Turminha do Museu, Guia Virtual e óculos de realidade virtual são as novidades que iniciam em julho
As férias de julho estão chegando e o Museu de Florianópolis Sesc traz uma novidade para os pequenos aproveitarem. O “Museu para as Crianças” traz três novas atrações focadas no público infantil: Turminha do Museu, Guia Virtual e experiência em realidade virtual.
“O Museu sempre busca inovar nos conteúdos e na programação. Essa nova programação foi pensada para complementar a experiência dos nossos visitantes, sem perder a essência da cultura e da história da cidade”, explicou a gerente do Museu de Florianópolis, Selma Junkes. Ela destaca ainda que o “Museu para as Crianças” tem conteúdos pensados para toda a família.
A museóloga do Sesc Santa Catarina, Cristina Maria Dalla Nora, explica como as novas atividades foram pensadas. “A ideia foi aliar tecnologia com conteúdo focado na cultura e no folclore de Florianópolis, com uma linguagem educativa para diversos públicos”, disse. O desenvolvimento dos novos produtos foi realizado em parceria com as empresas Una! Criatividade e Estúdio Lune.
As novas atrações já estão disponíveis para todos os públicos. Conheça a seguir um pouco mais sobre o “Museu para Crianças”.
Turminha do Museu
São seis personagens ilustrados que têm como referência a cultura, o folclore, a biodiversidade, a geografia e a tecnologia da cidade. Baiêta, Caricai, Dragonda, Franco, Lili e Zoomie embarcarão em aventuras fascinantes, proporcionando uma experiência lúdica e educativa sobre a natureza e a história local, as personalidades notáveis, o patrimônio, a diversidade e as tradições.
Os personagens poderão ser conhecidos por meio de uma cartilha disponível na loja do Museu, em frente à recepção, com atividades e jogos educativos, e também estão presentes em alguns ambientes da experiência de realidade virtual.
O designer de soluções criativas da Una! Criatividade, Qiah Salla, explica como foi o processo de criação da Turminha. “O projeto foi totalmente cocriado. Ouvimos as ideias do Museu e concebemos um rascunho inicial.
Depois, fomos criando juntos até chegar na versão final. Entendo que projetos como esse mantêm os museus sempre atualizados, encontrando novas formas de estabelecer relações, contar e criar histórias. O museu é um espaço de pensamento do futuro! Portanto, proporcionar aos visitantes o contato com novas tecnologias também é democratizá-la”, falou.
Realidade Virtual
Os visitantes agora poderão conhecer 13 pontos de Florianópolis diretamente do Museu. Por meio da experiência de óculos de realidade virtual, é possível “se deslocar” para os principais pontos turísticos e algumas praias da cidade.
Qiah comenta a importância em produzir esse tipo de experiência para o Museu. “O Museu é um espaço de reflexão sobre passado, presente e futuro. Todos recursos que inspirem e permitam ao visitante enriquecer seu repertório, interagir, pensar ajudam nessa jornada”.
Ele também destaca a possibilidade do virtual auxiliar a realidade. “Com a realidade virtual, permitimos que as pessoas conheçam as belezas naturais da Ilha. Tanto para quem mora na cidade como para quem é turista. Pensa que legal poder chegar na cidade, visitar o Museu, conhecer sobre a história e a cultura local e ainda visitar virtualmente praias e cenários para depois escolher qual vai de fato conhecer?”
Guia Virtual
O robô Zoomie vai ser o novo integrante da equipe de guias do Museu. Ele pode ser acessado por meio do QRcode presente em todas as salas com conteúdos sobre a história da cidade com uma linguagem acessível e universal. Cada sala tem um conteúdo diferente para conhecer.
O CEO da Estúdio Lune, empresa responsável pelo desenvolvimento do Zoomie, Maycon Souza, comenta como foi a concepção do guia virtual. “Precisávamos representar toda a inovação que faz parte do DNA do Sesc Santa Catarina de uma forma que atraísse os visitantes de todas as ideias. Então criamos um personagem carismático, que nos lembra que a tecnologia não deve ser motivo de temor no futuro, e sim uma companheira no nosso crescimento como indivíduos, até nos momentos de aprender sobre a nossa história”, destacou.
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.
Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.
Compre seu ingresso do Museu aqui
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.