Mesa Brasil Sesc celebra Dia Mundial da Saúde com ações educativas em instituições sociais


12/04/2022 - Atualizado em 13/04/2022 - 604 visualizações

As cinco sedes do Programa Mesa Brasil Sesc-SC desenvolveram ações educativas alusivas ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07/04. 

Neste ano a data trouxe a temática “Nossa Saúde, Nosso Planeta”, para promover a conscientização sobre necessidades relacionadas à qualidade de vida e reforçar a importância da elaboração de políticas públicas voltadas à segurança e bem-estar da população. As palestras e rodas de conversa aconteceram em 64 instituições sociais cadastradas no programa e de forma on-line, para compartilhar temas relacionados à saúde e ao meio ambiente. 

Nas últimas décadas, melhorias nos serviços de saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e outros fatores levaram a melhorias na saúde das pessoas em toda a Região das Américas. No entanto, estima-se que um milhão de mortes prematuras por ano são atribuíveis a riscos ambientais evitáveis conhecidos.

Poluição do ar, água contaminada, saneamento inadequado, incluindo gestão de resíduos sólidos, riscos relacionados a certos produtos químicos perigosos e impactos negativos das mudanças climáticas são as ameaças ambientais de saúde pública mais prementes na Região.

De acordo com o Ministério da Saúde, a agenda de saúde frente à pandemia engloba uma gama enorme de áreas que devem ser cobertas, mas é preciso chamar a atenção da comunidade médica e, também, da população para o risco de uma epidemia paralela, que já dá indícios preocupantes: o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais. Embora o impacto da disseminação do coronavírus para as doenças psíquicas ainda esteja sendo mensurado, as implicações para a saúde mental em situações como a que estamos vivendo já foram relatadas na literatura científica.


Ações educativas desenvolvidas pelo Mesa Brasil Sesc-SC na semana do Dia Mundial da Saúde:

  • Roda de conversa "Alimente seu Corpo e Sua Mente", com a parceira Carolina Pacheco, Psicanalista pela escola de psicanalista de Curitiba, realizado para o Grupo de Mulheres da Instituição Social São Felipe Néri, em Blumenau (05.04).
  • Palestra sobre os 10 Passos para Alimentação Saudável, realizada pela nutricionista Paula Schleguel para um grupo de idosos do Sesc Chapecó (05.04).
  • Palestra virtual - "Saúde Mental em Pauta: Ser Humano é Ser Singular", com a parceira Carolina Pacheco, Psicanalista pela escola de psicanalista de Curitiba (07.04 - Blumenau e São José).
  • Palestra sobre saúde do homem e a importância do autocuidado, realizada pela assistente social Mirian Menegati e nutricionista Paula Schleguel na Instituição Social Casa de Recuperação Renascer em Chapecó.
  • Roda de conversa - Nosso planeta, nossa saúde, realizada pela assistente social Marília Zanetini e nutricionista Amanda Bitencourt na Associação Ecos de Esperança em Joinville.

O Programa Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos é certificado pela Global Foodbanking Network e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do Mesa Brasil Sesc são os números: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

ODS 2

ODS 12

ODS 17

Mesa Brasil Sesc


O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.


Casa Renascer - Importância do autocuidado

Associação Ecos Esperança - Roda de conversa nossa saúde nosso planeta

Casa Renascer - Importância do autocuidado

Palestra Alimente seu corpo e sua mente - São Felipe Neri

Palestra virtual sobre saúde mental - Mesa Brasil Sesc Blumenau e São José

Roda de conversa com grupos de idosos Sesc Chapecó

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .