Oficina aproveitamento integral Lages_ Receitas com frutas nativas da Serra (Hambúrguer com ketchup de Araçá, Pizza com chutney de goiaba serrana, suco de Araçá e Butiá) 1.jpeg

Oficina aproveitamento integral LBV Cricipuma 2.jpeg

Oficina aproveitamento integral LBV Cricipuma 3.jpeg

Oficina aproveitamento integral LBV Cricipuma 4.jpeg

Oficina aproveitamento integral LBV Cricipuma.jpeg

Oficina aproveitamento integral na Cooper em Blumenau.jpeg

Oficina de aproveitamento integral na Cooper em Blumenau_sopa e risoto de cascas e talos 2.jpeg

Oficina de aproveitamento integral na Cooper em Blumenau_sopa e risoto de cascas e talos 3.jpeg

Oficina de aproveitamento integral na Cooper em Blumenau_sopa e risoto de cascas e talos 4.jpeg

Oficina de aproveitamento integral na Cooper em Blumenau_sopa e risoto de cascas e talos 5.jpeg

Oficina de aproveitamento integral na Cooper em Blumenau_sopa e risoto de cascas e talos.jpeg

Palestra sobre alimentação e sustentabilidade no parceiro doador Unibox Blumenau.jpeg

Receitas com frutas nativas da Serra em parceria com IFSC Lages (Hambúrguer com ketchup de Araçá, Pizza com chutney de goiaba serrana, suco de Araçá e Butiá).jpeg

Receitas com frutas nativas da Serra em parceria com IFSC Lages 2 (Hambúrguer com ketchup de Araçá, Pizza com chutney de goiaba serrana, suco de Araçá e Butiá).jpeg

Palestra sobre sustentabilidade e aproveitamento integral dos alimentos, na Comunidade Terapêutica Amigos da Paz

1 Comentários

Andréia Silveira Teixeira

29/06/2024 Eu como Nutricionista não posso deixar de parabenizar colegas e manipuladores de alimentos do Sesc Mesa Brasil, pelo valoroso trabalho, que ensina não só receitas, mas a cónsciência de sustentabilidade e redução da fome neste pais.

Publicado à 21 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .