Trabalho Social com Idosos
O Trabalho Social com Grupos, da Unidade de Laguna realizou no dia 14 de setembro, o 1º Festival de Cucas, com o objetivo de integrar e promover momentos de socialização e muita diversão. O evento fez parte das celebrações dos 77 anos do Sesc.
Foram inscritas oito receitas, representando os grupos de Trabalho Social com Idosos (TSI) da Unidade, que precisavam cumprir as orientações propostas para a atividade, encaminhar fotos e vídeos durante o preparo da receita e entregá-las, por escrito no dia do Festival.
Para conferir e avaliar as delícias elaboradas pelas participantes dos Grupos de Dança Circular, Mente Ativa e Conecta 60+, foram convidadas Patrícia Souza (Paty Doces), Renata Reis (Innovare Confeitaria Criativa) e Regilda Oliveira (Rede de Padarias Paraíso) que, após muitos sabores, aromas e texturas degustados, elencaram as três que se destacaram entre tantas cucas apetitosas.
Em 3º lugar, Grupo de Dança Circular, aluna Jucilda de Andrade, com Cuca de Maçã. Em 2º lugar, Grupo Conecta 60+ - Cantoria, aluna Maria De Fatima Rachadel, com Cuca de Banana. Em 1º lugar, Dança Circular: Maria do Carmo Alves, com Cuca de Uva.
A organização do Festival de Cucas agradece representação de Neide Antunes (Dança Circular 9h), Rosalina Aguiar (Grupo Dança Circular 8h), Elisabeth Costa (Grupo Mente Ativa 3ª), Maria Goreti Guimarães (Grupo Mente Ativa 4ª) e Marlene Oliveira (Conecta 60+), além de toda torcida e envolvidos. E que venham os próximos festivais!
Trabalho Social com Idosos (TSI)
Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.
O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:
- Relações Intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal;
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários