Criança que lê com frequência tem mais facilidade em escrever, em se expressar e se comunicar. Através da leitura e da escrita, é possível exercitar a criatividade, ampliar os conhecimentos e expandir os horizontes.
“A leitura desenvolve habilidades intelectuais que ultrapassam o ensino da Língua Portuguesa e permite o desenvolvimento de um sujeito crítico e capaz de analisar informações e conceitos diversos”, afirma Valdemir Klamt, gerente de Educação e Cultura do Sesc Santa Catarina. Segundo ele, a escola tem um papel importante no desenvolvimento deste hábito, uma vez que o gosto pelos livros e a habilidade da escrita podem ser desenvolvidos.
Para ampliar as competências relacionadas a este universo, bem como oportunizar o desenvolvimento da oralidade, da produção textual, da interpretação e análise de textos, o Sesc lançou o projeto Escola Escritora. As atividades são voltadas a crianças e jovens entre 8 e 15 anos, alunos do Ensino Fundamental e Projeto Habilidades de Estudo e acontecem no contraturno escolar, em três módulos Escrita Criativa, Ilustração e Narração de Histórias, cada um com 12 horas.
Nesta primeira edição, 526 estudantes selecionados através de um edital, participam do projeto nas Escolas Sesc Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul e Xanxerê. “Queremos sensibilizar os alunos da importância da leitura e da escrita para sua vida particular, escolar e, futuramente, profissional, ajudando-os a construir o prazer pela leitura e pela escrita”, destaca Klamt.
Para conduzir as oficinas de Escrita Criativa, Ilustração e Narração de Histórias, o Sesc conta com um time de autores, ilustradores e artistas reconhecidos. São eles, os escritores Carlos Henrique Schroeder, Cristiano Moreira, Demétrio Panarotto e Dennis Radünz; a fotógrafa Lilian Barbon, as ilustradoras Beatriz Cardeal, Márcia Cardeal, Patrícia Peccin e Guilherme Karsten; e os narradores Emiliano Souza, Sérgio Bello, Nana Toledo e Aline Maciel.
O projeto possui dois eixos principais: a formação de alunos com competência escritora e competência leitora. O primeiro privilegia a experimentação e as dinâmicas de escrita, funcionando como uma usina de criação e de aprendizado de novos ofícios. “Não se trata de um momento em que se aprendem receitas, mas onde se obtém o conhecimento de técnicas para o exercício e a experimentação da produção de textos criativos”, explica Klamt.
Desta forma, durante os encontros do Escola Escritora, os participantes constroem a sua autonomia como leitor e escritor. Eles aprendem a transformar ideias em linguagem escrita, a redigir de forma clara e eficiente, a compreender e refletir sobre diferentes gêneros textuais e a praticar uma escrita criativa literária. Também desenvolvem técnicas de ilustração e a capacidade de narrar a suas histórias. O projeto oportuniza ainda a produção de livros, permitindo aos alunos a vivência de todas as etapas da construção de uma obra literária, de forma instigante e divertida, em um ambiente favorável à construção de saberes. Como resultado, o Sesc vai publicar em breve, uma seleção dos textos e imagens desenvolvidos durante a programação do Escola Escritora.
Projeto Escola Escritora estimula hábitos de leitura e escrita no Sesc
10/10/2019 - Atualizado em 10/10/2019 - 791 visualizações
Patrícia Mores Pastre, Escola Sesc Concórdia
O Projeto Escola Escritora está cativando as crianças...Também tivemos devolutiva positiva dos pais, os filhos estão indo para casa satisfeitos e felizes porque estão aprendendo de forma lúdica e diferente. Os pais perceberam que os assessores conquistaram os alunos com sua dinâmica de trabalho. Os alunos relataram: ‘Nossa como está sendo legal, aprendemos brincando, criamos histórias e diferentes técnicas para ilustrar’! ‘Viemos o dia todo e nem cansa’. É um trabalho muito interessante e que contribui com o desenvolvimento da competência escritora.