
Ex-aluna do Sesc Comunidade vence Grand Slam de Taekwondo
Uma trajetória de dedicação, disciplina e oportunidades tem inspirado o Sesc Comunidade São José. Ex-aluna do projeto, Agatha Seeber Monguilhott, de 12 anos, acaba de conquistar uma vaga na equipe de cadetes da Seleção Brasileira de Taekwondo, um feito que reforça a importância das iniciativas sociais no desenvolvimento de talentos e na promoção da cidadania.
A jovem iniciou sua jornada esportiva em uma das atividades gratuitas oferecidas pelo Sesc Comunidade São José, projeto que promove inclusão e protagonismo por meio do acesso ao esporte, cultura, educação e lazer. As ações, realizadas em parceria com a prefeitura de São José, ampliam as oportunidades para crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social.
A mãe de Agatha, Bárbara Seeber Monguilhott, relembra como tudo começou: "Ela era bailarina há nove anos, e, depois de um tempo, a matriculei no Taekwondo do Sesc para que tivesse mais uma atividade e aprendesse a se defender. Quando percebemos sua dedicação, eu e o pai dela não tivemos outra escolha a não ser apoiá-la a seguir no esporte. É muito lindo acompanhar sua trajetória, evolução e amadurecimento", conta, orgulhosa.
A determinação de Agatha chamou a atenção do Mestre Israel Moura, que passou a selecionar talentos para integrar o projeto de cadetes da equipe TK-Pro. Hoje, ela treina diariamente para competições e já acumula conquistas expressivas. Entre suas vitórias, destaca-se o Grand Slam, que lhe garantiu vaga para representar o Brasil no Mundial Estudantil de Taekwondo (Gymnasiade), na Sérvia, e no Campeonato Mundial de Cadetes, nos Emirados Árabes.
Mais do que uma modalidade esportiva, o Taekwondo – assim como outras práticas oferecidas pelo programa – se torna uma ferramenta de transformação pessoal e social. A disciplina, o foco e os valores aprendidos nos treinos ajudaram Agatha a trilhar um caminho promissor no esporte. Sua entrada na Seleção Brasileira de Cadetes é o reconhecimento de seu esforço e da base sólida proporcionada pelo projeto.
Para o Sesc Santa Catarina, essa conquista representa mais do que uma vitória individual. Ela exemplifica o potencial presente nas comunidades atendidas e reforça o papel fundamental de instituições comprometidas com o desenvolvimento social na criação de novas oportunidades.
Histórias como a de Agatha demonstram o impacto do investimento em projetos de base, capazes de transformar realidades, revelar talentos e abrir portas para que sonhos antes distantes se tornem possíveis. O Sesc Comunidade segue firme em sua missão de transformar vidas por meio da educação, do esporte e da cidadania.
Sesc Comunidade em SC
O Sesc Comunidade reafirma seu compromisso com o protagonismo social e o exercício da cidadania em Santa Catarina. Em 2024, foram 26.003 inscrições em atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas gratuitas oferecidas pelas nove unidades do projeto, além de 18.625 participações em eventos promovidos ao longo do ano.
O planejamento das ações ocorre em parceria com prefeituras, voluntários e entidades locais, promovendo uma gestão participativa e incentivando o desenvolvimento das comunidades. Dessa forma, o Sesc fortalece sua missão de contribuir para a evolução social e a melhoria da qualidade de vida da população.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
1 Comentários
Alfredo Junior
10/04/2025 Projeto Social transformando as Vidas de nossas crianças e Jovens.Publicado à 2 dias