Em agosto e setembro, as turmas inscritas no Projeto Idoso Empreendedor em Blumenau, participaram de uma atividade especial, realizada em parceria com a área da nutrição do Sesc. Cada integrante elaborou uma apresentação no programa PowerPoint sobre seus hábitos alimentares, contendo: café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e seus alimentos favoritos.
Durante as apresentações dos trabalhos, os idosos puderam expor sua rotina alimentar e questionar sobre dúvidas do dia a dia. Após esse momento, a estagiária de nutrição Viviane Henckel explanou sobre os dez passos da alimentação saudável indicados pelo Ministério da Saúde, dicas de receitas, entre elas a panqueca de banana com aveia, e como optar por escolhas mais saudáveis nas refeições. Ao final da roda de conversa houve o momento de degustação de café com bolo funcional de frutas sem açúcar.
O Projeto Idoso Empreendedor utiliza a informática como plano de fundo visando o protagonismo do idoso como ser socialmente ativo. Na prática, o projeto tem demonstrado que não há limite de idade para vivenciar novas experiências, trocar conhecimentos, renovar habilidades, atualizar-se com as tecnologias e participar ativamente da sociedade.
Colaboração: Etienne Alessandra Hafemann, instrutora do projeto Idoso Empreendedor
Célia Gortz Xavier Kriewall, 77 anos
Procuro escolher alimentos mais saudáveis, já
nem compro o que não é. Retirei o mel da minha dieta diária pensando no risco
de diabetes. Mas, claro, precisa haver um equilíbrio, esporadicamente como o
que tenho muita vontade como, por exemplo, chocolate.
Célia Gortz Xavier Kriewall, 77 anos
Como sou atleta fico bem atento a minha alimentação, agora estou seguindo uma dieta feita pela nutricionista do Sesc.Nelson Vieira de Freitas, 59 anos