Conexão Saúde: Sesc-SC promove ações do Dezembro Vermelho

Iniciativas focam na conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV/AIDS


27/11/2024 - Atualizado em 28/11/2024 - 12 visualizações

Dezembro Vermelho é tema do Conexão Saúde do Sesc-SC 

O Sesc Santa Catarina realizará diversas ações alusivas ao Dezembro Vermelho, campanha nacional de conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV/AIDS. O objetivo é promover a prevenção, o diagnóstico precoce e o enfrentamento ao preconceito em relação a essas condições. Em suas Unidades, serão desenvolvidas atividades educativas e serviços voltados à saúde sexual e reprodutiva, com foco na conscientização e no incentivo ao autocuidado.

As ações têm como propósito facilitar o acesso a informações confiáveis e a recursos de saúde, promovendo um ambiente acolhedor que incentive a prevenção e o diagnóstico. Além de educar, essas iniciativas buscam romper estigmas, reforçando a importância do cuidado integral com a saúde sexual.

Saúde ao longo do ano 

O compromisso do Sesc-SC com a saúde vai além do Dezembro Vermelho. Durante o ano, a instituição realiza o projeto “Multiplique essa Ideia”, em parceria com escolas públicas catarinenses. A iniciativa promove a formação de jovens sobre saúde sexual e reprodutiva, empoderando os adolescentes e ampliando a educação para a prevenção de ISTs.

Dezembro Vermelho 

A campanha, realizada em todo o Brasil, intensifica ações educativas e de saúde ao longo de dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 920 mil pessoas vivem com HIV no país, sendo que cerca de 135 mil desconhecem seu diagnóstico. Em 2023, foram registrados aproximadamente 40 mil novos casos de HIV, evidenciando a importância de fortalecer iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce.

Além disso, as ISTs, como sífilis e gonorreia, seguem apresentando alta incidência, reforçando a necessidade de ampliar a educação e o acesso a métodos preventivos.

Entenda a diferença entre HIV e AIDS

O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, favorecendo o surgimento de outras doenças. Já a AIDS é a manifestação da infecção em estágio avançado. Importante lembrar que nem todas as pessoas que vivem com HIV desenvolvem a AIDS, mas podem transmitir o vírus.

Formas de transmissão do HIV:

  • Sexo vaginal, anal ou oral sem preservativo; 
  • Uso compartilhado de seringas; 
  • Transmissão vertical (de mãe para filho, durante a gestação, parto ou amamentação); 
  • Transfusão de sangue contaminado; 
  • Instrumentos não esterilizados que cortam ou perfuram.

O HIV NÃO é transmitido por:

  • Aperto de mão, abraço ou beijo; 
  • Compartilhamento de talheres, copos ou toalhas; 
  • Uso de piscinas;
  • Suor ou lágrimas.

Avanços no tratamento e prevenção

Segundo o UNAIDS, o acesso ao tratamento evitou cerca de 20,8 milhões de mortes relacionadas à AIDS nas últimas três décadas, com uma redução de 69% no número de óbitos desde 2004.

O tratamento atual inclui medicamentos antirretrovirais, conhecidos como coquetel, que impedem o avanço do HIV, aumentando a qualidade e a expectativa de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição), contribuindo para o controle da infecção.

Apesar dos avanços, é essencial continuar fortalecendo as campanhas de prevenção e garantindo o acesso equitativo ao diagnóstico e tratamento, com o objetivo de erradicar a doença.

Fontes: UNAIDS Ministério da Saúde

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .