Como a escola pode contribuir para bons hábitos alimentares

Saiba mais sobre os cuidados com a alimentação nas Escolas Sesc


30/10/2023 - Atualizado em 03/11/2023 - 1819 visualizações

Alimentação e nutrição escolar

Nas Escolas Sesc o cuidado com os alunos é promovido em todas as atividades. Quando se fala sobre a alimentação, não poderia ser diferente. Produzimos diariamente cerca de 11.300 lanches e refeições escolares, que são servidos para mais de 9.000 alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

O cardápio é elaborado por nutricionistas, visando assegurar a oferta de alimentação saudável e adequada,

atendendo as necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo, como base no Guia Alimentar para a População Brasileira.  

As preparações são baseadas em alimentos in natura e minimamente processados, e contemplam variedade de cores, texturas, sabores e combinações,

para oferecer aos alunos diferentes nutrientes, incentivar a experimentação e contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos na escola.  

A alimentação faz parte da proposta pedagógica das escolas do Sesc para além do momento das refeições, buscando o diálogo cultural, social e afetivo, considerando as interações e significados que compõem o comportamento alimentar. 

Aqui no Sesc, educação, saúde e lazer começam com um prato colorido! 



Como a escola pode contribuir para bons hábitos alimentares 

As instituições de ensino são espaços privilegiados, pois fazem parte das diversas fases do desenvolvimento desde a primeira infância, quando começam a se moldar os hábitos alimentares que tenderão a seguir para a vida toda.  

A fome é uma sensação fisiológica relacionada ao instinto de sobrevivência, mas o ato de comer, o que escolhemos e a forma como comemos são processos de construção, 

pois a alimentação é uma prática social, resultante da integração das dimensões biológica, sociocultural, ambiental e econômica. 

A obesidade infantil, por exemplo, é resultado de uma série complexa de fatores genéticos e comportamentais, que atuam em vários contextos como a família e a escola. 

Alimentação diz respeito à ingestão de nutrientes, mas também aos alimentos em si e como são combinados e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais das práticas alimentares, aspectos que influenciam a saúde e o bem-estar.

A alimentação coletiva contribui para o desenvolvimento de bons hábitos alimentares, fortalecimento de culturas alimentares e criação de memórias afetivas, ao proporcionar vivências da comensalidade, que representa uma dimensão humana fundamental de partilha, que diz respeito ao “comer coletivamente”, ou seja, ao “comer junto”.  

Importância da alimentação para o aprendizado 

De acordo com o Programa de Alimentação Escolar da Cooperação Brasil-FAO, vários estudos já evidenciaram que aprendizagem, rendimento e melhor aproveitamento na escola estão associados diretamente a condições de saúde e de segurança alimentar. 

Os carboidratos constituem a principal fonte de energia para o cérebro, e são fundamentais para a disposição e concentração. As proteínas constituem estruturas celulares, e exercem funções importantes em reações enzimáticas e hormonais, por exemplo. 

As gorduras exercem papel importante para a absorção de vitaminas, para o sistema cardiovascular e hormonal. As vitaminas e minerais participam das reações metabólicas do organismo, melhoram a memória, auxiliam na comunicação dos neurônios, melhoram a imunidade, entre outras funções.  

 Uma alimentação adequada e saudável deve contemplar alimentos de todos os grupos alimentares, e incentivar a variedade de cores, texturas, sabores e formas de preparo, priorizando alimentos in natura e minimamente processados, incluindo a água. 

Importância das ações de educação alimentar e nutricional  

O padrão de alimentação da população mudou rapidamente nos últimos anos, e com isso muitas doenças crônicas que acometiam os adultos, são cada vez mais comuns em crianças e jovens.

A redução dos alimentos in natura e minimamente processados, e sua substituição por alimentos ultraprocessados na alimentação das famílias, resultou no consumo excessivo de alimentos ricos em sal, açúcares, gorduras e aditivos alimentares, favorecendo o aumento dos casos de obesidade, hipertensão, diabetes em idades mais jovens.  

Estudo Nacional sobre Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI 2019) 

No relatório do Estudo Nacional sobre Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI 2019), 28% das crianças brasileiras menores de 05 anos apresentaram risco para sobrepeso, excesso de peso ou obesidade, 19% das crianças menores de 02 anos apresentaram anemia, e menos da metade dos bebês haviam sido amamentados exclusivamente até o sexto mês. 

Estudo Nacional sobre Alimentação na Primeira Infância (UNICEF 2021) 

O estudo sobre a alimentação na primeira infância, conduzido pela UNICEF em 2021, avaliou hábitos alimentares de 1647 crianças brasileiras menores de 06 anos. O relatório mostrou que 80% das crianças haviam consumido alimentos ultraprocessados no dia anterior à entrevista. O motivo mais citado para o consumo foi o sabor, seguido do preço e depois a praticidade. Quase a metade dos cuidadores dessas crianças associaram ultraprocessados como parte de uma dieta saudável.   

 *ENANI é uma pesquisa financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela UFRJ, em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz, UERJ, UFF, e outras universidades e instituições públicas de todo o Brasil. Avalia parâmetros relacionados às práticas de aleitamento materno, consumo alimentar, estado nutricional antropométrico e epidemiologia das deficiências de micronutrientes. 

Lei Estadual das Cantinas Escolares  

Em Santa Catarina, desde 2001, as escolas da rede pública e privada não podem disponibilizar aos alunos balas, pirulitos, gomas de mascar, refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos industrializados, salgados fritos e pipocas industrializadas.

 A listagem está na Lei n. 12.061/01 que trata da concessão de serviços de lanches e bebidas em escolas localizadas no Estado. 

Matrículas abertas

Rede de Ensino Sesc está com matrículas abertas. O Edital com o calendário e as orientações necessárias aos pais e responsáveis está disponível neste link

Para o ano letivo 2024, são mais de 10 mil vagas nas atividades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 26 Unidades no Estado. 

Os valores das mensalidades podem ser consultados no site da Instituição ou diretamente nas Escolas. Para conhecer melhor a estrutura, metodologia e proposta pedagógica, é possível entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.   

Acesse o Edital 

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .