Dia do Abraço
Nesta segunda-feira (22/05), é celebrado o Dia do Abraço. Esta data surgiu a partir da iniciativa do australiano Juan Mann que criou a campanha Free Hugs Campaign, em 2004, com o simples objetivo de distribuir abraços "gratuitos" pelas ruas de Sydney. De lá para cá, as pessoas celebram com muitos abraços.
Além de abraçar e acolher o nosso público, a gente aproveita a data para refletir sobre as diferentes formas de expressar carinho e se conectar com os outros. Por isso destacamos a Dança Circular, atividade que integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil.
A Dança Circular é uma prática que promove a expressão corporal e também proporciona melhoras significativas em várias esferas da vida do dançante, ainda mais se correlacionada ao poderoso gesto do abraço. Confira abaixo alguns destes benefícios!
Conexão emocional e social
A Dança Circular é uma atividade coletiva que envolve a participação de um grupo. Ao dançar de mãos dadas em um círculo, cria-se uma sensação de união e comunidade. Essa conexão emocional e social fortalece os laços entre os participantes, proporcionando um sentimento de pertencimento e apoio mútuo. Assim como o abraço, a Dança Circular nos lembra que não estamos sozinhos e que fazemos parte de algo maior.Expressão e liberação emocional
Por meio dos movimentos suaves e rítmicos da Dança Circular, podemos expressar nossas emoções de maneira não verbal. A dança nos permite liberar tensões, estresse e sentimentos comedidos, proporcionando um espaço seguro para explorar e expressar nosso mundo interior. Essa expressão emocional é similar ao abraço, que frequentemente nos permite compartilhar sentimentos e conforto sem palavras.
Bem-estar físico e mental
A Dança Circular é uma prática física que envolve movimentos suaves e fluidos. Ao dançar, estimulamos a circulação sanguínea, fortalecemos os músculos, melhoramos a postura e a flexibilidade. Além disso, a dança promove uma sensação de relaxamento, liberação de endorfinas e melhoria do humor, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Esses benefícios físicos e mentais estão intrinsecamente ligados à sensação de conforto e bem-estar que um abraço caloroso pode proporcionar.Cultivo da compaixão e empatia
Ao participar da Dança Circular, somos convidados a sintonizar com os movimentos e necessidades dos outros dançarinos. Essa prática nos ajuda a desenvolver a compaixão e a empatia, pois estamos constantemente conscientes das experiências e sentimentos dos outros. Essa conscientização e sensibilidade refletem a essência do abraço, que envolve uma troca genuína de afeto e cuidado.O poder do abraço
Portanto, esse movimento estudado e exemplificado por Bernard Wosien, bailarino que introduziu as Danças Circulares pelo mundo, propicia momentos e vivências que estão estreitamente relacionadas ao poder do abraço.Ao promover a conexão emocional e social, a expressão e liberação emocional, o bem-estar físico e mental e o cultivo da compaixão e empatia, a Dança Circular nos inspira a celebrar o Dia do Abraço de uma forma única e significativa.
Que essa prática nos motive a abraçar e sermos abraçados, compartilhando assim o carinho e a conexão que a dança e o abraço podem proporcionar!
Colaboração: Miriam de Oliveira Rodrigues, Técnica de Atividade de Assistência e Saúde no Sesc Laguna e Focalizadora de Dança Circular.
As imagens que ilustram esse post são do Baile Branco de Dança Circular realizado no final de 2022 no Sesc Araranguá. Clique para conferir como foi.
+ Dança Circular no Sesc
A Dança Circular Sagrada oferecida pelo Sesc é praticada em grupo, em formato de roda e segue uma coreografia para celebrar a cultura dos povos. A atividade promove a saúde integral, a criatividade, a coletividade e a consciência corporal, através da simplicidade dos gestos e passos. Também trabalha a concentração, a memória e a atenção.
No círculo não existe hierarquia, pois as atitudes de competição são substituídas por atitudes cooperativas, onde as pessoas do grupo podem ajudar a superar os erros uns dos outros, manifestando o melhor de cada um. São formados grupos de pessoas adultas e idosas, com encontros semanais de até 2 horas de duração.
A atividade integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil. Com ações que proporcionam a integração, a socialização, o protagonismo e o empoderamento, contribuímos para o envelhecimento ativo e saudável.
0 Comentários