Ações destacam o Mês da Consciência Negra, com atividades gratuitas e nova exposição sobre cartografia.
O Museu de Florianópolis celebra seus três anos de existência com uma programação especial e gratuita para toda a família. De 20 a 28 de novembro, o espaço oferece atividades em comemoração ao aniversário do museu, ao Mês da Consciência Negra e à inauguração de uma nova exposição temporária. Nos dias 23 e 24 de novembro, a visitação será gratuita para toda a comunidade.
“O Museu chega aos três anos com diversas iniciativas que valorizam a cultura e a história de nossa cidade. Neste mês, a programação inclui também o Mês da Consciência Negra, com o projeto Territórios e Patrimônio e a estreia da nossa nova exposição temporária, desenvolvida com o apoio da Prefeitura de Florianópolis”, destaca a gerente do Museu de Florianópolis Sesc, Selma Junkes.
A comemoração de aniversário do Museu inclui a exposição fotográfica Territórios de Memória e Patrimônio: Quilombo Vidal Martins, que exibe fotos produzidas em oficinas realizadas no primeiro quilombo urbano reconhecido da cidade. Além disso, haverá o lançamento do curta-metragem Histórias do Presente: Quilombo Vidal Martins, ambas iniciativas do projeto Territórios de Memória e Patrimônio desenvolvido pelo Museu no Quilombo.
Outro destaque é a abertura da nova exposição temporária Uma Jornada Cartográfica: Passado e Presente pelos Mapas de Florianópolis, no dia 28 de novembro. No mesmo dia, será realizada uma oficina de cartografia afetiva. A exposição explora a história da cartografia e exibe objetos históricos utilizados na elaboração de mapas, em um ambiente interativo com jogos e atividades práticas de criação de mapas.
As celebrações do aniversário também incluem apresentações artísticas como O Mundo de Oyá por Giselle Marques, a Oficina de Abayomis: Bonecas de Lena Martins, teatro lambe-lambe com Ixpia do Coletivo Autônomo Lambeiro, o espetáculo Seu Nico, o Pescador de Histórias da Cia Peregrina, a apresentação participativa de Boi de Mamão Boi Criança, além de exibições de curtas-metragens infantis.
10h às 16h | Exposição "Territórios de Memória e Patrimônio: Quilombo Vidal Martins”
11h | Apresentação "O Mundo de Oyá”, por Giselle Marques
Gente grande é engraçada, pergunta, mas não quer saber a resposta." Entre tambores e agogôs, a menina linda, com seus tererês nas pontas do cabelo trançado, nos leva a um caminho de descobertas. O que será que a professora disse que mexeu com o Mundo de Oyá?
14h | Oficina de Abayomis: as bonecas de Lena Martins
Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de explorar a história das bonecas abayomis, criação da artesã Lena Martins.
9h às 19h | Exposição “Territórios de Memória e Patrimônio: Quilombo Vidal Martins”
10h às 16h | Exposição “Territórios de Memória e Patrimônio: Quilombo Vidal Martins”
11h às 13h | Apresentação de teatro Lambe Lambe: Ixpia - Coletivo Autônomo Lambeiro
Serão apresentadas 4 histórias em teatro lambe-lambe: Guardar para depois: Quais memórias você guarda para depois?; "Serafim"; "Qual seu poder de Transformação?" e “410”.
14h | Apresentação “Seu Nico, o pescador de histórias” por Cia Peregrina
10h | Inauguração da exposição "Uma jornada cartográfica: passado e presente pelos mapas de Florianópolis"
10h e 14h | Oficina de cartografia afetiva
A oficina visa conectar as crianças aos espaços que ocupam, promovendo uma reflexão sobre o conceito de lugar, suas memórias e sentimentos em relação à cidade de Florianópolis. Através da criação de um mapa afetivo, as crianças poderão expressar como percebem e vivenciam os locais onde vivem, explorando suas experiências cotidianas e desejos para a cidade.
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.
Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.
Compre seu ingresso do Museu aqui
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.