Casal 60+ formado no Sesc Blumenau é homenageado pelo Dia dos Namorados

Victor e Vera Lúcia se conheceram em 2016 durante as atividades do Trabalho Social com Idosos na Unidade


12/06/2023 - Atualizado em 12/06/2023 - 855 visualizações

A história de amor iniciou no Sesc

O Trabalho Social com Idosos (TSI) é um programa do Sesc que tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e um envelhecimento ativo para o público 60+, promovendo espaços para a socialização, trocas, vivências e desenvolvimento de novas habilidades.

Uma das unidades que desenvolve essas atividades é o Sesc Blumenau, e foi onde Victor Tomelin, de 84 anos, e Vera Lúcia Lima, de 67 anos, se conheceram em 2016, estreitaram laços e começaram a namorar.  Victor foi professor de filosofia e Vera Lúcia, professora de ciências. Deixando os tempos de sala de aula para trás, os dois buscaram atividades para desenvolver novos conhecimentos, na época, integraram o Projeto Idoso Empreendedor, que atualmente se denomina Mundo Digital Máster.

Além da mediação dos conhecimentos envolvendo as tecnologias de computador e smartphone, os participantes têm acesso a outros serviços da Instituição. Entre eles, os roteiros de viagens e passeios que o Turismo Social Sesc promove.

Foi em uma dessas programações, uma excursão para Florianópolis, que os colegas de Sesc se aproximaram. “Houve um passeio organizado pelo Sesc para visitar a exposição de Gaudí, em Florianópolis, e acabamos nos aproximando nessa viagem”, relembra Vera Lúcia. 

Hoje, o casal mora junto e continua frequentando as atividades do Sesc. Ambos frequentam a Academia e estão inscritos no grupo Mente Ativa, além disso, Victor é aluno do Curso de Fotografia, e a Vera Lúcia é aluna no Curso de Inglês Máster.  “O Sesc é um lugar especial de cultura, aprendizado e onde fazemos muitas amizades”, complementa o casal.   


+ Trabalho Social com Idosos (TSI)

Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito/Florianópolis.   

O objetivo principal do TSI é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: 
  
 - Relações Intergeracionais; 
 - Gerontologia como tema transversal; 
 - Protagonismo da pessoa idosa; 
 - Envelhecimento ativo. 

1 Comentários

Monica de Gasper Alarcon

12/06/2023 Que fofos! Linda história

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .