Celebrada anualmente ao redor do mundo, a Semana Mundial do Brincar (SMB) acontece entre os dias 22 e 30 de maio. Com o tema “Casinhas das infâncias”, o objetivo desta edição é valorizar o brincar de casinha, a casa e as tradições de brincadeiras, cantigas e jogos lúdicos passados de geração em geração.
Realizada pela Aliança pela Infância, a SMB, é uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar para uma infância digna e saudável. Em outras palavras, um movimento pelo encantamento do nosso olhar sobre a criança para que ela viva a infância em sua plenitude.
A SMB quer despertar o olhar amoroso dos adultos para um brincar que produz o sentido de acolhimento e proteção, que é familiar, comunitário, intergeracional, popular, tradicional. Neste momento de pandemia, é essencial fortalecer o brincar infantil, especialmente a atividade lúdica que expressa as necessidades de proteção e acolhimento das crianças. Um exemplo desse tipo de brincadeira é o faz de conta das Casinhas das Infâncias.
Programação do Sesc-SC
O Sesc como grande incentivador do brincar e da infância não poderia estar de fora e promove atividades especiais para marcar a data, com conscientização e brincadeira. Na próxima quinta-feira, 27 de maio a Instituição promove um bate-papo virtual sobre “Espaços de brincar e seus desdobramentos para a infância”. A conversa contará com a participação da professora Gisele Gonçalves e da Técnica de Lazer do Sesc Chapecó, Vanuza Fagundes, e será transmitida ao vivo, às 10h, pelo Instagram @Sesc_SC.
Para as crianças inscritas nas atividades sistematizadas das Brinquedotecas Sesc-SC, a Instituição propicia vivências atreladas às casinhas da infância. A programação contará com contos na cabana, brincadeiras, oficinas e jogos, que irão proporcionar aos participantes mais um momento de contato com a potencialidade que as brincadeiras de casinha oferecem.
Todos estão convidados para participar dessa data tão especial. Basta registrar a casinha da sua infância, ou do seu filho e compartilhar a foto nas redes marcando o @Sesc_SC e utilizando as hashtags #smb2021 e #semanamundialdobrincar! Seja brincante conosco!
Espaços e projetos de Brincar do Sesc-SC: levando em consideração o tema, a Instituição traz luz aos espaços e projetos que possibilitam esse contato com as casinhas da infância.
As Brinquedotecas do Sesc apresentam uma estrutura ímpar no que compete às distintas explorações e vivências da infância, onde a criança pode ter contato com brinquedos afetivos, que trazem a relação direta com as brincadeiras de casinha por ter à disposição um cenário especial para que o livre brincar e a exploração aconteça.
Cada brinquedoteca possui quatro espaços temáticos, conforme a proposta do acervo de brinquedos, que foi pesquisado especialmente para estimular diferentes oportunidades às crianças: brinquedos cognitivos, brinquedos de movimento, brinquedos de criatividade e brinquedos afetivos. As atividades da Brinquedoteca são organizadas em turnos de 1 hora, conforme a programação de cada Unidade.
Quintal Brincar
O projeto Quintal Brincar levanta a ideia de trazer a relação do brincar mais próxima à natureza. Dentre todo seu acervo estão as cabaninhas que servem para espaço de exploração da criatividade das crianças, onde as mesmas podem navegar na imaginação e transformar o espaço da cabana no que sua criação mandar.
Brincando Numa Casa Muito Engraçada
Atrelado ao tema casinhas da infância e, tendo em vista as necessidades de adaptação que a pandemia nos trouxe, no início deste ano foi oferecido uma programação de férias especial, o “Brincando Numa Casa Muito Engraçada”.
As crianças puderam explorar os diversos espaços de casa transformando-os em palco para a brincadeira. Cada participante recebeu um kit em formato de casinha, como esse aqui, onde distintos objetos estavam presentes em seu interior e iram sendo utilizados conforme as brincadeiras em formato de vídeo eram sendo desenvolvidas. Teve então brincadeira na cozinha, na garagem, no quarto, banheiro, lavanderia e em todos os demais espaços de casa.
Importância do Brincar
O brincar é uma ação fundamental para o desenvolvimento humano. É natural das infâncias imaginar novos mundos e criar beleza com o brincar, arrumar, enfeitar, colorir. Castelos de areia, esconde-esconde, cabana de lençol, casa na árvore - tudo pode acontecer nos diversos espaços em que as crianças se sentem livres para brincar. Atualmente, o brincar tem acontecido prioritariamente em casa, mas possui tantas configurações quanto existem realidades e infâncias diversas no Brasil.
Ao brincar de casinha, a criança...
- representa papéis sociais (quando brinca, a criança representa situações que testemunha nos espaços que frequenta);
- ressignifica espaços (através do lúdico as crianças criam maneiras diferentes de se relacionar com os espaços e objetos da casa);
- resgata tradições (saberes lúdicos - cantigas, histórias, cirandas, brinquedos - passados de geração em geração, um reflexo das memórias);
- envolve jogos simbólicos (um exercício de representação de situações da vida com que a criança, por meio do faz de conta, experimenta papéis e externaliza suas vivências);
- encontra o belo (quando brincam de casinha, as crianças organizam, enfeitam e embelezam suas criações, descobrindo a sua maneira de se relacionar com o seu entorno e desenvolver suas referências de criar e estar no mundo de maneira propositiva).
Com a colaboração de: Daliana Lecuona, Analista de Programação Social - Lazer - Departamento Regional Sesc-SC
0 Comentários