Campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual” do Sesc e Senac beneficia 1.920 pessoas


28/12/2021 - Atualizado em 28/12/2021 - 686 visualizações

O Sesc e o Senac arrecadaram 1.679 pacotes de absorventes e 822 itens de higiene pessoal na campanha “Acolha Nosso Ciclo: Dignidade Menstrual para Mulheres e Meninas”. Os materiais foram distribuídos para 50 instituições atendidas pelo projeto Sesc Comunidade, instituições cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC, projeto social “Menstruando sem Tabus” e demais entidades locais identificadas pelas equipes do Sesc e beneficiou 1.920 pessoas.

Araranguá - Casa da Fraternidade

Chapecó - Comunidade São Pedro

Estreito - Florianópolis

Sesc Comunidade Forquilhinha - Associação do Moradores do Bairro Santa Cruz

Tubarão - Doação Combemtu

Xanxerê - Doação Aprisco

Tijucas e São João Batista

Sesc Comunidade Biguaçu

Confira depoimentos de doadores e beneficiados:

Ana Karina Coral Tournie, professora do 2º e 3º do Sesc Araranguá

Faço parte de um grupo de funcional no Morro dos Conventos, levei a ideia da arrecadação elas se identificaram, por sermos mulheres entendemos a necessidade de possuir uma dignidade menstrual. Foi gratificante para nós, porque acreditamos que uma sociedade só conseguirá atingir a plenitude, quando todos se unirem para concretizar objetivos comuns. Praticar a solidariedade nos faz felizes e é bom para quem doa e para quem recebe. Praticar o bem faz bem, assim quem sabe tenhamos dias melhores nesse país.

Cátia Sirlene Gonçalves Hahn, presidente da Casa da Fraternidade de Araranguá

Queremos agradecer a equipe Sesc Araranguá pela doação recebida em alimentos e também em absorventes a nossa instituição. Esta doação irá beneficiar as mulheres e adolescentes atendidas nos projetos Juventude Luzes do Amanhã e Amor aos Nossos Filhos acima dos 12 anos.

Nida, Assistente Social da Apae de Jaraguá do Sul

Agradecemos em nome da Apae, doações são sempre bem-vindas e vai fazer toda a diferença para o nosso público.

Andréia Campos, Assistente Social do CRAS de Joaçaba

Você não tem ideia de quantas mulheres atendemos aqui na unidade com a queixa/busca por absorventes. Esse projeto vai ajudar muitas famílias, pois já vivenciamos situações em que cada uma de nós, colaboradoras do CRAS, juntamos os absorventes que tínhamos na bolsa para dar a alguém que veio até aqui. 

Tainara, Instituto Padre Vilson Groh de Florianópolis

Fizemos um movimento de entrega dos kits, pois além dos absorventes, as meninas do Projeto Pode Crer, fizeram recadinhos, mensagens e folhetos de orientação para realizar as entregas. Esse grupo começou com uma gincana e agora está ganhando uma força maior, estão superorganizadas e felizes com a doação do Sesc. Quando tiver novas oportunidades conte com a gente para novas parcerias e gratidão mais uma vez pela doação de vocês.

Isabela, Rede com a Rua de Florianópolis

A doação para nós foi muito significativa, vivenciamos diariamente a pobreza menstrual, tanto com mulheres em trajetória de rua e que hoje estão em residências, que acompanhamos por meio dos projetos, que vivem em vulnerabilidade extrema, muitas delas com crianças e com dificuldade de adquirir os itens básicos de alimentação e higiene. Verificamos isso também nas mulheres em situação de rua, identificamos através das entregas de refeições e convivendo durante as nossas ações. Essa doação do Sesc é fundamental e fez toda a diferença para essas mulheres, agradecemos o apoio e nos colocamos a disposição para outras parcerias, entendemos que a atuação de vocês é muito importante um abraço e muito obrigada.

Relação das Unidades Sesc realizadoras:

Sesc Araranguá, Sesc Balneário Camboriú, Sesc Blumenau, Sesc Brusque, Sesc Chapecó, Mesa Brasil Sesc Chapecó, Sesc Concórdia, Sesc Comunidade Irani, Sesc Criciúma, Sesc Curitibanos, Sesc Estreito (Florianópolis), Mesa Brasil Sesc São José, Sesc Comunidade São José, Sesc Itajaí, Sesc Jaraguá do Sul, Sesc Joaçaba, Sesc Joinville, Mesa Brasil Sesc Joinville, Sesc Lages, Mesa Brasil Sesc Lages, Sesc Laguna, Sesc Caçador, Sesc Canoinhas, Sesc Tijucas, Sesc Mafra, Sesc Prainha (Florianópolis), Sesc Rio do Sul, Sesc São João Batista, Sesc São Bento do Sul, Sesc São Miguel do Oeste, Sesc Tubarão, Sesc Xanxerê, Sesc Comunidade Palhoça, Sesc Comunidade Forquilhinha e Sesc Comunidade Biguaçu.

+Pobreza Menstrual:

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) define pobreza menstrual como a situação vivenciada por meninas e mulheres devido à falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento para que tenham plena capacidade de cuidar da sua menstruação.

De acordo com o relatório “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo Unicef, 35% das adolescentes e jovens já passaram por alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, ou condições de cuidar da higiene menstrual. Faltam absorventes e informação: segundo este mesmo relatório, mais de 60% das meninas, em todo o mundo, não são suficientemente informadas sobre a menstruação, o que pode tornar traumatizante os primeiros ciclos.

+Projeto Menstruando sem Tabus”:

O Menstruando sem Tabus é um projeto social de educação menstrual e de muito afeto. Atende pessoas em situação de vulnerabilidade social e sem acesso aos itens básicos para saúde e dignidade menstrual. Tem o objetivo de garantir um período menstrual menos traumático para essas pessoas, promovendo a educação menstrual e a dignidade humana.

Assista à live de lançamento da campanha

A live “Dignidade Menstrual: Direito de Todas" aconteceu no dia 19.10 (terça-feira), às 15h30, no YouTube Sesc-SC, com participação da técnica em enfermagem, graduada em Direito e com especialização em Direito do Trabalho, Laís Aparecida dos Santos, fundadora do projeto “Menstruando sem Tabus” e a enfermeira, Gicerlei Candiago dos Santos, técnica de Assistência e Saúde do Sesc Joinville, que atua com projetos de Desenvolvimento Comunitário, Educação em Saúde e Serviços de Cuidado Terapêutico.



Araranguá

Balneário Camboriú - Projeto Conviver

Chapecó - Cooperativa Líder

Criciúma

Jaraguá do Sul - Entrega Apae

Joaçaba

Joinville

Mafra

Projeto Pode Crer - IVG

Rio do Sul

São Bento do Sul

Sesc Comunidade Palhoça - Projeto Mães do Frei

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .