Brincar faz parte da infância e, embora pareça só diversão, é um momento muito importante de aprendizado e o desenvolvimento. Quando uma criança brinca ela descobre, experimenta, inventa e explora diversas situações de forma lúdica. Muito mais do que isso ela acaba desenvolvendo suas habilidades motoras, estimula sua concentração, curiosidade, autonomia, linguagem, estimula a criatividade, o imaginário, além de contribuir para a socialização.
O Dia Internacional do Brincar, celebrado em 28 de maio em mais de 40 países. A data relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.
É importante que o tempo dedicado às atividades recreativas seja de qualidade, pensando sempre no desenvolvimento da criança. Isso quer dizer que é preciso planejar com atenção as brincadeiras e os jogos que irão estimular o desenvolvimento cognitivo e as habilidades sociais, como: pintura, pular corda, jogos de tabuleiro, cantigas de roda, atividades culturais, entre outras.
De acordo com Cristiano dos Santos Araújo e Tiago Aquino Silva, no livro “Bora Brincar: um convite à brincadeira” (2017, p.19), brincar é uma das formas mais espontâneas e libertatórias do comportamento humano. É por meio dele que aprendemos a viver em sociedade e a nos reconhecer como sujeito.
O Sesc é referência em recreação. Na busca constante por proporcionar boas experiências em todas as fases da vida, a Instituição pauta seus projetos na área em vivências lúdicas e divertidas, com caráter educativo e forte valorização no resgate da cultura do brincar. Somente no ano anterior, foram registradas 1.809.601 de participações nas atividades de recreação promovidas em todas as regiões os Estado.
Conheça alguns dos nossos principais projetos de recreação:
Espaço dedicado ao estímulo da criatividade, imaginação, integração e aprendizagem, composta por espaços temáticos, que contam com brinquedos cognitivos, brinquedos de movimento, brinquedos de criatividade e brinquedos afetivos.
Uma opção de lazer pautado na valorização do brincar, que possibilita uma variedade de atividades lúdicas explorando diferentes formas de brincar. Entre os temas abordados, são desenvolvidas brincadeiras tradicionais, oficinas de criação, jogos cognitivos, jogos de palavras e brincadeiras em movimento..
Projeto voltado para a prática do brincar durante o período de férias escolares. São propostas de brincadeiras e atividades recreativas realizadas a partir de um tema específico, que abordam desde brincadeiras cantadas até passeios temáticos.
Um espaço voltado para reunir e aproximar pessoas através da prática lúdica de jogos de tabuleiro, estimulando o resgate e manutenção de jogos tradicionais, como o xadrez, até jogos de desafio, como quebra-cabeças.
O Ciranda Sesc tem o objetivo de resgatar as brincadeiras populares e o prazer de brincar de forma simples e espontânea. Em 2019 o tema "Brinquedos e Brincadeiras da Cultura Indígena Brasileira” será abordado com sua essência simples e criativa, reafirmando a importância do brincar e do faz de conta para o desenvolvimento infantil e consequentemente para o resgate do lúdico nas famílias.
O Quintal Brincar é um espaço pensado para adultos e crianças compartilharem momentos juntos. O acervo inclui: Espaço Literário - Livros e gibis para consulta e troca troca de gibis; Espaço Pintar e criar - Desenho com giz de cera, guache e oficinas criativas; Espaço de jogos - Jogos gigantes e de tabuleir; e Espaço brincadeiras e brinquedos - Bilboque, elástico, perna de pau, chinelão, etc.
Colaboração:
Daniela Figueira da Silva – Analista de Programação Social – Lazer / Sesc-SC
Viviane dos Anjos – Estagiária de recreação do Sesc Concórdia
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