“Povos e suas línguas” é tema da Mostra de Artes e Ideias nas Escolas Sesc


09/05/2019 - Atualizado em 20/05/2019 - 1575 visualizações

As famílias e a comunidade estão convidadas a prestigiar os projetos dos alunos das Escolas Sesc Santa Catarina nas Mostras de Artes e Ideias, que acontecem nos domingos 12, 19 e 26 de maio (clique aqui para consultar as programações em cada unidade). O objetivo do evento é apresentar os resultados do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, relacionados aos projetos desenvolvidos por cada turma da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental e Habilidades de Estudo (contraturno escolar).

Neste trimestre, o tema gerador “Povos e suas Línguas” foi estudado e aprofundado, gerando descobertas e aprendizagens significativas para as crianças. Partindo deste mote, os professores se embasaram nas necessidades e interesses de seus alunos para desenvolverem os projetos de cada turma, propondo o estudo dos povos, suas linguagens e a exploração de toda manifestação cultural e histórica que neles estão inerentes. Algumas das linhas condutoras desenvolvidas: Línguas oficiais: a língua portuguesa e Libras; línguas e dialetos dos imigrantes: italiano, alemão, japonês, etc.; línguas indígenas; línguas do coração: do afeto, do amor, do medo; linguagem da tecnologia.

A escolha do tema está em consonância com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que neste ano comemora as línguas indígenas no mundo, com objetivo de lançar luz sobre a importância da preservação destas línguas. Segundo a UNESCO, “...a grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo”.

Visite as Mostras de Artes e Ideias nas Escolas Sesc SC e encante-se! 

 Confira abaixo algumas das produções de nossos alunos:

Cultura indígena

Na Escola Sesc São João Batista, as crianças da Educação Infantil aprenderam sobre a cultura indígena, explorando a representatividade com as ilustrações no corpo e seus significados. Na imagem, o desenho quer dizer "peixe grande". Em Santa Catarina há a presença de Kaingang, Xokleng e Guaranis.

Curiosidades sobre Libras

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Xanxerê aprenderam sobre Libras. A partir do tema “Povos e suas Línguas” surgiu a curiosidade em conhecer mais sobre a Língua Brasileira dos Sinais. Uma estudante trouxe para a sala o livro ilustrado “Desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez”, que permeou os estudos desenvolvidos.

Em sala, as crianças vivenciaram experiências com uma professora intérprete e um professor surdo, que compartilharam informações sobre a história da Libras e também os sinais usados pelas pessoas surdas no dia a dia. O projeto culminou com a confecção e apresentação de um livrinho “Aprendendo Libras”.

Projeto "Mostra suas mãos"

Em Joinville, as turmas do 8º ano do Ensino Fundamental também estudaram sobre Libras. Junto com as professoras elaboraram o projeto "Mostra suas mãos", que contou com a participação da colaboradora do Sesc Andressa Silva, bilíngue em português/libras, que ministrou uma oficina sobre o assunto. Ela compartilhou com o grupo informações sobre Língua Brasileira dos Sinais, como o surgimento e a importância deste idioma. Na segunda parte da projeto, os alunos confeccionaram marca-páginas e cartazes com o alfabeto em Libras que serão distribuídos e expostos na Mostra de Artes e Ideias.

Descobertas sobre a comunicação de hoje e do passado

Os alunos da turma de 4 e 5 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Laguna investigaram sobre a origem da carta e sua evolução ao longo da história. Surgiu então a ideia de enviar uma carta a seus familiares. A turminha escreveu, envelopou e foi até a Unidade dos Correios para fazer o envio. Uma surpresa que chega nas casas das famílias.

Tem que guardar segredo, mas eu não posso guardar segredo para minha mãe, ela é a minha amiga”, Laura 4 anos⠀ ⠀

Boneca Abayomi visita berçário 

Até os bebês participam das atividades. No berçário da Escola Sesc São João Batista, a cultura africana foi contemplada através de atividade com uma boneca Abayomi, que visitou a casa de cada criança, onde permaneceu por dois dias. A tradição, significado e história de resistência da boneca foram compartilhadas com as famílias, como forma de proporcionar conhecimento e momentos de diversão e interação. 

Para repensar atitudes

O Habilidades de Estudos na Escola Sesc Joinville desenvolveu o projeto “Menos Desperdício, Mais Consciência", com objetivo de repensar os atos e costumes em relação ao desperdício de alimentos na escola. As atividades inciaram com intervenções nas salas de aula da Escola, comunicando sobre o projeto e pedindo a colaboração de todos na adesão. Na Mostra de Artes e Ideias, serão apresentados os trabalhos com abordagens nas linguagens de teatro, dança, musica, Libras e fotografia. 

"Linguagens do coração"

Na Educação Infantil da Escola Sesc Xanxerê, o projeto "Linguagens do Coração" desenvolveu competências socioemocionais entre os alunos de 4 e 5 anos da Turma dos Dinossauros e Turma dos Planetas. As atividade propostas estimularam a compreensão dos sentimentos e despertaram para a construção de elos de amizade no ambiente escolar.  "É importante que as crianças aprendam a reconhecer suas emoções e de outras pessoas, isso proporciona o desenvolvimento e a construção da própria personalidade, bem como de habilidades sociais como empatia, amizade e respeito", destacam as professoras.

“Posso sentir, me emocionar e compreender meus sentimentos” 

Na Escola Sesc Tijucas, as crianças da turma "Gigantes", de 3 anos, também aprenderam sobre sentimentos, pois nos primeiros dias de aula constatou-se o quão necessário e importante seria trabalhar com temas relacionados a emoções. Desta forma, foram oportunizadas vivências lúdicas para troca de experiências e exposição dos sentimentos de cada um, criando mecanismos para lidar com emoções que não estavam  acostumados a enfrentar até então, como separação da família, convívio com adultos que até então não faziam parte do dia a dia, novo grupo de crianças, novos espaços e novas experiências.

"Linguagens do amor"

O Grupo I, de 3 anos, da Educação Infantil da Escola Sesc Joinville, desenvolveu o projeto “Linguagens do amor”, diante da necessidade de proporcionar aos alunos momentos de livre expressão através dos sentimentos. As atividades estimularam a criatividade por meio da expressão musical, corporal e oral. Desta forma, aprenderam a lidar com suas frustrações e seus sentimentos, através de momentos de brincadeiras lúdicas que envolveram as emoções, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de se expressar por meio do corpo e da fala, oportunizando a autoconfiança e autoestima.

Costumes e tradições dos imigrantes

O Grupo III da Educação Infantil do Sesc Joinville embarcou em uma aventura de conhecimento acerca da colonização de sua própria cidade. Assim neste primeiro trimestre estudaram e aprenderam sobre quem foram os imigrantes que colonizaram a cidade, bem como sobre os costumes, tradições e influências que eles deixaram como marca na cidade de Joinville. Para isso conheceram a fundo a origem de cada imigrante Alemão, Suíço e Norueguês, as condições e porquês de saírem de sua terra para desbravar uma nova cidade e fundar uma colonização. "Descobriram que muitas das coisas que nos tornam conhecidos como a cidade da dança, bicicletas, príncipes, ter uma arquitetura diferenciada e o porquê de uma culinária infinita e saborosa se deve à história da colonização de nossa cidade. Mais do que tudo isto, Joinville não foi apenas um presente para um príncipe e uma princesa que nunca pisaram nestas terras, é um presente para cada uma das crianças, que se interessou em buscar conhecer e aprender sobre a cidade", conta a professora.

As etnias no Brasil e em Santa Catarina

No Ensino Fundamental da Escola Sesc São Miguel do Oeste, as atividades desenvolvidas buscaram gerar a compreensão sobre a importância das diferentes culturas, valorizando a diversidade. Os projetos resgataram as etnias que compõem o povo brasileiro, enfocando nas que prevalecem em Santa Catarina, abordando seus costumes, culinária e linguajar praticado em decorrência de suas descendência. Na imagem, os alunos fazem uma releitura da obra "Os Operários" de Tarsila do Amaral, em um trabalho sobre as influências dos imigrantes na cultura brasileira.

"Um mundo a descobrir"

No projeto “Um mundo a descobrir”, as turmas de 2 e 3 anos da Educação Infantil da Escola Sesc São Miguel do Oeste conheceram e exploraram a cultura africana por meio de imagens, vídeos, músicas, brincadeiras de faz de conta e produções artísticas, fazendo ainda uma valorização da mesma. O objetivo foi proporcionar às crianças um rico universo de significados e possibilidades para que possam reconhecer-se como parte integrante de um grupo maior, com diferentes linguagens, aspectos culturais e tradições.

Culinária e cultura japonesa 

Na Educação Infantil da Escola Sesc São Miguel do Oeste, os alunos de 4 e 5 anos conheceram um pouco mais sobre a cultura japonesa na atividade “Japão, terra do sol nascente!”. Para as crianças, as vivências sobre cores, sabores, sons tornou a aprendizagem ainda mais significativa e passa a conduzir as diversas linguagens presentes na infância. “Quando questionamos a turma sobre o que conheciam da cultura japonesa, muitos trouxeram de suas vivências a culinária, o sushi, e o molho shoyo, então realizamos uma oficina culinária e prepararmos um delicioso Yakissoba, com o auxílio da nossa cozinheira escolar e gastrônoma Telma Gervásio Dias. Além de aprenderem sobre a história do prato, como surgiu no Japão e o porquê que da utilização dos palitos como talheres, tiveram a oportunidade de vivenciar na prática, e experienciar de fato o que estudamos", relata a professora.


Confecção de livro sobre a região Nordeste

Através do projeto "Conhecendo a região Nordeste", as crianças de 4 e 5 anos, da Escola Sesc Rio do Sul estão confeccionando um livro com as características da região (culinária, vegetação, músicas, vestimentas e tradições). O objetivo é envolver as crianças em experiências, vivências culturais e artísticas. Na imagem, o aluno apresenta a página com seu desenho de cactos, planta comum da região. 

Maravilhas do Mundo

A turma Maravilha, grupo de 4 anos da Educação Infantil em Jaraguá do Sul viajou por vários países para estudar as 7 Maravilhas pelo Mundo. A turma vivenciou diversas culturas, curiosidades, alimentações tradicionais e linguagens. Em meio à pesquisa sobre o castelo Taj Mahal, receberam a visita de um monge que viveu na Índia e levou sua contribuição para o projeto. As crianças conheceram as tradicionais vestimentas, formas de cumprimento, curiosidades de locomoção e alimentação, entre outros temas que surgiram na conversa. Participaram ainda de um momento de meditação e praticaram movimentos de Yoga. E em forma de agradecimento as crianças ofereceram um “Chai indiano” para os convidados, o tradicional chá com leite na Índia!⠀ ⠀ ⠀

Influência da cultura italiana na culinária

Na Escola Sesc Concórdia, alunos do grupo 5 da Educação Infantil aprenderam sobre cultura italiana e sua influência na culinária brasileira, desenvolvendo a criatividade e autonomia construindo e ampliando as habilidades. A imagem registra uma atividade em que ressignificaram pratos típicos através da realização de uma obra de arte.

O Sesc é referência em Educação, com uma metodologia de ensino que estimula a criatividade e a reflexão por meio de conteúdos curriculares que dialogam com projetos transversais – empreendedorismo, alimentação saudável, sustentabilidade, tecnologia e artes. As Escolas do Sesc atendem desde início da vida, formando para o futuro.

A Rede de Ensino do Sesc contempla 22 Escolas de Educação Infantil (creche e pré-escola), 13 de Ensino Fundamental, projetos de contraturno escolar Habilidades de Estudo em 17 Unidades e Projeto Horizonte em duas. Oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA) em quatro cidades e Ensino Médio e Técnico em Programação de Jogos Digitais, em conjunto com o Senac, em Palhoça.

Clique aqui para mais informações.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .