Extrapolar da criatividade nesses dias de reclusão é fundamental para envolver os pequenos em diferentes alternativas de brincadeiras. Brincar com algo previamente estruturado pode ser divertido, mas construir seu próprio jogo é ainda mais legal, pois desperta o sentimento de pertencimento e responsabilidade pelo objeto criado, uma vez que a dedicação dos pequenos aparece no produto final.
Com isso, pensando em promover o conteúdo manual do lazer e posteriormente o intelectual, compartilhamos as regras e a forma de criar um jogo chamado “Onde está?”, no qual a agilidade de pensamento e movimento são constantemente utilizados.
Como fazer? Busque na internet diversas imagens de objetos e imprima duas verões de cada uma. Feito isso, recorte e cole, em uma folha de papel, uma das versões de cada imagem, este será o tabuleiro. Se possível, cole a segunda versão das imagens em papel cartão e recorte-as, estas serão as cartas do jogo. Caso não possua papel cartão, basta recortá-la,s mas tomar cuidado para não amassarem, pois a intensidade do jogo pode levar a isso. Quanto mais imagem, mais divertido o jogo se torna.
Existem diferentes possibilidades de jogar. Aqui vão algumas delas:
1. Cartinhas na mão
Distribua as cartinhas entre os participantes, de forma com que todos fiquem com a mesma quantidade. Caso sobre alguma, deixe-a de lado.
Cada participante deverá segurar suas cartinhas empilhadas na mão e do lado contrário, de forma a não conseguir ver o desenho.
No já, todos simultaneamente deverão virar a cartinha do topo da pilha que seguram e deverão olhar para o tabuleiro buscando a imagem semelhante.
Ao encontrar a imagem semelhante no tabuleiro, o jogador deverá posicionar sua cartinha sobre esta e seguir para a próxima de sua pilha.
Vence a partida aquele que terminar com as cartinhas da mão primeiro, posicionando-as de forma correta no tabuleiro.
2. Onde está a imagem?
Nessa versão, o mediador deverá segurar todas as cartinhas em sua mão, viradas ao contrário, para que nenhum jogador veja a imagem antes dos demais.
Ao som do já, o mediador irá virar a primeira cartinha e os participantes deverão procurar a imagem semelhante no tabuleiro.
O participante que a encontrar primeiro deverá tocar na imagem no tabuleiro, indicando que esta foi encontrada e então o mediador entrega a cartinha a este jogador e segue para a próxima cartinha até não ter mais cartas.
Nessa versão, ganha quem tiver mais cartinhas na mão ao final de todas elas serem apresentadas pelo mediador.
3. A gente se ajuda
Como mais uma possibilidade de jogo, nessa versão os jogadores jogam contra o tempo.
Estipula-se previamente o tempo que os jogadores terão para, juntos, encontrarem a cartinha que virarem. Sugere-se menor tempo conforme maior número de jogadores.
Um dos jogadores dispara o cronômetro ao mesmo tempo que vira a cartinha. Todos juntos deverão buscar e encontrar a imagem representante no tabuleiro antes que o tempo acabe. Ao encontrarem, coloca-se a cartinha de um dos lados do tabuleiro.
Caso o tempo acabe antes de encontrarem a figura, essa cartinha deve ser colocada do outro lado do tabuleiro. Ao final das cartinhas poderá identificar-se se o grupo foi mais rápido e ganhou do relógio.
Lembrando que todas essas são possibilidades de jogar, mas a criatividade é livre. Por isso, use e abuse de novas regras, crie com seus pequenos e divirtam-se.
Imagem representando o jogo:
Sugestão de como criar seu próprio jogo de tabuleiro
24/03/2020 - Atualizado em 26/03/2020 - 6716 visualizações
1 Comentários
Marylany
07/07/2023 Bem eficientePublicado à 1 ano